IMSA: anunciados 49 carros para as 6h de Watkins Glen

RIO DE JANEIRO – Passada a ressaca das 24h de Le Mans, é hora de o IMSA Weathertech SportsCar Championship acelerar no último domingo deste mês com um clássico do Endurance: 7ª etapa da temporada completa e terceira do IMSA Michelin Endurance Cup, a Sahlen Six Hours of Glen conta com um total de 49 carros distribuídos pelas cinco categorias da competição – DPi, LMP2, LMP3, GTD Pro e GTD.

E poderiam ser mais: dois carros LMP2 esperados para essa corrida foram retirados de última hora, com o #22 da United Autosports alijado por conta de um procedimento cirúrgico do piloto bronze Jim McGuire. Sem substitutos, a equipe de Richard Dean fica fora. A inscrição extra da Era Motorsport em parceria com a M-Sport ficou para uma próxima, possivelmente Road America e, ao que tudo indica, Petit Le Mans também.

Desse total anunciado, 25 são modelos Esporte-Protótipos e 24 Grã-Turismo, o que é um movimento raro na competição – normalmente é o inverso.

Na DPi, com Oliver Jarvis e Tom Blomqvist na ponta da tabela somando 10 de vantagem sobre Ricky Taylor e Filipe Albuquerque, três formações contam com três pilotos e as demais com dois, somente. Entre as equipes com três carros estão a Action Express com seus dois Cadillac e a JDC-Miller, que lidera o IMEC com 24 pontos, dois à frente de Taylor/Albuquerque (mais Will Stevens, que está fora) e também de Pipo Derani – o único brasileiro na lista da principal classe e Mike Conway (Tristan Nunez passou à condição de reserva).

Derani, aliás, conta com Olivier Pla como novo parceiro fixo e busca acabar com um incômodo neste campeonato: atual campeão, ele ainda não chegou ao topo do pódio – foi três vezes 3º colocado. E ainda perdeu o resultado de pista em Detroit por falta de peso em seu Cadillac DPi-V.R – isso faz com que o piloto de 28 anos esteja apenas em 6º na tabela, com 1851 pontos.

Assim como a DPi, a LMP2 tem um plantel recheado de pilotos que estiveram na última edição das 24h de Le Mans, entre eles o vencedor da LMGTE-AM Ben Keating. No IMEC, o texano de 50 anos lidera na formação com Mikkel Jensen e Scott Huffaker a bordo do #52 da PR1/Mathiasen, somando 27 pontos contra 26 do trio do Racing Team Nederland.

Mas na geral, Henrik Hedman e Juan Pablo Montoya – que em Glen correrá outra vez com o filho Sebastián, de 17 anos – comandam a tabela com 972 unidades, nove à frente de Ryan Dalziel e Dwight Merriman, da Era Motorsports.

A LMP3 terá o maior plantel de protótipos – onze – da prova e alguns assentos ainda estão disponívels na Mühlner Motorsports (só Ugo de Wilde confirmado) e na Forty7 Motorsports (Anthony Mantella e Matt Bell esperam pelo último colega).  No mais, são onze escuderias distintas, alinhando sete modelos Ligier JS P320 e quatro Duqueine D30-M08.

No IMEC, a liderança é da Sean Creech Motorsports, com João Barbosa /Malthe Jakobsen/Lance Willsey somando 27 pontos – dois a mais que Felipe Fraga/Gar Robinson/Kay Van Berlo, da Riley. O brasileiro volta aos EUA após um outro ‘pulinho’ na Itália – Fraga disputa neste fim de semana mais uma rodada do DTM, em Imola.

No campeonato completo, onde a subclasse só disputou duas provas em Sebring e Mid-Ohio, Fraga e Robinson estão em 6º lugar com 583. Líderes da tabela com 688, Ari Balogh e Garett Grist terão a companhia de Nolan Siegel nas 6h de Watkins Glen.

A GTD Pro está de volta após a ausência nos dois eventos recentes, trazendo sete carros no plantel e de sete construtores diferentes, com o retorno da Risi Competizione e a Ferrari #62 que será guiada por Daniel Serra e Davide Rigon. Haverá ainda um Corvette, um Porsche, um Lexus, um Aston Martin, uma BMW e uma Mercedes-AMG.

Antonio Garcia, que vai desta vez apenas com Jordan Taylor a bordo, lidera no IMEC com 23 pontos (o outro piloto é Nicky Catsburg) e na geral eles têm 50 a menos que Matt Campbell e Mathieu Jaminet – Felipe Nasr estará ausente neste fim de semana no #9 da Pfaff Motorsports.

A outra presença brasileira além de Daniel Serra será a de Augusto Farfus, inscrito na BMW #25 junto a John Edwards e Connor de Philippi. Na Vasser Sullivan, ainda não foi definido quem vai no #14 junto a Kyle Kirkwood e Ben Barnicoat, enquanto no Mercedes da Weathertech Racing, Cooper MacNeil terá a companhia de Mikaël Grenier e Maro Engel.

Na GTD, voltam à ativa as equipes NTE Sport/SSD e Hardpoint, ausentes dos últimos eventos por problemas de logística, além da Magnus Racing com seu Aston Martin, bem como a AF Corse e a Cetilar Racing, garantindo duas Ferrari 488 GT3 no grid. Assim, o total é de nove construtores representados e a Mercedes-AMG terá três desses inscritos porque a Winward Racing amplia sua operação para dois carros, inscrevendo o #56 para Alec Udell e mais dois pilotos por definir.

Duas trincas lideram no IMEC com 22 pontos – Brendan Iribe/Ollie Millroy/Jordan Pepper (Inception Racing) e Luis Pérez-Companc/Simon Mann/Toni Vilander (AF Corse). Na geral, entretanto, Stevan McAleer, do Team Korthoff, comanda a classificação com 1520 pontos contra 1486 de Jan Heylen e Ryan Hardwick, que nesta etapa correm na companhia do canadense Zach Robichon.

Comentários