IMSA: “quina” dos Acura em Mid-Ohio

SÃO PAULO – Deixou de ser novidade: mais uma vitória dos protótipos Acura ARX-05C DPi no circuito de Mid-Ohio em provas da IMSA pelo Weathertech SportsCar Championship – já são cinco consecutivas, três com o Team Penske e duas com a Wayne Taylor. O carro montado na plataforma do LMP2 da Oreca realmente funciona bem demais no seletivo traçado de Lexington.

Numa corrida onde – fato raro na categoria – ninguém abandonou e só houve um período de neutralização com a entrada do Pace Car, Filipe Albuquerque e Ricky Taylor conquistaram a segunda vitória consecutiva para o #10 da WTR, resultado que desempatou a briga pela liderança entre eles e os pilotos da Meyer-Shank Racing, Oliver Jarvis e Tom Blomqvist. Agora, a dupla vencedora da etapa deste domingo lidera com 1707 pontos contra 1675 dos rivais.

Mas não foi tão fácil quanto se imaginava: nos treinos, o #01 da Cadillac Racing/CGR se destacou e Sébastien Bourdais não só largou da pole como liderou no seu turno de corrida. Taylor teve de jogar duro na única relargada e na disputa, seu carro tocou justamente com o #01 já guiado por Renger Van der Zande, que na rodada perdeu cerca de 20 segundos e qualquer chance de pódio.

Pipo Derani e Tristan Nunez salvaram a pele da Cadillac na prova de Mid-Ohio e o brasileiro fez uma excepcional corrida a bordo do #31 com um stint triplo e atacando todo o tempo. Chegaram à frente dos carros da Ganassi e da JDC-Miller, no terceiro pódio da dupla em cinco corridas. No entanto, estão em 5º na tabela, com 1575 pontos somados.

Juan Pablo Montoya foi direto de Indianápolis – e de uma batida na corrida da Fórmula Indy no misto daquele traçado – para a vitória na LMP2 com Henrik Hedman no #81 da DragonSpeed, apesar de um incidente com o carro rival da PR1/Mathiasen guiado então por Jonathan Bomarito, que custou uma penalização drive through ao colombiano. Montoya não se vexou e voltou a superar o adversário, vencendo com 13″652 segundos de diferença para o #11 que também contou com Steven Thomas a bordo.

No melhor resultado do ano, Dennis Andersen e Anders Fjördbach levaram o #20 da High Class Racing ao pódio da divisão. A vitória deu também a Hedman e Montoya a liderança na classificação com 972 pontos, nove à frente de Dwight Merriman e Ryan Dalziel.

Entre os protótipos LMP3, vito´ria da CORE Autosport com Jonathan Bennett e Colin Braun finalizando a disputa com uma volta inteira de frente para a dupla da Jr III formada por Ari Balogh e Garett Grist, novos líderes do campeonato. O pódio ainda teve Gabby Chaves e Jarrett Andretti, desbancando o campeão do ano passado Gar Robinson e o brasileiro Felipe Fraga, que estão em 6º na tabela com 583 pontos.

A GTD teve vitória na pista do McLaren da Inception Racing guiado por Brendan Iribe e Jordan Pepper, que para economizar combustível e não precisar fazer um splash & dash extra ficou por 1h25min da prova – com duração de 2h40min – no último stint. Mas o carro #70 foi desclassificado do resultado final por se encontrar abaixo do peso mínimo de acordo com o BoP, ficando em último entre os 11 carros da divisão.

Assim, o triunfo foi reivindicado pela Turner Motorsport e o #96 de Bill Auberlen/Robby Foley, naquele que é o 65º triunfo de “Bill Power” defendendo a marca da Bavária. Os modelos M4 GT3 fizeram 1-2 já que a Paul Miller foi 2ª colocada graças a Bryan Sellers/Madison Snow. A Vasser Sullivan ficou com o terceiro degrau do pódio, resultado alcançado por Frankie Montecalvo e Aaron Telitz.

Mesmo com o 6º lugar na classe, Stevan McAleer voltou à liderança do campeonato com 1237 pontos, doze a mais que Jan Heylen/Ryan Hardwick, que desta vez ficaram em nono na categoria. Após três etapas válidas pela IMSA Weathertech Sprint Cup, Bryan Sellers e Madison Snow lideram esta classificação paralela com 1045 pontos, contra 1011 de Foley/Auberlen e 889 de Heylen/Hardwick.

Comentários