24h de Le Mans: Glickenhaus e Dumas dão as cartas na ‘sessão coruja’

RIO DE JANEIRO  – Teve treino noturno após a definição dos carros que irão para a Hyperpole às 15h desta quinta-feira (20h locais) em Le Mans: mais uma sessão com duas horas de pista aberta para adaptação aos pilotos às condições de prova que serão importantes – o trecho noturno da disputa, que é mais curto que o diurno, mas fundamental em vários aspectos, principalmente para que os pilotos entendam o comportamento dos carros com a pista mais fria e o ar mais denso.

A Glickenhaus deu o ar da graça na ‘sessão coruja’ e Romain Dumas foi o autor da melhor volta do TL2, com 3’28″900, dois décimos abaixo do Toyota #7 guiado por Mike Conway. Na terceira marca, o outro GR010 do construtor oriental, com Brendon Hartley a bordo.

O Alpine segue atrás da concorrência: o #36 dos líderes do campeonato virou em 3’32″592, com Matthieu Vaxivière no melhor giro da sessão para o carro do time francês.

Na LMP2, René Rast foi o mais rápido do treino ao marcar 3’33″119, com a United Autosports em segundo graças a Filipe Albuquerque. O outro protótipo do time de Baudour, com o dorsal #32, ficou em 3º com Dries Vanthoor a bordo.

A Penske ficou em 12º na ‘sessão coruja’ com 3’34″645 e a equipe de Pietro Fittipaldi melhorou em relação ao complicado treino classificatório: o #43 da Inter Europol fechou em décimo-quarto, na casa de 3’34″793. Mas os problemas continuaram: o carro teve uma quebra de suspensão com Fabio Scherer a bordo. Felizmente o carro não foi danificado porque o piloto suíço rapidamente parou o protótipo na pista para ser rebocado pelo flatbed.

Entre os LMP2 Pro-Am, a Algarve Pro Racing ficou com a melhor marca graças ao #47, posto que o outro carro do time passou o treino inteiro tendo o chassis trocado. Jack Aitken estabeleceu 3’33″785, 8º melhor tempo da categoria.

Nicky Catsburg foi o mais veloz entre os LMGTE-PRO, levando o Corvette #63 à marca de 3’53″492. Fred Makowiecki intrometeu-se entre os ‘trovões’ colocando o Porsche #91 em segundo, apenas 30 milésimos melhor que o #64 guiado por Alexander Sims.

A melhor Ferrari foi a da Riley: quarto tempo registrado por Felipe Fraga em 3’54″019.

Mikkel O. Pedersen levou o Porsche #46 do Team Project 1 ao melhor tempo da LMGTE-AM – 3’55″629, um décimo apenas à frente do surpreendente #88 da Dempsey-Proton Racing com Jan Heylen. Em terceiro ficou o Aston Martin da NorthWest AMR e as Iron Dames alcançaram a quarta colocação, com a D’Station Racing completando o top 5 do último treino do dia.

Além do Oreca #45 da Algarve Pro Racing, em razão do acidente no qualifying, o Porsche #93 de Michael Fassbender/Matt Campbell/Zach Robichon não voltou à pista para o TL2, pois ainda está sendo consertado com vistas aos treinos de amanhã. O terceiro treino livre começa às 15h locais, 10h da manhã de Brasília.

Comentários