GUIA DE PILOTOS E EQUIPES DAS 24H DE LE MANS 2022 – CLASSE LMGTE-PRO
RIO DE JANEIRO – Antes que acabe – e pode ser que seja a última – apreciem sem moderação a disputa da classe LMGTE-PRO nas 24h de Le Mans que acontecem neste fim de semana. O regulamento atual está com os dias contados – a LMGTE-AM sai de cena após a edição de 2023 e para haver campeonato ano que vem, ACO e FIA têm de contar no mínimo com quatro inscrições.
O detalhe é que a esta altura do campeonato, Porsche e Ferrari – que são protagonistas desde 2012 da classe – já estão comprometidas com programas Hypercar. A Corvette entrou solo neste ano com um carro (tem dois em Le Mans), mas não basta. Os franceses trabalham silenciosamente, mas é melhor não alimentar esperanças: pode ser que não haja LMGTE-PRO no grid do WEC e, consequentemente, nas 24h de Le Mans do Centenário de inauguração da maior corrida de Endurance do mundo.
Pelo regulamento vigente, as equipes presentes têm de ter vínculo (ou não) com fábricas, carros construídos em 2022 com as devidas atualizações e pilotos profissionais, de graduação ouro ou platina. Vez ou outra uma exceção é aberta, mas é raro. Até o ano passado, por exemplo, havia Cooper MacNeil como piloto de graduação prata, destoando dos demais.
Esta é uma das divisões com pilotos brasileiros e chance de vitória existe, tanto para Daniel Serra, em busca do seu terceiro título em La Sarthe quanto para Felipe Fraga, que em 2019 venceu na pista mas o carro dele foi desclassificado – o piloto do Tocantins depois seria 2º na LMGTE-AM, com Aston Martin.
Vamos aos astros do que pode ser o último show da LMGTE-PRO nas 24h de Le Mans. Cinco dos sete inscritos correm pelos pontos em dobro do FIA WEC.
AF CORSE Sede: Piacenza, Itália Fundador e Proprietário: Amato Ferrari Team Principal: Batti Pregliasco Diretor Técnico: Luigi Urbinelli Carro: Ferrari 488 GTE EVO Motor: 3,9 litros V9 Biturbo (tipo F154CB) Pneus: Michelin Transmissão: Ferrari/X-Trac sequencial com 6 marchas mais ré, acionamento por paddleshift Peso mínimo: 1269 kg (definido por BoP) Tanque de combustível: 87 litros (definido por BoP) Pilotos do carro #51: ALESSANDRO PIER GUIDI Italiano, 38 anos 18 de dezembro de 1983 Graduação: Platina 7ª temporada no WEC 35 largadas 10 vitórias 1 pole position 20 pódios 2º no World Endurance LMGTE com 43 pontos 7ª participação nas 24h de Le Mans Melhor resultado geral: 20º em 2019 e 2021 Melhor resultado em categoria: 1º na LMGTE-PRO em 2019 e 2021 JAMES CALADO Britânico, 33 anos 13 de junho de 1989 Graduação: Platina 8ª temporada no WEC 57 largadas 11 vitórias 2 pole positions 37 pódios 2º no World Endurance LMGTE com 43 pontos 8ª participação nas 24h de Le Mans Melhor resultado geral: 20º em 2019 e 2021 Melhor resultado em categoria: 1º na LMGTE-PRO em 2019 e 2021 DANIEL SERRA Brasileiro, 38 anos 24 de fevereiro de 1984 Graduação: Platina 5ª temporada no WEC 17 largadas 2 vitórias 2 pole positions 6 pódios 6ª participação nas 24h de Le Mans Melhor resultado geral: 17º em 2017 Melhor resultado em categoria: 1º na LMGTE-PRO em 2017 e 2019 Pilotos do carro #52: MIGUEL MOLINA Espanhol, 33 anos 17 de fevereiro de 1989 Graduação: Platina 5ª temporada no WEC 28 largadas 1 vitória 1 pole position 10 pódios 5º no World Endurance LMGTE com 27 pontos 6ª participação nas 24h de Le Mans Melhor resultado geral: 21º em 2017 Melhor resultado em categoria: 5º na LMGTE-PRO EM 2017 ANTONIO FUOCO Italiano, 26 anos 20 de maio de 1996 Graduação: Platina 2ª temporada no WEC 8 largadas 1 vitória 3 pódios 5º no World Endurance LMGTE com 27 pontos 2ª participação nas 24h de Le Mans Melhor resultado geral: não completou em 2021 DAVIDE RIGON Italiano, 35 anos 26 de agosto de 1986 Graduação: Platina 8ª temporada no WEC 54 largadas 5 vitórias 5 pole positions 24 pódios 8ª participação nas 24h de Le Mans Melhor resultado geral: 21º em 2015 e 2017 Melhor resultado em categoria: 2º na LMGTE-PRO em 2015 CORVETTE RACING Sede: New Hudson, Michigan (EUA) General Motors CEO: Mary Barra Team Principal: Laura Wontrop-Klauser Diretor Técnico: Ben Johnson Carro: Chevrolet Corvette C8.R Motor: 5,5 litros V8 aspirado (restritor de 41.9 mm definido por BoP) Pneus: Michelin Transmissão: Corvette/X-Trac sequencial com 6 marchas mais ré, acionamento manual por paddleshift Peso mínimo: 1269 kg (definido por BoP) Tanque de combustível: 98 litros (definido por BoP) Pilotos do carro #63: ANTONIO GARCIA Espanhol, 42 anos 5 de junho de 1980 Graduação: Platina 15ª participação nas 24h de Le Mans Melhor resultado geral: 9º em 2006 Melhor resultado em categoria: 1º na LMGT1 em 2008 e 2009, 1º na LMGTE-PRO em 2011 JORDAN TAYLOR Estadunidense, 31 anos 10 de maio de 1991 Graduação: Platina 8ª participação nas 24h de Le Mans Melhor resultado geral: 12º em 2014 Melhor resultado em categoria: 1º na LMGTE-PRO em 2015 NICKY CATSBURG Holandês, 34 anos 15 de fevereiro de 1988 Graduação: Platina 4ª participação nas 24h de Le Mans Melhor resultado geral: 21º em 2021 Melhor resultado em categoria: 2º na LMGTE-PRO em 2021 Pilotos do carro #64: TOMMY MILNER Estadunidense, 36 anos 28 de janeiro de 1986 Graduação: Platina Primeira temporada no WEC 2 largadas 1 pódio 4º no World Endurance LMGTE com 39 pontos 11ª participação nas 24h de Le Mans Melhor resultado geral: 11º em 2011 Melhor resultado em categoria: 1º na LMGTE-PRO em 2011 NICK TANDY Britânico, 37 anos 5 de novembro de 1984 Graduação: Platina 4ª temporada no WEC 21 largadas 2 vitórias 3 pole positions 13 pódios 10ª participação nas 24h de Le Mans Melhor resultado geral: 1º em 2015 Melhor resultado em categoria: 1º na LMP1 em 2015 ALEXANDER SIMS Britânico, 34 anos 15 de março de 1988 Graduação: Platina 2ª temporada no WEC 2 largadas 1 pódio 4ª participação nas 24h de Le Mans Melhor resultado geral: 44º em 2021 Melhor resultado em categoria: 7º na LMGTE-PRO em 2021 RILEY MOTORSPORTS Sede: Mooresville, North Carolina (EUA) Fundadores: Bob e Bill Riley Proprietário: Biil Riley Team Principal: Bill Riley Engenheiro de Pista: Adam Holland Carro: Ferrari 488 GTE EVO Motor: 3,9 litros V9 Biturbo (tipo F154CB) Pneus: Michelin Transmissão: Ferrari/X-Trac sequencial com 6 marchas mais ré, acionamento por paddleshift Peso mínimo: 1269 kg (definido por BoP) Tanque de combustível: 87 litros (definido por BoP) Pilotos do carro #74: FELIPE FRAGA Brasileiro, 26 anos 5 de julho de 1995 Graduação: Ouro 4ª participação nas 24h de Le Mans Melhor resultado geral: 26º em 2021 Melhor resultado em categoria: 2º na LMGTE-AM em 2021 SAM BIRD Britânico, 35 anos 9 de janeiro de 1987 Graduação: Platina 9ª participação nas 24h de Le Mans Melhor resultado geral: 11º em 2015 Melhor resultado em categoria: 3º na LMP2 em 2015 SHANE VAN GISBERGEN Neozelandês, 33 anos 9 de maio de 1989 Graduação: Ouro Primeira participação nas 24h de Le Mans PORSCHE GT TEAM Sede: Meuspath, Rhineland-Palatinate, Alemanha CEO Porsche Motorsport: Thomas Laudenbach Team Principal: Bernard Demmer Engenheiros de Pista: Luca Maase e Adam Hardy Carro: Porsche 911 RSR - 19 Motor: 4,2 litros Flat 6 cilindros aspirado (restritor de 30.7 mm definido por BoP) Transmissão: Porsche sequencial com 6 marchas mais ré, acionamento manual por paddleshift Peso mínimo: 1285 kg (definido por BoP) Tanque de combustível: 102 litros (definido por BoP) Pilotos do carro #91: GIANMARIA BRUNI Italiano, 41 anos 30 de maio de 1981 Graduação: Platina 9ª temporada no WEC 66 largadas 15 vitórias 13 pole positions 37 pódios 4º no World Endurance LMGTE com 34 pontos 14ª participação nas 24h de Le Mans Melhor resultado geral: 13º em 2011 Melhor resultado em categoria: 1º na LMGT2 em 2008 e na LMGTE-PRO em 2012 e 2014 RICHARD LIETZ Austríaco, 38 anos 17 de dezembro de 1983 Graduação: Platina 10ª temporada no WEC 72 largadas 9 vitórias 7 pole positions 33 pódios 4º no World Endurance LMGTE com 34 pontos 16ª participação nas 24h de Le Mans Melhor resultado geral: 11º em 2010 Melhor resultado em categoria: 1º na LMGT2 em 2007 e 2010 e na LMGTE-PRO em 2013 FRED MAKOWIECKI Francês, 41 anos 22 de novembro de 1980 Graduação: Platina 9ª temporada no WEC 39 largadas 5 vitórias 8 pole positions 26 pódios 12ª participação nas 24h de Le Mans Melhor resultado geral: 16º em 2018 Melhor resultado em categoria: 2º na LMGTE-PRO em em 2012, 2018 e 2019 Pilotos do carro #92: KÉVIN ESTRE Francês, 33 anos 28 de outubro de 1988 Graduação: Platina 7ª temporada no WEC 35 largadas 8 vitórias 11 pole positions 24 pódios 1º no World Endurance LMGTE com 57 pontos 8ª participação nas 24h de Le Mans Melhor resultado geral: 15º em 2018 Melhor resultado em categoria: 1º na LMGTE-PRO em 2018 MICHAEL CHRISTENSEN Dinamarquês, 31 anos 28 de agosto de 1990 Graduação: Platina 7ª temporada no WEC 46 largadas 8 vitórias 8 pole positions 24 pódios 1º no World Endurance LMGTE com 57 pontos 8ª participação nas 24h de Le Mans Melhor resultado geral: 15º em 2018 Melhor resultado em categoria: 1º na LMGTE-PRO em 2018 LAURENS VANTHOOR Belga, 30 anos 5 de agosto de 1991 Graduação: Platina 3ª temporada no WEC 3 largadas 1 vitória 1 pódio 7ª participação nas 24h de Le Mans Melhor resultado geral: 14º em 2016 Melhor resultado em categoria: 1º na LMGTE-PRO em 2018
Obrigado pela matéria excelente!