Vacinação dizima grid da IMSA no Canadá: 26 carros são aguardados em Mosport

RIO DE JANEIRO  – A vacinação (ou melhor, a falta dela) de Covid-19 obrigatória para a entrada em território canadense vai dizimar o grid do Chevrolet Grand Prix, 8ª etapa do IMSA Weathertech SportsCar Championship, no próximo domingo. A etapa marca a volta do Canadá e do Canadian Tire Motorsports Park (Mosport) após dois anos de ausência em razão da Pandemia.

E apesar dos esforços da International Motor Sports Association, as equipes não colaboraram: com vários integrantes sem caderneta de vacinação, muitos times não vão atravessar a fronteira – e embora a lista inicial tenha uma relação de 27 carros, o total será reduzido a 26 por conta da ausência (pelo menos por enquanto) da Wright Motorsports: o piloto Ryan Hardwick é um dos ‘antivax’ e vários membros do time também não se imunizaram contra o Coronavírus.

Apesar de se dizer ‘desapontado’ por não poder correr no Canadá, certo é que Hardwick infelizmente faz parte de uma fatia bastante grande da população mundial, que se recusa a se vacinar mesmo com todos os mais de 500 milhões de casos espalhados no planeta (eu fui um deles) e 1,04 milhão de mortos só no território dos EUA. O Brasil tem 32 milhões de casos e + de 670 mil mortes, fora as subnotificações.

O Team Korthoff, que tinha Stevan McAleer como líder antes da prova de Glen – aliás, a classificação do campeonato não foi atualizada ainda por conta de uma barafunda ocasionada pela ausência de tempo mínimo de pilotagem nas 6h de Watkins Glen em quase uma dezena de carros – no #32 inclusive – também não vai à etapa do Canadá e tampouco a Inception Racing: Bas Leinders, o Team Principal, garante que não é pelo Covid: o time está integralmente vacinado – possivelmente, por outra razão o McLaren 720S GT3 não será visto no CTMP.

Pipo Derani será o único brasileiro no evento: Felipe Fraga tem compromisso no DTM e será substituído no #74 da Riley Motorsports que venceu as 6h de Watkins Glen na LMP3 pelo australiano Scott Andrews.

Do total de carros (a LMP2 estará ausente e só retorna em Road America), seis são protótipos DPi – os mesmos full season, além de sete LMP3 – incluindo o #54 da CORE Autosport, que tem dezenas de membros não-vacinados e terá de contratar mão de obra local para trabalhar no carro em Mosport, seis GTD Pro e sete GTD, com a volta da Rick Ware Racing e o Acura #51 para Aidan Read e Ryan Eversley. Esse carro só participa das provas do certame paralelo IMSA Weathertech Sprint Cup – aliás, a GTD só compete pelos pontos nesse campeonato, que chega no Canadá à sua 5ª etapa.

O Lamborghini da CarBahn with Peregrine Racing, que foi parcial e seriamente destruído num acidente durante as 6h de Watkins Glen, consta da relação inicial mas a participação do #39 não é posta em dúvida para o próximo fim de semana – ao menos, por enquanto.

A corrida será disputada em 2h40min de duração e a largada para o Chevrolet Grand Prix será às 16h de Brasília.

Em tempo: não só o evento principal será atrapalhado pela questão da vacinação. O IMSA Michelin Pilot Challenge, com 36 carros na relação inicial e o IMSA Prototype Challenge, com catorze, podem perder vários times com vistas ao fim de semana.

 

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