24h de Nürburgring: triunfo dos “senhores dos anéis” no Inferno Verde

RIO DE JANEIRO – O Jubileu de Ouro de um clássico do automobilismo foi comemorado como deveria ser: com presença maciça de torcedores espalhados por todo o percurso (ou quase) dos 25,378 km de traçado atual do Nordscheleife e uma disputa sem as intempéries climáticas que atrapalharam muitas das recentes edições das 24h de Nürburgring, realizadas no último fim de semana.

Prevaleceu a Audi e a equipe Phoenix com um timaço de pilotos a bordo do R8 LMS GT3 EVO2 de dorsal #15: Fréderic Vervisch, Robin Frijns, Kelvin Van der Linde e Dries Vanthoor percorreram 159 voltas no total, não sem antes uma pequena dose de polêmica envolvendo o carro da marca de Ingolstadt.

No último pit stop, a equipe ficou sob suspeita de uma infração nas regras e a direção de prova, após muito tergiversar, decidiu por uma penalidade de 32 segundos debitados do tempo total e uma multa pecuniária de 5 mil euros: o carro ficou com o motor ligado durante o período de reabastecimentos, o que é proibido em qualquer regra que se preze por questões de segurança. Passado este pano por conta da organização e da direção de prova, o quarteto respirou aliviado e pôde comemorar oficialmente a vitória festejada no pódio.

A Mercedes-AMG Team GetSpeed ficou com o 2º lugar e foi a grande opositora da Audi Sport Team Phoenix na decisão da vitória. O carro #3 guiado por Adam Christodoulou, Fabian Schiller e Maxi Götz fechou a 23″276 dos rivais com a penalidade aplicada. A outra ‘Merça’ do time, a #4 de Maro Engel, Jules Gounon e Dani Juncadella, ficou mais de três minutos atrás e em terceiro lugar.

Audi e Mercedes, inclusive, ficaram com as oito primeiras posições no resultado final: a Car Collection foi quarta colocada com Christopher Haase, Nico Müller, René Rast e Patric Niederhauser e ainda foi 6ª colocada com uma segunda inscrição. Também a Phoenix finalizou bem classificada com outro R8 LMS GT3 EVO2, em quinto.

O time de Hubert Haupt e seus carros patrocinados pela Bilstein terminou em sétimo e oitavo. O nono lugar foi o melhor que a Porsche pôde alcançar na geral com a Falken Motorsports e o #33 guiado por Jaxon Evans, Patrick Pilet, Marco Seefried e Sven Müller. Quem completou o top 10 foi a tradicional equipe Konrad Motorsport, que ficou em 2º lugar na subdivisão Pro-Am da SP9 (a classe dos modelos GT3), vencida por uma das Mercedes da HRT.

As grandes baixas da prova foram das equipes BMW – uma a uma, os times representantes do construtor bávaro saíram de esquadro, inclusive o carro da ROWE Racing guiado por Augusto Farfus, mais Connor de Philippi, Nick Yelloly e Phillip Eng. O carro #99 veio de segundo no grid de 135 carros e figurou entre os 42 não-classificados. Na 19ª volta, o quarteto desistiu.

Outro competidor de destaque a não terminar foi o Porsche “Grello” do Team Manthey, envolvido num acidente com o Audi vencedor. No momento, suprema ironia, guiavam os irmãos Vanthoor – um em cada marca: Dries no Audi e Laurens, no Porsche, que na panca ficou muito destruído. Esse incidente foi na 23ª volta e muita gente pôs lenha na fogueira, mas os irmãos se entenderam e tudo ficou bem.

Nas demais classes, o 12º lugar do SCG 004C deu a vitória à Glickenhaus na SP-X, com o #706 guiado por Franck Mailleux, Richard Westbrook, Thomas Mutsch e Felipe Fernandez Laser. A KKrämer Racing alcançou um excelente 15º lugar na geral e triunfou na subclasse Cup 2 para modelos Porsche 911 GT3 Cup (992). O carro foi conduzido por Moritz Kranz, Karsten Krämer, Christopher Brück e Alexej Veremenko.

A Hyundai Motorsport alcançou um belo 18º posto com a regularidade do trio Manuel Lauck/Marc Basseng/Mikel Azcona para faturar a disputa na categoria TCR – registre-se que o Mundial faria uma preliminar das 24h de Nürburgring e a prova foi cancelada por falta de segurança dos pneus da competição. Que coisa…

Sigamos: a FP Performance Motorsport chegou logo após e triunfou na SP10 com Ben Green, Marcel Lenerz, Thomas Neubauer e Michael Schrey, guiando uma BMW M4 GT4. A Schimckler Performance by Ravenol ganhou na Cup 3 com Mauro Calamia/Ivan Jacoma/Kai Riemer/Roberto Pampanini conduzindo um Porsche Cayman 718 GT4 Clubsport. A Hüber Motorsport foi a vencedora na SP 7 com Phillip Hamprecht/Rodriguez Menzi/Ulrich Berg, enquanto a Dörr Motorsport levou a melhor entre os inscritos da SP 8T em carro conduzido por Dierk Möller/Frank Weishar/Finn Albig/Stefan Kenntemich.

E não acabou: a Four Motors Bioconcept Car foi a vencedora da subclasse AT, com um Porsche guiado por “Smudo”/Thomas von Löwis of Menar/Thomas Kiefer/Charles Kauffman. Na VT2 Hecka, deu a BMW 330i G20 de Oskar Sandberg/Christopher Rink/Daniel Zils/Jacob Erlbacher. A Schubert Motorsport foi a primeira na Cup 5 com Torsten Schubert/Takayuki Kinoshita/Michael von Zabiensky/Stefan von Zabiensky.

Para finalizar, a Adrenalin Motorsport Team Alzner Automotive foi a vencedora na BMW M240i, a Teichmann Racing GmbH ganhou na Cup-X com um KTM X-BOW GX, a Toyota Gazoo Racing Team Thailand triunfou na SP3, a Autorama AG Luigi Stanco venceu na SP 3T, um Porsche 718 GTS foi o ganhador na SP 4T, a Hofor Racing (única inscrita) chegou ao final e venceu na SP 6, a Rockstar Games by Viken Motorsport & Tomcat foi a triunfante da divisão V4, um Porsche 911 foi o vencedor da prova na V6, o VW Golf da Giti Tire Motorsport by WS Racing ganhou a prova na VT2 Front e o Team Mathol Racing (único inscrito) chegou ao final da batalha na divisão VT3.

Ufa… em 2023 tem mais!

Comentários

  • Fiquei esperando algum postagem sobre a Indy 500 aqui pra poder comentar… como não sei se virá algum post, quero registrar meu muito obrigado e meus parabéns a você, ao Geferson Kern e a ótima participação da Bia Figueiredo.

    Que transmissão gostosa de assistir, perdi de acompanhar com vocês ano passado, mas este ano fiz questão de prestigiar vocês.

    • Aproveitando que o Leandro levantou essa bola, faço coro ao que ele disse. Ótima transmissão, você e o Geferson fazem uma excelente dupla!
      Ah, resenha espetacular das 24h de Nurburgring

  • Diferente do Leandro e do Roberto, eu queria dizer que adorei as 24hs de Nurburgring. E adoro ainda mais que o A Mil Por Hora nos fornece as corridas na retranca ‘para quem não viu’.

    Esses ‘para quem não viu’ podiam ser um estímulo para o A Mil Por Hora repetir aquela empreitada das 24 Hs de Daytona: Rodrigo Mattar comentando as grandes corridas.

    Mas, claro, parabéns pela Indy: um show, um espetáculo.