TDS Vaillante é pole position para as 4h de Paul Ricard

T

RIO DE JANEIRO – Surpresa: a TDS Racing x Vaillante conquistou a pole position para a abertura da temporada 2022 do European Le Mans Series: o carro #31 do time de Xavier Combet, guiado por Mathias Beche e que terá ainda Tijmen van der Helm e o gentleman driver Philippe Cimadomo, levou a melhor sobre os favoritos na definição do grid da corrida que terá 4h de duração neste domingo.

Com 1’43″038, o tempo de Beche foi 0″153 melhor que o #22 da United Autosports do trio Phil Hanson/Tom Gamble/Duncan Tappy. Dona da melhor marca no Prólogo, a Prema ficou na 3ª colocação do grid, seguida pelo Racing Team Turkey e pela Panis Racing, que na véspera fora a mais veloz nos primeiros treinos.

Uma bandeira vermelha interrompeu a sessão antes do previsto e acabou que três dos LMP2 inscritos não marcaram tempo, incluindo o carro da Graff que provocou a interrupção do qualifying. A Algarve Pro Racing ficou sem tempo com o #47 que seria guiado pelo australiano James Allen e o #37 da Cool Racing, além de uma volta de Yifei Ye anulada por excesso de track limits, não teve como voltar à pista.

A Inter Europol Competition, equipe do brasileiro Pietro Fittipaldi, larga na 9ª posição. O carro #43 guiado por Fabio Scherer na tomada de tempos ficou com a marca de 1’44″016.

Na LMP3 a pole position ficou com Malthe Jakobsen no #17 da Cool Racing que o dinamarquês divide com Michael Benham e o estadunidense Maurice Smith. Com a marca de 1’49″008, o nórdico bateu o #5 da RLR MSport que se interpôs entre os dois protótipos do time de Iradj Alexander-David. Alex Kapadia foi 0″275 melhor que Antoine Doquin.

O mexicano Sebastián Álvarez classificou o único Duqueine inscrito – via DKR Engineering – na quarta colocação do pelotão, seguido pelo alemão Finn Gershitz no #2 da United Autosports.

A pole da LMGTE foi da Rinaldi Racing: o veterano Memo Gidley, de 51 anos, estreia no ELMS em grande. Com a Ferrari #32 que dividirá com Nicolás Varrone e Pierre Ehret, o estadunidense de ascendência mexicana marcou 1’54″755 para superar o Aston Martin da TF Sport guiado pelo piloto do sultanato de Omã, Ahmad Al Harthy.

Sarah Bovy estabeleceu a 3ª marca com a Ferrari 488 GTE das Iron Dames, sob a inscrição Iron Lynx, superando os dois Porsches da Proton Competition, com Christian Ried à frente do ator Michael Fassbender.

O top 10 da divisão de Grã-Turismo teve na sequência o terceiro Porsche inscrito na competição via Absolute Racing, com Andrew Haryanto, a Ferrari de Giacomo Petrobelli (JMW Motorsport), o segundo carro da Rinaldi com Christian Hook, a Ferrari da Kessel Racing com o livery da CarGuy tendo a bordo Takeshi Kimura e a Spirit of Race, com Duncan Cameron.

A largada para as 4h de Paul Ricard será às 11h locais, 6 da manhã de Brasília, com link ao vivo aqui no blog.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames