24h de Le Mans: Toyota sua o macacão e leva o TL1

RIO DE JANEIRO – Começou a 90ª edição das 24h de Le Mans e já tivemos o primeiro treino livre como preparação para a sessão classificatória – e as dificuldades para algumas trincas e equipes também já começaram. A Toyota, por exemplo, se viu obrigada a se esforçar mais do que o esperado: fez o melhor tempo da sessão inaugural com Brendon Hartley virando 3’29″441 a bordo do GR010 Hybrid #8, mas a que preço: durante a maior parte das três horas de pista aberta, a melhor volta foi dos Glickenhaus, que apareceram em 1-2.

No fim de tudo, Franck Mailleux levou o #709 – que não marca pontos pelo WEC – a ficar a 0″476 do Toyota líder, seguido por Pipo Derani no #708, com a melhor volta do brasileiro em 3’30″102.

Dois dos cinco Hypercars, justamente os dois carros com vitória no FIA WEC 2022 – o Toyota #7 e o Alpine, que enfrentou uma falha no sistema de direção – antes disto, André Negrão fez a melhor passagem do carro em 3’32″075 -, ficaram atrás do melhor entre os 27 LMP2 inscritos: o #23 da United Autosports.

No fim do treino, Alex Lynn cravou uma volta voadora em 3’30″238, menos de um segundo pior que o Hypercar líder da sessão. O britânico andou mais de um segundo abaixo da marca da Jota com o #38 guiado pelo português Antonio Félix da Costa. Robert Kubica fez o 3º melhor tempo para a Prema Orlen Team – 3’31″881.

Felipe Nasr foi o autor da melhor volta do #5 do Team Penske no retorno do time estadunidense à Sarthe após meio século ausente. O brasileiro virou em 3’33″213, 15º tempo geral e décimo na classe. Na Inter Europol Competition, de engenheiro novo no carro #43 após os problemas em Imola, Fabio Scherer estabeleceu a melhor volta do protótipo no TL1 em 3’34″292 – Pietro Fittipaldi completou 19 voltas, a mais rápida delas em 3’36″133.

Entre os LMP2 Pro-Am, a TDS Racing x Vaillante foi a mais rápida com o helvético Mathias Beche em 3’32″536, seguido dos dois carros da Algarve Pro Racing.

A Corvette fez 1-2 entre os LMGTE-PRO, numa sessão onde a Ferrari #51 que tem entre os inscritos o brasileiro Daniel Serra, praticamente andou. Com um insolúvel problema mecânico (que obrigou à troca do motor), o carro da AF Corse passou quase o tempo inteiro na garagem e sobre cavaletes. Mas a equipe colocou o carro na pista no finalzinho e James Calado deu quatro voltas, nenhuma abaixo de 4min.

Os rivais nada têm a ver com isso e Antonio Garcia fez o tempo de referência em 3’53″250, 0″120 abaixo do companheiro de equipe Tommy Milner. Gimmi Bruni fez a melhor volta dos Porsche oficiais de fábrica e a Riley Motorsports, do brasileiro Felipe Fraga, ficou em 6º com a marca de 3’54″601 estabelecida por Sam Bird. Fraga deu somente três voltas – Shane Van Gisbergen, que ainda precisa se adaptar mais à pista, foi o que mais andou no TL1 – 15 voltas.

Na LMGTE-AM, deu 1-2 de Porsches: Julien Andlauer pôs o #79 da Weathertech Racing no topo entre os 23 inscritos com a marca de 3’55″082, contra 3’55″941 do britânico Ben Barker, da GR Racing. Marco Sorensen levou a TF Sport ao 3º posto com 3’55″997.

O treino livre apresentou alguns incidentes, entre eles uma batida do #45 da Algarve Pro Racing com o novato estadunidense Steven Thomas a bordo, danificando a seção dianteira do protótipo ao colidir com as barreiras da chicane Ford. Também saíram da pista, mas sem gravidade, o Porsche #88 da Dempsey-Proton Racing e o #56 do Team Project 1, o #24 da Nielsen Racing com Rodrigo Sales e o #32 do Team WRT, com Rolf Ineichen. Outro carro com falha técnica foi o #10 da Vector Sport, que ficou parado nos Esses antes de Tertre Rouge.

Às 14h, os carros voltam à pista para a sessão classificatória com 1h de duração que definirá os 23 carros participantes da Hyperpole – 23 porque a Hypercar só tem cinco inscritos e nas demais divisões entram os seis mais velozes.

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