IGTC, 12h de Bathurst: Mercedes e SunEnergy1 triunfam em Mount Panorama

I

SÃO PAULO – Nove anos após a última, a Mercedes-AMG retorna ao topo do pódio das 12h de Bathurst em Mount Panorama, na abertura da temporada 2022 do Intercontinental GT Challenge. E em gigantesco estilo: a marca da estrela de três pontas fez 1-2-3 na prova australiana com um triunfo incontestável da SunEnergy1 Racing.

A equipe do piloto local Kenny Habul levou a disputa que teve 291 voltas completadas com o próprio Kenny formando o quarteto do carro #75 com Jules Gounon, Martin Konrad e Luca Stolz, na primeira prova em que as formações foram oficialmente Pro-Am, numa mudança clara em relação a 2020, último ano da disputa  – cancelada pela Pandemia e adiada, porém felizmente realizada em 2022.

O quarteto dominante da disputa cruzou com pouco mais de oito segundos e sete décimos para a Craft-Bamboo Racing, com o carro conduzido por Maro Engel, Kevin Tse e Dani Juncadella. Broc Feeney, Prince Jeffri Ibrahim e Shane Van Gisbergen fecharam o pódio com o carro alinhado pela Triple Eight Race Engineering.

A Audi fez a pole com o carro #65 e saiu na frente de uma disputa que começou com neblina e teve até chuva forte em Mount Panorama. Mas a equipe de Chaz Moster/Fraser Ross/Liam Talbot saiu de esquadro e pouco depois da metade, estavam fora. O #74 de Kelvin Van der Linde/Brad Schumacher/Nathanaël Berthon pegou a ponta e poderia ter vencido, mas um pênalti de 2 minutos custou o triunfo aos quatrargólicos. A equipe chegou em 4º lugar, uma volta atrás.

O único Lamborghini inscrito, o #6 de David Wall/Adrian Deitz/Grant Denyer/Tony D’Alberto foi inclusive o melhor carro só formado por pilotos australianos, figurando em 5º lugar.

Ao final, 13 dos 20 carros que largaram receberam a quadriculada, mas somente onze foram classificados. Apenas a Supabarn finailzou a disputa entre os inscritos da A-Am com o 9º posto geral e a classe C teve também um único carro à chegada, em décimo. Os MARC Cars, o KTM X-Bow e a Mercedes GT4 inscritas não finalizaram a corrida.

A próxima etapa do IGTC será a tradicional 24h de Spa-Francorchamps, marcada para 28 e 29 de julho.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames