24h de Spa: anunciados 65 carros para a edição 2022

RIO DE JANEIRO – A Stéphane Ratel Organisation (SRO), que controla praticamente todas as competições do regulamento GT3 FIA pelo mundo todo – e também o Intercontinental GT Challenge – anunciou nesta terça por ocasião do Test Day que a 74ª edição das 24h de Spa-Francorchamps será disputada por um total de 65 carros.

Marcada como 2ª etapa do IGTC e terceira do GT World Challenge Europe Endurance, a corrida será no último fim de semana de julho e terá a participação de 23 formações da Pro Cup, dezoito da Silver Cup (recorde histórico), oito carros Pro-Am, catorze da recém-formada Gold Cup e dois da Bronze Cup, que substitui a divisão Am Cup – que ano passado praticamente não contou pontos para ambas as séries.

Um total de 43 escuderias estará presente na disputa, que apresenta a presença de três brasileiros: Augusto Farfus na ROWE Racing dividindo a BMW #98 com Nick Yelloly e Nicky Catsburg; Felipe Nasr com o Porsche #74 da EMA Motorsport da Austrália, dividindo as honras com os companheiros de 24h de Daytona Mathieu Jaminet e Matt Campbell; e Daniel Serra, vitorioso nos 1000 km de Paul Ricard junto a Davide Rigon e Antonio Fuoco na Ferrari #71 da equipe italiana Iron Lynx. Todos na divisão Pro Cup.

Por conta da exigência da disputa, a organização permitirá – exceção feita à Pro Cup – que as demais tripulações de carros inscritos tenham quatro pilotos. Alguns lugares estão vagos, precisamente onze, o que é bem pouco para uma corrida que terá mais de 200 participantes distribuídos na lista de entradas.

Entre os times não-regulares do GT World Challenge Europe Endurance, além da EMA de Felipe Nasr, despontam a The Heart of Racing dos EUA, alinhando um Aston Martin em parceria com a TF Sport de Tom Ferrier para o trio Ross Gunn/Charlie Eastwood/Alex Riberas Bou; a equipe da canadense Samantha Tan, que alinhará uma BMW M4 GT3 para a própria, além de Kuno Wittmer, Harry Gottsacker e mais um piloto a ser definido; a Walkenhorst Motorsport – tam´bém de BMW e trazendo no #34 Richard Heistand/Michael Dinan/Robby Foley/Jens Klingmann e no #35 o patrão Henry Walkenhorst além de Jörg Breuer, Mario e Friedrich Von Böhlen. Outra equipe que vem dos “States” é a dominadora do GT World Challenge America – a K-PAX Racing, em parceria com a Orange 1, terá um Lamborghini para Jordan Pepper, Marco Mapelli e Andrea Caldarelli.

E não acabou: proveniente de Hong Kong e protagonista da épica luta pela vitória em Daytona, a KCMG alinhará ninguém menos que Laurens Vanthoor junto a Nick Tandy e Dennis Olsen num Porsche; a GruppeM Racing – com suporte da AMG – terá uma Mercedes para Maro Engel, Mikaël Grenier e Maxi Bühk; a vencedora das 12h de Bathurst, a SunEnergy1 Racing vem na parceria com a SPS Automotive Performance com um carro para Martin Konrad/Kenny Habul/Dominik Baumann/Phillip Ellis; a EBM Grove Racing vem com Matthew Payne, Adrien D’Silva, Brenton e Stephen Grove num Porsche; a Toksport WRT – também de Porsche, confirmou Marvin Dienst, Sven Müller e Julien Andlauer e, por fim, a GPX Martini Racing retorna para tentar repetir o feito de 2019 – até o trio é o mesmo: Kévin Estre/Michael Christensen/Richard Lietz dividirão o carro com o dorsal #221.

Outras atrações são, claro, Valentino Rossi, o “Doutor” da MotoGP no Audi #46 com Nico Müller e Fréderic Vervisch, além da presença de seis pilotas – já citamos Samantha Tan e não podemos esquecer as Iron Dames, reforçadas por Doriane Pin no quarteto que tem ainda Rahel Frey, Sarah Bovy e Michelle Gätting, que vêm de excelente performance nas 24h de Le Mans, além de Reema Juffali, que recentemente venceu na classe Pro-Am do GT Open em Paul Ricard e estará no carro #20 da SPS Automotive Performance junto a George Kurtz, Ian Loggie e Valentin Pierburg.

No total de nove construtores representados, as alemãs Porsche, Mercedes-AMG e Audi dividem o predomínio: as marcas de Stuttgart contam com 13 bólidos cada e os quatrargólicos são em 12 no total. Há ainda nove Lamborghini Huracán (é bom lembrar, com o mesmo trem de força dos Audi), cinco BMW M4 GT3, mais cinco Ferrari 488 GT3, quatro McLaren 720S GT3, três Aston Martin AMR Vantage GT3 e um ‘cavaleiro solitário’ representando a Bentley – é o Continental GT3 da francesa Classic & Modern Racing (CMR).

No Test Day que acontece nesta terça-feira, está presente um total de 63 carros – e nem todos estão no evento (a Herberth Motorsport, por exemplo, levou três Porsches e terá dois na prova): Charles Weerts, num dos Audi do Team WRT, foi o mais rápido da primeira sessão de treinos com a marca de 2’17″461 para os 7,004 km do traçado encravado na Floresta das Ardenas, com a BMW #98 da ROWE em segundo lugar e a Tresor by Car Collection em terceiro.

Cinco marcas diferentes ficaram nos cinco primeiros lugares, posto que a Iron Lynx foi quarta com uma de suas Ferrari e a GruppeM Racing, de Mercedes, estabeleceu a quinta marca. A EMA de Felipe Nasr ficou em 20º – o carro #71 da Iron Lynx não foi levado para o Test Day, com a equipe italiana distribuindo seus pilotos no #51, que detém a vitória da prova ano passado.

Na história de 73 edições anteriores das 24h de Spa-Francorchamps, somente um brasileiro triunfou: Christian Fittipaldi, na edição de 1993, dividindo um Porsche 911 RSR com Üwe Alzen e o veterano Jean-Pierre Jarier – aquela corrida acabou nove horas antes do previsto, pois no mesmo dia morreu o Rei Balduíno, o imperador local que reinava desde 1951 e era filho do sanguinário Leopoldo III.

O “cara” entre os pilotos é um local: Eric Van de Poele venceu a corrida cinco vezes, entre 1987 e 2008. Outros compatriotas, Jean-Michel Martin (pai de Maxime Martin) e Thierry Tassin ganharam quatro vezes cada. A BMW é a marca que soma mais vitórias, e de longe. São 24, contra oito da Porsche e sete da Alfa Romeo – esta nos primórdios do evento.

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