IMSA: apenas 16 inscritos para o GP de Detroit

RIO DE JANEIRO – Marcando a metade da temporada 2022 do IMSA Weathertech SportsCar Championship e sendo o sexto de 12 eventos previstos para a série estadunidense de Endurance, o GP de Detroit repete o formato da etapa de Long Beach e será realizado no circuito urbano do Belle Isle Park – pela última vez, inclusive – com 100 minutos (1h40min de duração) no próximo dia 4 de junho.

O problema é que o Chevrolet SportsCar Classic contará com somente duas das cinco categorias do certame – DPi e GTD – e muitas equipes, por conta da preparação para a 90ª edição das 24h de Le Mans, esvaziaram o grid. Somente 16 carros – o menor plantel desde a unificação entre ALMS e Rolex Sports Car Series – vão participar da corrida, que vale como quarto evento da IMSA Weathertech Sprint Cup da classe GTD.

Serão seis os Esporte-Protótipos DPi, sendo quatro Cadillac DPi-V.R e os dois Acura ARX-05C, somados a dez modelos Grã-Turismo, sendo duas BMW, dois Lexus, dois Mercedes-AMG e as demais marcas – Porsche, Aston Martin, Acura (Honda) e Lamborghini com um carro cada.

Com relação aos eventos anteriores, ausentam-se por motivos financeiros as equipes Alegra Motorsports e NTE Sports/SSR, além da Weathertech Racing, Team Hardpoint e Inception Racing, estas por conta dos preparativos visando o Journée Test do mesmo fim de semana e a disputa das 24h de Le Mans no fim de semana seguinte. Todas as equipes com equipamentos na subclasse LMGTE-AM.

E poderia ser pior se a Vasser Sullivan tivesse deixado de inscrever seu segundo Lexus RC-F GT3 GTD com o dorsal #17, visto na etapa passada em Mid-Ohio. Jack Hawksworth, que teve Richard Heistand como parceiro naquela oportunidade, é por enquanto o único piloto confirmado.

Nos demais times, nenhuma novidade no lineup de pilotos. A classificação da GTD apresenta Stevan McAleer, do Team Korthoff Motorsports, como líder isolado somando 1237 pontos, doze à frente de Ryan Hardwick e Jan Heylen, da Wright Motorsports. O comando da Weathertech Sprint Cup é da dupla da Paul Miller Racing, formada por Madison Snow e Bryan Sellers, somando 1045 pontos.

Na DPi, onde Pipo Derani é o único brasileiro inscrito – ele, Sébastien Bourdais, Alex Lynn, Tristan Vautier, Richard Westbrook, Ricky Taylor, Filipe Albuquerque e Oliver Jarvis saem da Capital Mundial do Automóvel direto para a França após a corrida – Albuquerque e Taylor lideram o campeonato com 1707 pontos, deixando Jarvis e Blomqvist em segundo com 1675 e Lynn/Bamber em 3º com 1603. Derani e seu parceiro Tristan Nunez somam 1575 pontos, ocupando o quinto posto na classificação.

Comentários