IGTC, 12h de Bathurst: Mercedes e SunEnergy1 triunfam em Mount Panorama

https://youtu.be/S0S5qSBSx0I

SÃO PAULO – Nove anos após a última, a Mercedes-AMG retorna ao topo do pódio das 12h de Bathurst em Mount Panorama, na abertura da temporada 2022 do Intercontinental GT Challenge. E em gigantesco estilo: a marca da estrela de três pontas fez 1-2-3 na prova australiana com um triunfo incontestável da SunEnergy1 Racing.

A equipe do piloto local Kenny Habul levou a disputa que teve 291 voltas completadas com o próprio Kenny formando o quarteto do carro #75 com Jules Gounon, Martin Konrad e Luca Stolz, na primeira prova em que as formações foram oficialmente Pro-Am, numa mudança clara em relação a 2020, último ano da disputa  – cancelada pela Pandemia e adiada, porém felizmente realizada em 2022.

O quarteto dominante da disputa cruzou com pouco mais de oito segundos e sete décimos para a Craft-Bamboo Racing, com o carro conduzido por Maro Engel, Kevin Tse e Dani Juncadella. Broc Feeney, Prince Jeffri Ibrahim e Shane Van Gisbergen fecharam o pódio com o carro alinhado pela Triple Eight Race Engineering.

A Audi fez a pole com o carro #65 e saiu na frente de uma disputa que começou com neblina e teve até chuva forte em Mount Panorama. Mas a equipe de Chaz Moster/Fraser Ross/Liam Talbot saiu de esquadro e pouco depois da metade, estavam fora. O #74 de Kelvin Van der Linde/Brad Schumacher/Nathanaël Berthon pegou a ponta e poderia ter vencido, mas um pênalti de 2 minutos custou o triunfo aos quatrargólicos. A equipe chegou em 4º lugar, uma volta atrás.

O único Lamborghini inscrito, o #6 de David Wall/Adrian Deitz/Grant Denyer/Tony D’Alberto foi inclusive o melhor carro só formado por pilotos australianos, figurando em 5º lugar.

Ao final, 13 dos 20 carros que largaram receberam a quadriculada, mas somente onze foram classificados. Apenas a Supabarn finailzou a disputa entre os inscritos da A-Am com o 9º posto geral e a classe C teve também um único carro à chegada, em décimo. Os MARC Cars, o KTM X-Bow e a Mercedes GT4 inscritas não finalizaram a corrida.

A próxima etapa do IGTC será a tradicional 24h de Spa-Francorchamps, marcada para 28 e 29 de julho.

Comentários