4h de Monza: 42 carros na lista de entradas

Ano passado as 4h de Monza foram disputadas sem plateia nas arquibancadas e a Panis Racing levou a corrida. Quem será que triunfa dessa vez? e, espera-se, com público nas arquibancadas de Monza…

RIO DE JANEIRO – No próximo domingo, um dos templos da velocidade mundial recebe um ‘aperitivo’ do que virá na semana seguinte: o European Le Mans Series prepara o terreno para a 4ª etapa do FIA WEC, no retorno de ambas as competições após a disputa das 24h de Le Mans – que mesmo válidas pelo Mundial de Endurance são um caso à parte, porque também contam com diversos times do certame europeu.

E todos os que estiveram em La Sarthe vão à Monza: um total de 42 carros é aguardado para a corrida que terá quatro horas de duração, com 17 LMP2, treze LMP3 e doze LMP2.

A divisão principal do ELMS segue um feudo do modelo Oreca 07, alinhado por dezesseis escuderias diferentes – a única com dois carros é a Algarve Pro Racing. Dessas 17 inscrições, sete são Pro-Am, com a participação do barrado em Le Mans Philippe Cimadomo no carro #31 da TDS Racing x Vaillante. Juan Manuel Correa segue fora na formação do #9 da Prema, outra vez com Ferdinand von Habsburg no carro partilhado com Louis Déletraz e Lorenzo Colombo, outros pilotos que estarão também em Monza no WEC.

Além deles, Bent Viscaal, Phil Hanson, Paul-Loup Chatin, Tijmen Van der Helm, Nico Lapierre, James Allen, Gabriel Aubry, François Perrodo, Nicklas Nielsen e Alessio Rovera são aguardados na disputa do Mundial, dia 10.

Após a boa estreia nas 24h de Le Mans, o brasileiro Pietro Fittipaldi vai motivado para esse desafio, o terceiro do ELMS, junto a Fabio Scherer e David Heinemeier-Hänsson. Eles somaram os primeiros pontos com o 9º lugar em Imola, com a sensação de que naquela corrida poderiam ter feito mais.

A Prema lidera com duas vitórias – 50 pontos para Colombo, Déletraz e von Habsburg, contra 27 da Panis Racing e o trio Nico Jamin/Julien Canal/Job van Uitert. Na Pro-Am da mesma divisão, o trio Jack Aitken/Salih Yoluç/Charlie Eastwood comanda a classificação também com pontuação máxima até aqui.

Entre os LMP3, a única dúvida permeia uma equipe da casa: a Eurointernational, de Antonio Ferrari, não definiu quem será o parceiro de Max Koebolt no carro #11. De resto, a DKR Engineering definiu o experiente James Winslow como o substituto de Tom Van Rompuy no carro #4 que terá ainda Sebastián Álvarez e Alexander Bukhantsov, que corre com bandeira dos Emirados Árabes Unidos.

Outra novidade é a vinda de Colin Noble para compor trinca no #7 da Nielsen Racing junto aos titulares Tony Wells e James Littlejohn. De resto, os suspeitos de sempre e somente um Duqueine será visto no plantel contra 12 Ligier JS P320.

Malthe Jakobsen/Michael Benham/Maurice Smith, trio do #17 da Cool Racing, defendem a liderança após duas etapas. Eles somam 42 pontos contra 31 de Kay Van Berlo/Jim McGuire/Andrew Bentley, trio do #3 da United Autosports.

Na subclasse LMGTE, o piloto bronze Gabriele Lancieri segue no #32 que venceu em Paul Ricard e tinha Memo Gidley no posto de titular junto a Nicolás Varrone e Pierre Ehret. Já no #33, o veterano Jeroen Bleekemolen reforça a equipe e fica até o fim do campeonato no posto que foi nas duas primeiras provas do colombiano Óscar Tunjo. Jeroen dividirá a Ferrari com Fabrizio Crestani e “Christian Hook”, pseudônimo de Alexander Volz, na equipe do antigo piloto de Motocross Michele Rinaldi.

De resto, os demais dez carros vêm com os mesmos trios das provas anteriores, com o destaque de que Michael Fassbender finalmente correu as 24h de Le Mans, apesar de uma participação bastante atribulada junto a Zach Robichon e Matt Campbell – novo piloto da Porsche-Penske Motorsport. O experiente Richard Lietz estará com o austro-irlandês e o canadense no carro #93 este fim de semana.

Do plantel da LMGTE do ELMS, quem estarão na etapa de Monza do WEC serão Mikkel Jensen – com o novo Peugeot 9X8 – os italianos Gianmaria Bruni, Claudio Schiavoni e Matteo Cressoni, o dinamarquês Marco Sörensen, o português Henrique Chaves, o alemão Christian Ried, o trio das Iron Dames (Rahel Frey/Sarah Bovy/Michelle Gätting) e, evidentemente, Richard Lietz.

Três carros somaram 26 pontos nas duas primeiras provas: o #32 da Rinaldi Racing – agora sem Memo Gidley e os dois Aston Martin da Oman Racing with TF Sport: tanto o #69, que venceu as 4h de Imola quanto o #95 estão na luta pela liderança e logo a seguir vem exatamente o #93 da Proton Competition, com 21 pontos somados.

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