Para quem não viu: International GT Open, temporada 2022 – rodada do Estoril

RIO DE JANEIRO – Com a participação de 18 carros, o International GT Open deu a largada na semana retrasada para a temporada 2022, tendo início no Autódromo do Estoril, em Portugal, numa prova conjunta com o Euroformula Open – como é de hábito na maioria do calendário de corridas organizado pela GT Sport, de Jesús Pareja.

Alinharam modelos Ferrari, McLaren, Mercedes-AMG e Lamborghini, num total de 12 escuderias participantes. E na prova #1 com duração prevista para 70 minutos, tivemos um raríssimo momento de bandeira vermelha numa prova da categoria, em decorrência de um acidente envolvendo vários competidores. Duas Ferrari – das equipes Kessel e Olimp Racing – e um Lamborghini da folclórica Il Barone Rampante do igualmente folclórico Giuseppe Cipriani sequer completaram a primeira volta. Dois dos carros da GetSpeed – ambos Mercedes-AMG – mal completaram dois giros.

E desses envolvidos, a Il Barone Rampante e a Kessel, com o carro de Stephen Earle e Erwin Zanotti não tiveram mais condições de continuar, reduzindo o grid a 16 carros na prova #2. Sempre uma pena quando isto acontece.

Apesar da bandeira vermelha, Benjamin Hites e Leonardo Pulcini ganharam com autoridade na prova #1, que acabou com pouco mais de 1h46min no tempo corrigido, cabendo o 2º lugar ao McLaren de Joe Osborne e Nick Moss e o terceiro posto a Kevin Gilardoni e Glenn Van Berlo, no outro Lambo da Omega.

A destacar o 4º posto da saudita Reema Juffali, a primeira mulher daquele país a competir em provas internacionais, na dupla com o britânico Adam Christodoulou. A dupla foi a vencedora da primeira disputa na subclasse Pro-Am.

Hites/Pulcini repetiram na segunda corrida, com duração de 1h, o resultado da primeira, com Osborne/Moss de novo em segundo e dando mais trabalho, pois chegaram a 1″588 dos vencedores após 37 voltas. Com outra vitória na Pro-Am, Juffali e Christodoulou chegaram ao pódio absoluto em 3º lugar, seguidos por Gilardoni e Van Berlo – que acabariam punidos com acréscimo de tempo de 3 segundos por abusar de track limits.

Na subclasse dos gentleman drivers, Charlie Hollings e Omar Jackson foram os vencedores na primeira corrida e Martin Konrad/Alexander Hrachowina, de volta à categoria, ficaram com o triunfo na prova #2.

O próximo evento do GT Open será em 22 de maio no circuito de Paul Ricard.

Comentários