GUIA DE PILOTOS E EQUIPES DAS 24H DE LE MANS 2022 – CLASSE HYPERCAR

G

RIO DE JANEIRO – Chegou a vez da cereja do bolo: não é ainda o melhor dos mundos, mas quem sabe a coisa muda de figura em 2023? A classe Hypercar aceita a partir do próximo ano o regulamento técnico de convergência com os modelos LMDh (GTP) da IMSA e os carros do WEC e da série estadunidense poderão – a critério das montadoras – ser vistos em duas frente pelo menos nas grandes provas longas do planeta, incluindo aí as 24h de Le Mans e Daytona, além das 12h de Sebring, a Petit Le Mans e as 6h de Watkins Glen, fora os eventos que compõem o Mundial e as outras provas nos EUA e Canadá.

Para este ano, eram depositadas muitas esperanças na Peugeot, mas a marca – embora tenha feito a inscrição full season do WEC – roeu a corda em Le Mans, onde venceu três vezes. O inovador 9X8 sem aerofólio traseiro – só duas derivas de cada lado da carroceria à guisa de aparato aerodinâmico – só estreia em La Sarthe em 2023.

Por enquanto, Le Mans verá somente os mesmos construtores que estiveram presentes em 2021 e iniciaram a temporada deste ano: a favorita Toyota e as coadjuvantes de luxo que têm incomodado mais os japoneses que em outros carnavais – com os problemas recorrentes no GR010 Hybrid, apostar numa vitória da Alpine ou da Glickenhaus não é impossível. O problema é que as marcas rivais dos quatro vezes campeões das 24h nos últimos quatro anos não contam com sistemas híbridos em seus protótipos, o que confere uma relativa vantagem à Toyota. Mas é a pista que escolhe quem ganha…

Vamos às equipes da Hypercar em La Sarthe 2022:

TOYOTA GAZOO RACING
Sede: Colônia, Alemanha
Presidente: Akio Toyoda
Team Principal: Kamui Kobayashi
Diretor Técnico: John Litjens
Carro: Toyota GR010 Hybrid
Motor: 3,5 litros V6 Turbo + sistemas híbridos THS-R com baterias de ion-lítio (898 MJ/stint)
Pneus: Michelin
Transmissão: Toyota/X-Trac sequencial com 7 marchas mais ré, acionamento manual por paddleshift
Peso mínimo: 1070 kg (definido por BoP)
Tanque de combustível: 90 litros

Pilotos do carro #7:


MIKE CONWAY Britânico, 38 anos 19 de agosto de 1983 Graduação: Platina 9ª temporada no WEC 61 largadas 16 vitórias 18 pole positions 35 pódios
4º no Hypercar Endurance World Championship com 25 pontos

9ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 1º em 2021
Melhor resultado em categoria: 1º na Hypercar em 2021

KAMUI KOBAYASHI Japonês, 35 anos 13 de setembro de 1986 Graduação: Platina 7ª temporada no WEC 42 largadas 11 vitórias 15 pole positions 34 pódios
4º no Hypercar Endurance World Championship com 25 pontos

8ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 1º em 2021
Melhor resultado em categoria: 1º na Hypercar em 2021

JOSÉ MARÍA LÓPEZ
Argentino, 39 anos 26 de abril de 1983 Graduação: Platina 5ª temporada no WEC 32 largadas 10 vitórias 13 pole positions 22 pódios
4º no Hypercar Endurance World Championship com 25 pontos

6ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 1º em 2021
Melhor resultado em categoria: 1º na Hypercar em 2021

Pilotos do carro #8:

SÉBASTIEN BUEMI Suíço, 33 anos 31 de outubro de 1988 Graduação: Platina 10ª temporada no WEC 67 largadas 20 vitórias 8 pole positions 41 pódios
3º no Hypercar Endurance World Championship com 27 pontos

11ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 1º em 2018, 2019 e 2020
Melhor resultado em categoria: 1º na LMP1 em 2018, 2019 e 2020

BRENDON HARTLEY
Neozelandês, 32 anos 10 de novembro de 1989 Graduação: Platina 8ª temporada no WEC 51 largadas 17 vitórias 7 pole positions 38 pódios
3º no Hypercar Endurance World Championship com 27 pontos

9ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 1º em 2017 e 2020
Melhor resultado em categoria: 1º na LMP1 em 2017 e 2020

RYO HIRAKAWA
Japonês, 28 anos 7 de março de 1994 Graduação: Platina Primeira temporada no WEC
2 largadas
1 pódio
3º no Hypercar Endurance World Championship com 27 pontos

Primeira participação nas 24h de Le Mans

ALPINE ELF TEAM Sede: Bourges, França Fundador e Proprietário: Philippe Sinault Team Principal: Philippe Sinault Diretor Técnico: Lionel Chevalier Carro: Alpine A480 (Oreca Rebellion R13) Motor: 4,5 litros V8 aspirado (tipo GK458) (774 MJ/stint) Pneus: Michelin Transmissão: X-Trac sequencial com 6 marchas mais ré, acionamento manual com sistema paddleshift Peso mínimo: 952 kg (definido por BoP) Tanque de combustível: 75 litros

Pilotos do carro #36:

NICO LAPIERRE Francês, 38 anos 2 de abril de 1984 Graduação: Platina 10ª temporada no WEC 60 largadas 16 vitórias 17 pole positions 43 pódios
1º no Hypercar Endurance World Championship com 57 pontos

15ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 3º na LMP1 em 2014 e na Hypercar em 2021
Melhor resultado em categoria: 1º na LMP2 em 2015, 2016, 2018 e 2019

ANDRÉ NEGRÃO Brasileiro, 29 anos 17 de junho de 1992 Graduação: Ouro 5ª temporada no WEC 32 largadas 4 vitórias 6 pole positions 23 pódios
1º no Hypercar Endurance World Championship com 57 pontos

6ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 3º em 2021
Melhor resultado em categoria: 1º na LMP2 em 2018 e 2019

MATTHIEU VAXIVIÈRE Francês, 27 anos 3 de dezembro de 1994 Graduação: Ouro 5ª temporada no WEC 31 largadas
1 vitória 3 pole positions 11 pódios
1º no Hypercar Endurance World Championship com 57 pontos

6ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 3º em 2021
Melhor resultado em categoria: 3º na LMP2 em 2020 e na Hypercar em 2021

GLICKENHAUS RACING Sede: Sleepy Hollow, New York (EUA) Fundador e Proprietário: James Glickenhaus Team Principal: Luca Ciancetti Diretor Técnico: Mark Tatham Carro: Glickenhaus 007 LMH Motor: 3,5 litros V8 Tutbo (Pipo Moteurs) (910 MJ/stint) Pneus: Michelin Transmissão: X-Trac sequencial com 7 marchas mais ré, acionamento manual por sistema paddleshift Peso mínimo: 1030 kg (definido por BoP) Tanque de combustível: 90 litros

Pilotos do carro #708:

ROMAIN DUMAS Francês, 44 anos 14 de dezembro de 1977 Graduação: Platina 9ª temporada no WEC 38 largadas 6 vitórias 7 pole positions 18 pódios
2º no Hypercar Endurance World Championship com 39 pontos

22ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 1º em 2010 e 2016
Melhor resultado em categoria: 1º na LMP1 em 2010 e 2016

OLIVIER PLA
Francês, 40 anos 22 de outubro de 1981 Graduação: Platina 9ª temporada no WEC 55 largadas 6 vitórias 13 pole positions 22 pódios
2º no Hypercar Endurance World Championship com 39 pontos

15ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 4º em 2021
Melhor resultado em categoria: 2º na LMP2 em 2013

PIPO DERANI
Brasileiro, 28 anos
12 de outubro de 1993
Graduação: Platina

5ª temporada no WEC
24 largadas
2 vitórias
2 pole positions
14 pódios
6º no Hypercar Endurance World Championship com 16 pontos

7ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 4º em 2021
Melhor resultado em categoria: 2º na LMGTE-PRO em 2017

Pilotos do carro #709:

RYAN BRISCOE
Australiano (naturalizado estadunidense), 40 anos
24 de setembro de 1981
Graduação: Platina

6ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 5º em 2021
Melhor resultado em categoria: 3º na LMGTE-PRO em 2016

RICHARD WESTBROOK
Britânico, 46 anos
10 de julho de 1975
Graduação: Platina

12ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 5º em 2021
Melhor resultado em categoria: 3º na LMGT2 em 2010 e na LMGTE-PRO em 2016 e 2020

FRANCK MAILLEUX
Francês, 37 anos
27 de maio de 1985
Graduação: Ouro

8ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 4º em 2021
Melhor resultado em categoria: 2º na LMP2 em 2011

 

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames