Prema abre ELMS com vitória em Paul Ricard

RIO DE JANEIRO – A Prema não deixou por menos em sua estreia no European Le Mans Series. Após o pódio na abertura do WEC em Sebring, o time italiano venceu domingo as 4h de Paul Ricard, prova inaugural da temporada 2022 do European Le Mans Series.

Com Louis Déletraz, Lorenzo Colombo e Ferdinand von Habsburg a bordo do Oreca 07 com o dorsal #9, a equipe de René Rosin dominou a disputa desde a segunda hora e conquistou o triunfo completando 120 voltas pelo traçado com 5,771 km de extensão.

Pole position, o #31 da TDS Racing x Vaillante conduzido por Philippe Cimadomo/Mathias Beche/Tijmen van der Helm esteve à frente do pelotão somente nas voltas iniciais. Posteriormente, a trinca inscrita na subclasse Pro-Am perdeu terreno e uma volta. Acabaram em 10º lugar.

A surpresa do dia foi a Algarve Pro Racing com um espetacular 2º posto conquistado por Sophia Flörsch com o novo parceiro, Bent Viscaal, egresso da Fórmula 2, A dupla fez uma corrida exemplar e chegou a pouco menos de 11 segundos dos vencedores, sustentando a posição à frente do trio da Panis Racing formado por Julien Canal/Job Van Uitert/Nico Jamin. Foi o melhor resultado de uma pilota na história do ELMS – 2º absoluto e numa categoria.

A IDEC Sport fechou a prova em quarto, na frente do #37 da COOL Racing, que no sábado não obteve tempo classificatório porque Yifei Ye foi prejudicado pela bandeira vermelha causada pelo carro da Graff e também porque o chinês foi punido por excesso de track limits. Tirando esses percalços, a 5ª posição não pode ser de todo má.

Na LMP2 Pro-Am, o 6º posto absoluto bastou para Jack Aitken estrear com o pé direito pelo Racing Team Turkey junto a Charlie Eastwood e Salih Yoluç, compondo o pódio da subclasse com a AF Corse e a TDS Racing x Vaillante.

Pietro Fittipaldi retornou às competições de Endurance com um resultado aquém do esperado pela Inter Europol Competition. O carro #43 que o brasileiro dividiu com Fabio Scherer e David Heinemeier-Hänsson foi apenas o 11º colocado, com uma volta de atraso. A BHK Motorsport, que deve contar com Augusto Farfus nas demais provas do ELMS, ficou somente em décimo-quarto.

E se a colocação do LMP2 do time de Sacha Fassbender não foi das melhores, desapontamento para a Inter Europol na LMP3: na vistoria técnica pós-prova constatou-se um diferencial não-conforme com as regras instalado no protótipo de Guilherme Oliveira/Nico Pino/Charles Crews. O trio, que perdeu a vitória na última volta da prova e foi 2º colocado na categoria, acabou desclassificado.

A COOL Racing triunfou numa atuação exemplar de Malthe Jakobsen/Michael Benham/Maurice Smith, que após a eliminação da rival, fecharam com uma volta de frente para o #2 da United Autosports tripulado por Finn Gershirtz/Bailey Voisin/Josh Caygill. A RLR MSport com o carro de Nick Adcock/Alex Kapadia/Michael Jensen herdou a última posição de pódio.

Na LMGTE, a vitória também foi definida no último giro da disputa e a Rinaldi Racing triunfou sobre a Proton Competition por somente 0″120. Ganhou a Ferrari #32 do trio pole position com Memo Gidley/Nicolás Varrone/Pierre Ehret, sobre o #77 de Christian Ried/Gianmaria Bruni/Lorenzo Ferrari.

O galã hollywoodiano Michael Fassbender alcançou enfim seu primeiro pódio na categoria: foi 3º colocado com o outro carro do time de Ummendorf compondo trinca com Zach Robichon e Richard Lietz. As Iron Dames da Iron Lynx completaram em quarto, seguidas pela Ferrari da Kessel/CarGuy e pelo melhor Aston Martin, o #95 da Oman Racing with TF Sport com Jonathan Adam/Henrique Chaves/John Hartshorne, que recuperou bem após largar em último entre os 12 modelos grã-turismo inscritos.

A próxima etapa do campeonato será em 15 de maio, as 4h de Imola, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari.

Comentários

  • Assisti a corrida, que foi bastante boa.
    Os destaques pra mim estiveram entre as mulheres: Sophia Florsch andou muito, muito bem, e a Sarah Bovy arregalou meus olhos com sua tocada na primeira hora de corrida ! Deu show !!!
    Tom Gamble mostrou mais uma vez que é piloto muito bom, e embora tenha pego o carro já bem pra tras, recuperou um punhado de posições, com belas ultrapassagens. E o rush final de Gian Maria Bruni foi muito legal, merecendo que a corrida tivesse uma ou duas voltas mais pra que ele pudesse ter concretizado a ultrapassagem e alcançado a vitória na categoria.