ARTA vence tumultuada e acidentada corrida do Super GT em Fuji

Tomoki Nojiri e Nirei Fukuzumi triunfaram para a ARTA na caótica corrida do Super GT em Fuji, no Golden Week, o maior feriado japonês

RIO DE JANEIRO – Na madrugada desta quarta-feira, fechando o feriado do Golden Week do Japão, aconteceu a disputa da 2ª etapa do Super GT – os 450 km de Fuji, que teriam 100 voltas, foram uma das corridas mais tumultuadas e acidentadas dos últimos anos.

A FAV Hotel Fuji 450 corria tranquila até a altura da 49ª volta. De repente, no meio da longa reta, uma colisão numa manobra de ultrapassagem resultou no forte acidente do vídeo abaixo, sofrido pelo carro #3 da Craftsports Motul Nismo guiado por Mitsunori Takaboshi.

Apesar da violência do impacto, que inclusive causou a interrupção da disputa porque as barreiras de proteção saíram do lugar e por segurança a direção de prova interrompeu a corrida, o carro partilhado por Chiyo e Takaboshi ainda voltaria à disputa, que foi encerrada com 62 voltas e pouco mais de 270 km percorridos.

A ARTA chegou à primeira vitória no ano com o Honda NSX-GT Concept guiado por Tomoki Nojiri e Nirei Fukuzumi, tendo as três marcas da GT500 ocupado as três primeiras colocações. O Toyota da Tom’s foi 2º com Sho Tsuboi e Giuliano Alesi e o melhor Nissan foi 3º com Kazuki Hiramine e Bertrand Baguette, defendendo a Impul.

Como a disputa não atingiu 3/4 da distância regulamentar, os pontos foram auferidos pela metade e assim com o 7º lugar obtido em Fuji, a liderança continua com os vencedores de Okayama – Kenta Yamashita e Kazuya Oshima vão para a próxima corrida com 23 pontos, cinco a mais que Tadasuke Makino e Naoki Yamamoto. Em 3º lugar, vêm Tsugio Matsuda e Ronnie Quintarelli, com 15.

Na GT300, vitória do “Godzilla” da Gainer com Ryuchiro Tomita e Riki Okusa – além do terceiro piloto, Yusuke Shiotsu, que não conta pontos para o campeonato, com outro Nissan GT-R Nismo GT3 da Busou Raffinée em 2º tendo a bordo Yuji Ide (lembram dele?) e Masataka Yanagida. O pódio ainda teve os atuais campeões Takuto Iguchi e Hideki Yamauchi com o Subaru BRZ da R&D Sport.

Mas a liderança do campeonato continua com João Paulo de Oliveira e Kiyoto Fujinami, que recuperaram do 14º lugar do grid para sétimo. Somaram pontos importantes e a dupla da Realize Kondo tem 22 após duas provas, carregando assim um lastro extra de 66 kg para a próxima disputa.

A BMW do Team Studie que teria Seiji Ara e Augusto Farfus na disputa junto ao terceiro piloto Tsubasa Kondo, foi a primeira a desistir. Largaram em 12º e terminaram de fora logo na quinta volta.

Próxima etapa: Suzuka, dia 29 de maio.

Comentários