24h de Le Mans: dobradinha Toyota no último treino livre

RIO DE JANEIRO – A última atividade de pista antes do warm-up de sábado para a 90ª 24h de Le Mans transcorreu sem grandes sustos para a Toyota. Dona da primeira fila, a montadora oriental fez a dobradinha no TL4 disputado na noite desta quinta-feira em La Sarthe .

José María López foi o mais rápido com o GR010 Hybrid #7, marcando 3’28″322, 0″362 abaixo do tempo de Sébastien Buemi, que demorou um pouquinho mais que o sul-americano para se aproximar do colega de equipe. A Glickenhaus veio a seguir, com Pipo Derani registrando o terceiro tempo e Richard Westbrook o quarto. O Alpine A480 veio a seguir, mas a 2″717 da melhor volta do dia.

Na LMP2, a United Autosports superou por quase dois décimos de segundo a marca do #65 da Panis Racing. Alex Lynn foi o autor da melhor volta em 3’32″226 e Job Van Uitert cravou 3’32″422. Jonathan Aberdein fechou o top 3 com o carro #28 da Jota.

O #38 teve um entrevero sem grandes consequências com o carro da DKR Engineering guiado por Alexandre Cougnaud, a não ser uma ligeira saída de pista. Já a Graff teve o segundo despiste do dia: após o acidente de Sébastien Page no treino #3, David Droux teve uma colisão com as barreiras na altura de Mulsanne.

Por falar na LMP2, a TDS Racing x Vaillante, que não andou neste quarto treino, terá de conseguir – isso se conseguir – um piloto bronze de última hora: além de reconstruírem o carro danificado no TL3 com outro chassi, o piloto acidentado – Philippe Cimadomo, um novato francês de 62 anos – foi vetado pelos comissários por ‘oferecer riscos de segurança’ aos demais pilotos. Ele se envolveu em três incidentes em separado ao longo dos treinos e o último foi a gota d’água.

Não é novidade essa prática: em 2019, Satoshi Hoshino aprontou tantas que foi ‘convidado a se retirar’ do evento. Dez anos antes, Stuart Hall jogou um competidor que guiava um protótipo Radical LMP2 para fora e igualmente acabaria ‘saído’ da disputa. Também por outros motivos, naquele mesmo ano de 2009, Jan Magnussen (doença) e Narain Kartikheyan (ombro deslocado) foram impedidos de seguir e deixaram os carros respectivos com apenas dois pilotos. Enfim, isso é outra história…

Sigamos: o Team Penske de Felipe Nasr ficou em 18º nesta última sessão com 3’34″603, enquanto a Inter Europol de Pietro Fittipaldi, com bom ritmo, foi décima-primeira na categoria, marcando 3’33″701.

Sem a Ferrari da Riley, que ficou na garagem, o plantel da LMGTE-PRO foi liderado por Nicky Catsburg com o tempo de 3’52″710, apenas 0″021 melhor que o #64 conduzido por Tommy Milner. Numa polaroide da Hyperpole, os Porsches e as Ferraris de fábrica escudaram os modelos estadunidenses.

Na LMGTE-AM, que teve três dos 23 carros sem tempo cronometrado na última sessão, Harry Tincknell liderou o 1-2 da Dempsey-Proton, tendo marcado 3’55″067, 0″198 abaixo do colega de time. Louis Prette Jr. ficou em terceiro com a Ferrari da AF Corse, pole position da categoria para a corrida deste fim de semana.

E assim os carros ficam nas garagens nesta sexta-feira – é dia de Desfile dos Pilotos, após três anos ausente, voltando para uma última checagem sábado no warm-up e a corrida larga às 16h locais, 11h de Brasília.

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