WEC, 6h de Spa-Francorchamps: LMP2 lideram primeiro treino livre

RIO DE JANEIRO – Está aberto o fim de semana de 6h de Spa-Francorchamps com a realização do primeiro treino livre nesta quinta-feira. A 2ª etapa do Mundial de Endurance na temporada 2022 será sábado a partir de 8h da manhã de Brasília e 37 carros vão participar, distribuídos nas classes Hypercar, LMP2, LMGTE-PRO e LMGTE-AM. Será também a primeira grande prova disputada na pista com as remodelações de segurança – um pedido de anos dos pilotos de todas as categorias e a reforma foi levada a cabo após um mega acidente nas 24h de Spa-Francorchamps do ano passado.

A turma de cima não dominou os treinos como era de se esperar: neste primeiro dia, os LMP2 deram as cartas com três times diferentes nas quatro primeiras colocações e o melhor Hypercar não foi sequer o Toyota GR010 Hybrid e muito menos o Alpine vencedor em Sebring – a primazia coube à Glickenhaus.

Porém, o SCG 007 LMH foi apenas o quinto colocado absoluto do dia, com o Team WRT liderando a folha de tempos: Robin Frijns foi o mais rápido com a marca de 2’05″475, suplantando por meros 0″063 o carro #22 da United Autosports USA guiado pelo português Filipe Albuquerque.

O gêmeo #23 do time de Zak Brown e Richard Dean ficou com a 3ª posição e a melhor volta desse ´bólido ao longo da sessão foi de Oliver Jarvis. A Jota ficou em quarto com seu carro #38, mesmo com problemas no sensor do acelerador – o carro só completou nove voltas na pista, a melhor delas por Will Stevens em 2’05″976.

Romain Dumas fez o melhor tempo do Glickenhaus no TL1 – 2’06″233, trazendo a Penske em sexto na geral e quinto na LMP2 – Felipe Nasr foi o autor do giro mais veloz do “Banana Boat” em 2’06″435.

Já a Toyota ficou em 8º com um chassi novo para o trio Mike Conway/Kamui Kobayashi/Pechito López após a porrada do argentino em Sebring e num distantíssimo 13º lugar com o segundo GR010 Hybrid ao longo da sessão. Com um BoP que penalizou o carro vencedor em Sebring com 27 HP menos numa restrição de potência para dar um pretenso equilíbrio às coisas na Hypercar, a Alpine Elf Team ficou em décimo-quarto: Nico Lapierre fez a melhor volta em 2’07″291.

Os Toyota e o Alpine ficaram atrás até do melhor LMP2 Pro-Am, com René Binder registrando a nona melhor volta do dia com o #45 da Algarve Pro Racing – 2’06″950.

Na LMGTE-PRO, onde a única mudança de BoP foi a redução da capacidade máxima do tanque de combustível dos Porsche 911 RSR-19, quem ditou o ritmo foi o carro #92 do construtor germânico: melhor giro para Kévin Estre em 2’14″583. Gianmaria Bruni foi o segundo mais veloz do dia com o #91, também na faixa de 2’14”, enquanto a terceira posição foi da AF Corse, com Ale Pier Guidi a quase um segundo e meio do construtor rival.

Entre os LMGTE-AM, o BoP apresentou mudanças iguais de redução da capacidade do tanque de combustível dos Porsche 911 RSR-19, bem como um lastro extra de 5 kg aplicado ao carro #56, pelo 3º lugar em Sebring. Os dois Aston Martin que lideraram aquela prova têm lastro adicional de 15 kg (NorthWest AMR) e 10 kg (TF Sport).

O #46 do Team Project 1, sem lastro extra, aproveitou a situação: Matteo Cairoli marcou 2’15″982 e foi o piloto mais rápido da sessão. Mesmo com o ‘troféu bigorna’, o #33 da TF Sport foi 2º com Marco Sorensen e – curiosidade – Ollie Millroy e Ben Barnicoat marcaram EXATAMENTE o mesmo tempo de 2’16″417 com o #56 do Team Project 1.

As cinco Ferrari F488 GTE fecharam o pelotão da LMGTE-AM e a melhor delas foi a #21 da AF Corse, com Toni Vilander marcando 2’17″374. A Spirit of Race fechou a raia – Pierre Ragues marcou 2’18″465, o pior tempo dos 37 inscritos.

As 6h de Spa-Francorchamps marcam algumas estreias: Sébastien Bourdais retorna à competição pela Vector Sport e Alex Lynn debuta no #23 da United Autosports USA – os dois foram impedidos por contrato de competir em Sebring no WEC. Também debutam o holandês Bent Viscaal via ARC Bratislava, Jan Heylen no segundo carro da Dempsey Racing-Proton, o português Henrique Chaves com a TF Sport no #33 e há novidade dupla no carro #85 das Iron Dames.

Michelle Gätting e a local Sarah Bovy contraíram Covid e foram vetadas. A equipe italiana substituiu-as pela novata Doriane Pin, que faz parte do programa em provas de outras categorias e pela dinamarquesa Christina Nielsen. Ambas farão sua primeira prova válida pelo WEC. Quem também retorna é Alex Brundle, ausente do primeiro evento do ano por ter contraído Covid – e o brasileiro Pipo Derani ocupa o assento que foi de Ryan Briscoe na Flórida.

Amanhã haverá mais duas sessões de treinos livres, a acontecer às 9h05 locais (4h05 de Brasília) e 14h (9h do nosso horário). A definição do grid será também nesta sexta, só que a partir de 18h20 (13h20 daqui), com os Grã-Turismo primeiro e os protótipos depois. A largada para as 6h de Spa-Francorchamps é às 8h de sábado.

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