GUIA DE PILOTOS E EQUIPES DAS 24H DE LE MANS 2022 – CLASSE LMGTE-PRO

G

RIO DE JANEIRO – Antes que acabe – e pode ser que seja a última – apreciem sem moderação a disputa da classe LMGTE-PRO nas 24h de Le Mans que acontecem neste fim de semana. O regulamento atual está com os dias contados – a LMGTE-AM sai de cena após a edição de 2023 e para haver campeonato ano que vem, ACO e FIA têm de contar no mínimo com quatro inscrições.

O detalhe é que a esta altura do campeonato, Porsche e Ferrari – que são protagonistas desde 2012 da classe – já estão comprometidas com programas Hypercar. A Corvette entrou solo neste ano com um carro (tem dois em Le Mans), mas não basta. Os franceses trabalham silenciosamente, mas é melhor não alimentar esperanças: pode ser que não haja LMGTE-PRO no grid do WEC e, consequentemente, nas 24h de Le Mans do Centenário de inauguração da maior corrida de Endurance do mundo.

Pelo regulamento vigente, as equipes presentes têm de ter vínculo (ou não) com fábricas, carros construídos em 2022 com as devidas atualizações e pilotos profissionais, de graduação ouro ou platina. Vez ou outra uma exceção é aberta, mas é raro. Até o ano passado, por exemplo, havia Cooper MacNeil como piloto de graduação prata, destoando dos demais.

Esta é uma das divisões com pilotos brasileiros e chance de vitória existe, tanto para Daniel Serra, em busca do seu terceiro título em La Sarthe quanto para Felipe Fraga, que em 2019 venceu na pista mas o carro dele foi desclassificado – o piloto do Tocantins depois seria 2º na LMGTE-AM, com Aston Martin.

Vamos aos astros do que pode ser o último show da LMGTE-PRO nas 24h de Le Mans. Cinco dos sete inscritos correm pelos pontos em dobro do FIA WEC.

AF CORSE
Sede: Piacenza, Itália
Fundador e Proprietário: Amato Ferrari
Team Principal: Batti Pregliasco
Diretor Técnico: Luigi Urbinelli
Carro: Ferrari 488 GTE EVO
Motor: 3,9 litros V9 Biturbo (tipo F154CB)
Pneus: Michelin
Transmissão: Ferrari/X-Trac sequencial com 6 marchas mais ré, acionamento por paddleshift
Peso mínimo: 1269 kg (definido por BoP)
Tanque de combustível: 87 litros (definido por BoP)

Pilotos do carro #51:

ALESSANDRO PIER GUIDI
Italiano, 38 anos
18 de dezembro de 1983
Graduação: Platina

7ª temporada no WEC
35 largadas
10 vitórias
1 pole position
20 pódios
2º no World Endurance LMGTE com 43 pontos

7ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 20º em 2019 e 2021
Melhor resultado em categoria: 1º na LMGTE-PRO em 2019 e 2021

JAMES CALADO
Britânico, 33 anos
13 de junho de 1989
Graduação: Platina

8ª temporada no WEC
57 largadas
11 vitórias
2 pole positions
37 pódios
2º no World Endurance LMGTE com 43 pontos

8ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 20º em 2019 e 2021
Melhor resultado em categoria: 1º na LMGTE-PRO em 2019 e 2021

DANIEL SERRA
Brasileiro, 38 anos
24 de fevereiro de 1984
Graduação: Platina

5ª temporada no WEC
17 largadas
2 vitórias
2 pole positions
6 pódios

6ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 17º em 2017
Melhor resultado em categoria: 1º na LMGTE-PRO em 2017 e 2019

Pilotos do carro #52:

MIGUEL MOLINA
Espanhol, 33 anos
17 de fevereiro de 1989
Graduação: Platina

5ª temporada no WEC
28 largadas
1 vitória
1 pole position
10 pódios
5º no World Endurance LMGTE com 27 pontos

6ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 21º em 2017
Melhor resultado em categoria: 5º na LMGTE-PRO EM 2017

ANTONIO FUOCO
Italiano, 26 anos
20 de maio de 1996
Graduação: Platina

2ª temporada no WEC
8 largadas
1 vitória
3 pódios
5º no World Endurance LMGTE com 27 pontos

2ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: não completou em 2021

DAVIDE RIGON
Italiano, 35 anos
26 de agosto de 1986
Graduação: Platina

8ª temporada no WEC
54 largadas
5 vitórias
5 pole positions
24 pódios

8ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 21º em 2015 e 2017
Melhor resultado em categoria: 2º na LMGTE-PRO em 2015

CORVETTE RACING
Sede: New Hudson, Michigan (EUA)
General Motors CEO: Mary Barra
Team Principal: Laura Wontrop-Klauser
Diretor Técnico: Ben Johnson
Carro: Chevrolet Corvette C8.R
Motor: 5,5 litros V8 aspirado (restritor de 41.9 mm definido por BoP)
Pneus: Michelin
Transmissão: Corvette/X-Trac sequencial com 6 marchas mais ré, acionamento manual por paddleshift
Peso mínimo: 1269 kg (definido por BoP)
Tanque de combustível: 98 litros (definido por BoP)

Pilotos do carro #63:

ANTONIO GARCIA
Espanhol, 42 anos
5 de junho de 1980
Graduação: Platina

15ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 9º em 2006
Melhor resultado em categoria: 1º na LMGT1 em 2008 e 2009, 1º na LMGTE-PRO em 2011

JORDAN TAYLOR
Estadunidense, 31 anos
10 de maio de 1991
Graduação: Platina

8ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 12º em 2014
Melhor resultado em categoria: 1º na LMGTE-PRO em 2015

NICKY CATSBURG
Holandês, 34 anos
15 de fevereiro de 1988
Graduação: Platina

4ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 21º em 2021
Melhor resultado em categoria: 2º na LMGTE-PRO em 2021

Pilotos do carro #64:

TOMMY MILNER
Estadunidense, 36 anos
28 de janeiro de 1986
Graduação: Platina

Primeira temporada no WEC
2 largadas
1 pódio
4º no World Endurance LMGTE com 39 pontos

11ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 11º em 2011
Melhor resultado em categoria: 1º na LMGTE-PRO em 2011

NICK TANDY
Britânico, 37 anos
5 de novembro de 1984
Graduação: Platina

4ª temporada no WEC
21 largadas
2 vitórias
3 pole positions
13 pódios

10ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 1º em 2015
Melhor resultado em categoria: 1º na LMP1 em 2015

ALEXANDER SIMS
Britânico, 34 anos
15 de março de 1988
Graduação: Platina

2ª temporada no WEC
2 largadas
1 pódio

4ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 44º em 2021
Melhor resultado em categoria: 7º na LMGTE-PRO em 2021

RILEY MOTORSPORTS
Sede: Mooresville, North Carolina (EUA)
Fundadores: Bob e Bill Riley
Proprietário: Biil Riley
Team Principal: Bill Riley
Engenheiro de Pista: Adam Holland
Carro: Ferrari 488 GTE EVO
Motor: 3,9 litros V9 Biturbo (tipo F154CB)
Pneus: Michelin
Transmissão: Ferrari/X-Trac sequencial com 6 marchas mais ré, acionamento por paddleshift
Peso mínimo: 1269 kg (definido por BoP)
Tanque de combustível: 87 litros (definido por BoP)

Pilotos do carro #74:

FELIPE FRAGA
Brasileiro, 26 anos
5 de julho de 1995
Graduação: Ouro

4ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 26º em 2021
Melhor resultado em categoria: 2º na LMGTE-AM em 2021

SAM BIRD
Britânico, 35 anos
9 de janeiro de 1987
Graduação: Platina

9ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 11º em 2015
Melhor resultado em categoria: 3º na LMP2 em 2015

SHANE VAN GISBERGEN
Neozelandês, 33 anos
9 de maio de 1989
Graduação: Ouro

Primeira participação nas 24h de Le Mans

PORSCHE GT TEAM
Sede: Meuspath, Rhineland-Palatinate, Alemanha
CEO Porsche Motorsport: Thomas Laudenbach
Team Principal: Bernard Demmer
Engenheiros de Pista: Luca Maase e Adam Hardy
Carro: Porsche 911 RSR - 19
Motor: 4,2 litros Flat 6 cilindros aspirado (restritor de 30.7 mm definido por BoP)
Transmissão: Porsche sequencial com 6 marchas mais ré, acionamento manual por paddleshift
Peso mínimo: 1285 kg (definido por BoP)
Tanque de combustível: 102 litros (definido por BoP)

Pilotos do carro #91:

GIANMARIA BRUNI
Italiano, 41 anos
30 de maio de 1981
Graduação: Platina

9ª temporada no WEC
66 largadas
15 vitórias
13 pole positions
37 pódios
4º no World Endurance LMGTE com 34 pontos

14ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 13º em 2011
Melhor resultado em categoria: 1º na LMGT2 em 2008 e na LMGTE-PRO em 2012 e 2014

RICHARD LIETZ
Austríaco, 38 anos
17 de dezembro de 1983
Graduação: Platina

10ª temporada no WEC
72 largadas
9 vitórias
7 pole positions
33 pódios
4º no World Endurance LMGTE com 34 pontos

16ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 11º em 2010
Melhor resultado em categoria: 1º na LMGT2 em 2007 e 2010 e na LMGTE-PRO em 2013

FRED MAKOWIECKI
Francês, 41 anos
22 de novembro de 1980
Graduação: Platina

9ª temporada no WEC
39 largadas
5 vitórias
8 pole positions
26 pódios

12ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 16º em 2018
Melhor resultado em categoria: 2º na LMGTE-PRO em em 2012, 2018 e 2019

Pilotos do carro #92:

KÉVIN ESTRE
Francês, 33 anos
28 de outubro de 1988
Graduação: Platina

7ª temporada no WEC
35 largadas
8 vitórias
11 pole positions
24 pódios
1º no World Endurance LMGTE com 57 pontos

8ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 15º em 2018
Melhor resultado em categoria: 1º na LMGTE-PRO em 2018

MICHAEL CHRISTENSEN
Dinamarquês, 31 anos
28 de agosto de 1990
Graduação: Platina

7ª temporada no WEC
46 largadas
8 vitórias
8 pole positions
24 pódios
1º no World Endurance LMGTE com 57 pontos

8ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 15º em 2018
Melhor resultado em categoria: 1º na LMGTE-PRO em 2018

LAURENS VANTHOOR
Belga, 30 anos
5 de agosto de 1991
Graduação: Platina

3ª temporada no WEC
3 largadas
1 vitória
1 pódio

7ª participação nas 24h de Le Mans
Melhor resultado geral: 14º em 2016
Melhor resultado em categoria: 1º na LMGTE-PRO em 2018



                        
                            
            
        

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

1 Comentário

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames