WEC, 6h de Spa-Francorchamps: histórica pole da Glickenhaus

Olivier Pla comete o “crime” em Spa e o #708 supera Alpine e Toyota para uma pole histórica em Spa no WEC

RIO DE JANEIRO – Mais uma surpresa neste início de campeonato do Mundial de Endurance em 2022: após o domínio e a pole do velho Alpine A480 em Sebring, outra vez a Toyota é batida em ritmo de classificação nos treinos para a 2ª etapa da temporada, as 6h de Spa-Francorchamps.

E com estilo, porque a Glickenhaus, o pequeno e valente construtor dos EUA, arrancou a pole position para a disputa deste sábado, com uma volta perfeita de Olivier Pla – o francês virou a melhor volta da sessão em 2’02″771, superando o compatriota Matthieu Vaxivière, que classificou o Alpine, por 0″228.

“A equipe merecia, Pla fez uma volta ótima e estamos muito felizes”, disse o brasileiro Pipo Derani, inscrito nesta prova junto a Pla e Romain Dumas. “É uma longa corrida e estamos aqui para aprender mais sobre o carro”, completou o atual campeão da IMSA.

Glickenhaus e Alpine mostraram que em uma volta rápida podem bater os Toyota GR010 Hybrid, provando que o BoP às vezes dá certo. Mas para stints de corrida, é outro departamento: a Toyota é beneficiada pelo sistema híbrido, que demanda menos consumo de combustível e poderá ser acionado nas quatro rodas a velocidades acima de 190 km/h. Como Spa é uma pista de mais aceleração que Sebring, os dois Hypercars orientais tendem a ter vantagem na autonomia – a ver amanhã ao longo da disputa.

Na LMP2, surpresa com uma volta-canhão de Alessio Rovera, colocando o #83 da AF Corse, que é da subclasse Pro-Am (com piloto bronze na tripulação) na pole entre os 15 carros inscritos. O piloto italiano superou por fracionais 0″044 o tempo de Robin Frijns, 2º colocado da divisão e sexto na geral com o #31 do Team WRT, que joga em casa – a sede do time é em Baudour, na Bélgica.

Filipe Albuquerque pôs o #22 da United Autosports em terceiro, seguido pelo #9 da Prema com Louis Déletraz, o #41 do RealTeam by WRT com Norman Nato e os dois protótipos da Jota com Will Stevens e Jonathan Aberdein. Com dez dos 15 carros dentro do mesmo segundo, o Team Penske acabou em oitavo – Felipe Nasr fez sua melhor volta em 2’04″887, com a Vector Sport em nono graças a Nico Müller e Charles Milesi, no #1 da Richard Mille, fechando o top 10.

O segundo dos quatro carros Pro-Am ficou muito distante da pole da AF Corse – René Binder foi 11º da classe com o #45 da Algarve Pro Racing. O desapontamento ficou com o penúltimo tempo do #23 da United Autosports com Oliver Jarvis – possivelmente por não ter encaixado uma única volta boa ou as melhores terem sido anuladas por excesso de track limits.

A Porsche fez a pole e 1-2 na LMGTE-PRO: Michael Christensen tinha o ponto extra bem encaminhado, só que Gianmaria Bruni roubou do colega de equipe a primazia, superando o #92 por 0″180 e marcando a pole e o ponto de bonificação para o #91, com o tempo de 2’14″301.

O Corvette foi 3º com Nick Tandy a três décimos e às Ferrari da AF Corse restou ficar nas posições seguintes, com Ale Pier Guidi oito décimos acima e Miguel Molina a mais de um segundo da pole.

O construtor alemão só não fez as honras também na LMGTE-AM porque Ben Keating sacou uma volta do bolso do macacão e na categoria onde os pilotos bronze obrigatoriamente qualificam, não tem outro melhor que ele. O texano marcou 2’17″408 e foi um segundo inteiro e mais 504 milésimos melhor que o canadense Paul Dalla Lana, noutro Aston Martin.

Brendan Iribe levou o #56 do Team Project 1 ao terceiro melhor tempo e as Iron Dames foram disparadas as melhores entre as cinco Ferrari 488 GTE EVO. Christina Nielsen colocou a #85 no top 5 da classe – 4ª colocada com uma volta em 2’20″789, com Niki Leutwiler completando os cinco mais rápidos.

Na sequência vieram o Porsche #77 de Christian Ried, o Aston Martin #777 de Satoshi Hoshino, a Ferrari #54 de Thomas Flöhr, o Porsche #88 com Fred Poordad e a Ferrari #60 de Claudio Schiavoni. O lanterna foi Christoph Ulrich, já que todos os tempos da Ferrari #21 da AF Corse foram anulados por excesso de track limits.

Amanhã, às 8h da manhã, os 37 carros inscritos largam para a disputa das 6h de Spa-Francorchamps.

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