24h de Le Mans: Toyota garante 1-2 na Hyperpole e Hartley bate Kobayashi

TOYOTA GAZOO Racing.
World Endurance Championship.
Le Mans 24 Hours Race
Le Mans Circuit, France
6th to 12th June 2022

RIO DE JANEIRO – A Toyota botou pra jogo toda a força do seu GR010 Hybrid na Hyperpole que definiu as primeiras posições das quatro classes em disputa para a 90ª edição das 24h de Le Mans. E foi um treino muito animado, indefinido em grande parte dos 30 minutos de pista aberta – sem bandeira vermelha nenhuma – e muitas alternativas por conta dos abusos (e punições) por Track Limits. Muitas voltas rápidas foram perdidas pelo caminho e quem errou menos e foi muito rápido se deu bem na mesma medida.

Por isso, mesmo após os problemas de ontem, foi surpresa ver o #8 da Toyota liderando o 1-2 no grid da Hypercar. Uma grande volta de Brendon Hartley, que fez 3’24″408 e superou por quatro décimos de segundo o colega e rival Kamui Kobayashi, que guiava o carro #7.

Com o benefício do acréscimo de potência via BoP, o Alpine A480 com Nico Lapierre conseguiu um estrondoso 3º lugar no grid e dando trabalho: o francês virou abaixo de 3’25” numa volta monstruosa e Kobayashi só superou o bólido francês por 0″022. A Glickenhaus lutou com as forças que tinha, mas acabou ficando mesmo em quarto e quinto – o #708 de Pipo Derani e cia. abre a terceira fila do grid.

E quem fecha essa terceira fila é o pole da LMP2: o #31 do Team WRT guiado por Robin Frijns garantiu o ponto extra com uma bela volta em 3’28″394, bem mais rápido que o #41 da RealTeam by WRT que ficou com o 2º posto e a United Autosports, beneficiada pela perda da melhor volta do #9 da Prema, fechou o top 3 da segunda divisão de Esporte-Protótipos.

Já na LMGTE-PRO, a Corvette conseguiu uma bela dobradinha, com o #64 do WEC se sobressaindo: Nick Tandy marcou 3’49″985 e bateu o colega Antonio Garcia por quase dois décimos – exatamente a mesma margem do espanhol sobre o Porsche de Fred Makowiecki.

As Ferrari da AF Corse não puderam contra as rivais: o carro de Daniel Serra larga em 6º na divisão e 38º geral no grid, com o tempo de 3’51″816. Não é um treino de meia hora que decide uma corrida de dia inteiro – e sim estratégias, ritmo de prova e evitar enfrentar problemas ao longo das 24h de Le Mans.

Se na LMGTE-PRO o construtor italiano foi coadjuvante, na LMGTE-AM a marca italiana deu show com duas inscrições não pertencentes ao plantel do WEC nas primeiras posições. Vincent Abril classificou o #61 do time de Amato Ferrari na primeira posição daquela classe com 3’52″594, contra 3’52″751 da Kessel com Mikkel Jensen e 3’53″006 da Dempsey-Proton Racing e o Porsche com Harry Tincknell.

Ainda hoje a partir de 17h de Brasília, 22h locais, será realizado o quarto e último treino livre. Nesta sexta-feira, a pista não terá atividades e as estradas são reabertas por algumas horas para o tráfego. Os boxes e o paddock ficam livres para visitação pública e haverá, depois de três anos, o Desfile dos Pilotos no centro de Le Mans.

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