24h de Spa-Francorchamps: Team WRT começa na ponta

RIO DE JANEIRO – O Team WRT abriu oficialmente os trabalhos para a 74ª edição das 24h de Spa-Francorchamps, que se disputam neste fim de semana, como a melhor equipe do primeiro treino livre – com a presença de todos os 66 carros inscritos na disputa, 22 deles marcando pontos para os construtores envolvidos no Intercontinental GT Challenge (IGTC), que terá sua 2ª etapa em paralelo com a disputa do GT World Challenge Europe Endurance.

O piloto belga Dries Vanthoor foi o mais veloz com o Audi #32 ao marcar 2’17″858 numa sessão de treinos onde houve quatro interrupções por bandeira vermelha. A apenas 17 milésimos do compatriota, Alessio Picariello levou o Porsche #24 da Herberth Motorsport ao 2º lugar da folha de tempos – mais rápido entre os inscritos da Pro-Am.

Lucas Auer foi o terceiro com o Mercedes-AMG #57 da Winward Racing e o mais veloz entre os pilotos e equipes da subclasse Gold Cup. Atrás do austríaco veio a BMW #98 da ROWE Racing com o brasileiro Augusto Farfus e outra M4 GT3 na sequência, a #34 da Walkenhorst Motorsport (Gold Cup), tripulada na melhor passagem por Jens Klingmann.

Seis marcas diferentes figuraram no top 10: além das potências germânicas, a AF Corse ficou em 6º com a melhor Ferrari e o Lamborghini Huracán da Barwell foi o nono colocado, representando a marca de Sant’Agata.

Os quatro incidentes da manhã tiveram como protagonistas, primeiro, a equipe francesa AGS Events: o Lamborghini #8 da Gold Cup teve problemas com Nicolas Gomar a bordo – o carro do time de Loris Cabirou (que está entre os mais de 200 pilotos presentes) acabou a manhã em sexagésimo-terceiro.

A intervenção mais longa de bandeira vermelha aconteceria com Nico Müller e o Audi #46 do Team WRT que tem entre os pilotos a lenda da MotoGP Valentino Rossi. Uma saída de pista do suíço deixou a trinca que tem o local Fred Vervisch na décima-sétima colocação ao final do FP1. Depois, Hubert Haupt parou na brita da veloz curva Pouhon com o Mercedes-AMG #5 de sua própria escuderia e, por fim, Maxime Oosten bateu em Raidillon com a BMW M4 GT3 do time de Samantha Tan – único dos acidentados que chegou aos boxes via flatbed – aquele caminhão com uma plataforma de reboque.

A Iron Lynx, que lidera o GTWC Europe Endurance com Daniel Serra/Davide Rigon/Antonio Fuoco ficou apenas em 23º com a Ferrari 488 GT3 Evo de dorsal #71, com a marca de 2’18″830. Felipe Nasr e seus parceiros Mathieu Jaminet e Matt Campbell, com o Porsche da EMA Motorsport, apareceram em 51º – 2’19″766, logo atrás da Ferrari #83 das Iron Dames. A BMW do time de Samantha Tan, mesmo com o acidente sofrido no treino, ficou em 59º e a Mercedes-AMG da saudita Reema Juffali, em sexagésimo – e o melhor carro entre os dois únicos inscritos da Bronze Cup.

Faltou citar a Silver Cup, uma das cinco subclasses de carros das 24h de Spa e o mais rápido dessa divisão no primeiro treino livre foi o Audi da Attempto Racing com o quarteto formado por Juso Puhakka/Marius Zug/Alex Aka/Nicolas Schöll, com a décima-sexta colocação.

Comentários