TDS Vaillante é pole position para as 4h de Paul Ricard

RIO DE JANEIRO – Surpresa: a TDS Racing x Vaillante conquistou a pole position para a abertura da temporada 2022 do European Le Mans Series: o carro #31 do time de Xavier Combet, guiado por Mathias Beche e que terá ainda Tijmen van der Helm e o gentleman driver Philippe Cimadomo, levou a melhor sobre os favoritos na definição do grid da corrida que terá 4h de duração neste domingo.

Com 1’43″038, o tempo de Beche foi 0″153 melhor que o #22 da United Autosports do trio Phil Hanson/Tom Gamble/Duncan Tappy. Dona da melhor marca no Prólogo, a Prema ficou na 3ª colocação do grid, seguida pelo Racing Team Turkey e pela Panis Racing, que na véspera fora a mais veloz nos primeiros treinos.

Uma bandeira vermelha interrompeu a sessão antes do previsto e acabou que três dos LMP2 inscritos não marcaram tempo, incluindo o carro da Graff que provocou a interrupção do qualifying. A Algarve Pro Racing ficou sem tempo com o #47 que seria guiado pelo australiano James Allen e o #37 da Cool Racing, além de uma volta de Yifei Ye anulada por excesso de track limits, não teve como voltar à pista.

A Inter Europol Competition, equipe do brasileiro Pietro Fittipaldi, larga na 9ª posição. O carro #43 guiado por Fabio Scherer na tomada de tempos ficou com a marca de 1’44″016.

Na LMP3 a pole position ficou com Malthe Jakobsen no #17 da Cool Racing que o dinamarquês divide com Michael Benham e o estadunidense Maurice Smith. Com a marca de 1’49″008, o nórdico bateu o #5 da RLR MSport que se interpôs entre os dois protótipos do time de Iradj Alexander-David. Alex Kapadia foi 0″275 melhor que Antoine Doquin.

O mexicano Sebastián Álvarez classificou o único Duqueine inscrito – via DKR Engineering – na quarta colocação do pelotão, seguido pelo alemão Finn Gershitz no #2 da United Autosports.

A pole da LMGTE foi da Rinaldi Racing: o veterano Memo Gidley, de 51 anos, estreia no ELMS em grande. Com a Ferrari #32 que dividirá com Nicolás Varrone e Pierre Ehret, o estadunidense de ascendência mexicana marcou 1’54″755 para superar o Aston Martin da TF Sport guiado pelo piloto do sultanato de Omã, Ahmad Al Harthy.

Sarah Bovy estabeleceu a 3ª marca com a Ferrari 488 GTE das Iron Dames, sob a inscrição Iron Lynx, superando os dois Porsches da Proton Competition, com Christian Ried à frente do ator Michael Fassbender.

O top 10 da divisão de Grã-Turismo teve na sequência o terceiro Porsche inscrito na competição via Absolute Racing, com Andrew Haryanto, a Ferrari de Giacomo Petrobelli (JMW Motorsport), o segundo carro da Rinaldi com Christian Hook, a Ferrari da Kessel Racing com o livery da CarGuy tendo a bordo Takeshi Kimura e a Spirit of Race, com Duncan Cameron.

A largada para as 4h de Paul Ricard será às 11h locais, 6 da manhã de Brasília, com link ao vivo aqui no blog.

Comentários