WEC, 6h de Spa-Francorchamps: Penske coloca asinhas de fora e Nasr é o mais rápido do TL2

Penske no topo de um treino do WEC logo na segunda corrida? Temos. Pior para os adversários, que já começam a ver o que o time de “Capitão” Roger pode fazer futuramente no Endurance. Vai vendo…

RIO DE JANEIRO –  Alguém duvidava da capacidade do Team Penske de que na primeira oportunidade que tivessem mostrariam ao que vinham no WEC? Pois a dúvida foi tirada hoje no TL2 das 6h de Spa-Francorchamps. 2ª etapa da temporada 2022 do Mundial de Endurance.

Felipe Nasr foi o mais rápido da sessão com o “Banana Boat” #5, mesmo que fracionalmente melhor que o Glickenhaus guiado por Olivier Pla – a diferença foi de 0″021, num claro indício de que os Hypercars devem vir à carga e brigar pela pole position mais tarde. Mas o recado do time estadunidense está dado e azar dos adversários da LMP2 e também um sinal de alerta para quem enfrentar Porsche e Penske juntas e ao vivo em 2023 na Hypercar com o protótipo LMDh deles – segura que eu quero ver…

Brendon Hartley fez a 3ª melhor volta da sessão com o Toyota #8 a dois décimos da marca de Nasr. Oliver Jarvis (United Autosports) foi o segundo melhor entre os LMP2 e a Prema ficou em 3º no grupo com Louis Déletraz. O Alpine vencedor absoluto em Sebring fez o 10º tempo no TL2 – André Negrão estabeleceu 2’05″477, a 1″034 da volta de Nasr.

Entre os LMP2 Pro-Am, Alessio Rovera (AF Corse) foi o mais veloz da sessão com 2’05″507, meio segundo abaixo do #45 da Algarve Pro Racing, guiado pelo austríaco René Binder.

Na LMGTE-PRO e LMGTE-AM, os Porsche 911 RSR-19 aproveitam ao máximo as características da pista e vão ditando o ritmo – e deitando e rolando sobre Ferrari e Corvette na classe principal e sobre as rivais da divisão inferior, trocando a Corvette pela Aston Martin.

Michael Christensen fez o melhor tempo do TL2 com o #92 do time oficial de fábrica em 2’14″366, relegando a AF Corse a uma diferença superior a meio segundo, com James Calado e e Antonio Fuoco nas posições subsequentes. Para nenhuma surpresa, o construtor de Weissach liderou em 1-2 na LMGTE-AM com Matteo Cairoli melhor que Seb Priaulx a bordo, respectivamente, do #46 do Team Project 1 e do #77 da Dempsey Racing-Proton, mas a Ferrari do veterano Giancarlo Fisichella se arvorou a mostrar velocidade e o italiano foi o 3º mais veloz, seguido pela Spirit of Race com Gabriel Aubry e a GR Racing, graças a Riccardo Pera.

Na 6ª posição, veio Henrique Chaves, o estreante português, com o melhor dos Aston Martin do plantel. As Iron Dames ficaram em décimo: Rahel Frey marcou 2’17″377, enquanto o giro mais lento da sessão foi do #56 do Team Project 1 – Brendan Iribe fez a melhor volta do Porsche em 2’17″998.

Mais tarde, o blog reporta o resultado do TL3. A sessão de classificação que define o grid de largada para as 6h de Spa-Francorchamps começa 13h20 pelo horário de Brasília, 18h20 hora local na Bélgica.

Comentários