24h de Spa: lista definitiva contempla 66 carros

RIO DE JANEIRO – A SRO comunica oficialmente que o total de carros na lista definitiva para a edição 2022 das 24h de Spa-Francorchamps foi encorpado com a adição de mais um inscrito na subclasse Gold Cup, atingindo portanto 66 inscritos.

O Team GetSpeed, com as cores da Race Taxi, vai colocar mais uma Mercedes-AMG GT3 na disputa: será a número #44 com Patrick Assenheimer, Axel Blom, Michael Blanchemain e Jim Pla. O total de carros dessa divisão aumenta para 15 – ainda menor que o da Pro Cup com 23 inscritos e a Silver Cup, que conta com dezoito entradas.

Das equipes constantes da entry list das 24h de Spa, ainda há assentos por definir: a Dinamic Motorsport, que tem um carro na Gold Cup, não definiu o quarto integrante da tripulação que já conta com Mauro Calamia, Marius Nakken e Giorgio Roda no Porsche #56.

As dúvidas também estão presentes em dois times Pro-Am: no Porsche #24 da Herberth Motorsport, constam Alessio Picariello, Niki Leutwiler e Stefan Aust – faltando, portanto, um quarto tripulante. E no único Bentley do plantel, da Classic & Modern Racing (CMR), o piloto belga Nigel Bailly, que tem mobilidade reduzida, está garantido junto a Antonin Borga e ao compatriota Stéphane Lemeret. Matthieu de Robiano, que se acidentou em Imola na abertura do certame, não está ainda garantido.

Pelas regras da SRO, do GT World Challenge Europe Endurance e do Intercontinental GT Challenge, em eventos de duração superior a 6h as tripulações das classes Pro-Am e Bronze correm obrigatoriamente com quatro pilotos. Na Silver e na Gold, de três a quatro participantes são permitidos. Somente na classe Pro podem se revezar três nomes em caráter oficial.

Por falar em três nomes, o Brasil estará representado por três pilotos em três construtores diferentes: vencedor em Paul Ricard e líder do GTWC Europe Endurance, Daniel Serra defende a Ferrari e a Iron Lynx, atual campeã das 24h de Spa; Augusto Farfus vai com a BMW #98 da ROWE Racing com o modelo M4 GT3 que ele exaustivamente desenvolveu; e Felipe Nasr foi chamado pela Porsche para andar no #74 da australiana EMA Motorsport com seus colegas de triunfo em Daytona e futuros integrantes do programa Porsche-Penske LMDh – Matt Campbell e Mathieu Jaminet.

Outro destaque, como já dito anteriormente, é a presença de seis mulheres – uma tripulação inteira no #85 das Iron Dames com Doriane Pin junto ao trio do WEC e ELMS formado por Michelle Gätting, Rahel Frey e Sarah Bovy, além da canadense Samantha Tan com sua própria organização junto a Nick Wittmer, Maxime Ooster e Harry Gottsacker e da saudita Reema Juffali, que alinha num dos dois inscritos da Bronze Cup pela SPS Automotive Performance junto a George Kurtz, Valentin Pierburg e Ian Loggie.

Pilotos de 37 nacionalidades diferentes – mais que na disputa das 24h de Le Mans deste ano – vão compor o grid. E ainda há Alexander Malykhin inscrito como ‘neutro’ por conta das sanções à Rússia e Seb Priaulx, curiosamente, aparece com a bandeira das Ilhas Guernsey, que pertencem ao Reino Unido.

Além do Brasil com Serra, Farfus e Nasr, Argentina (Ezequiel Pérez-Companc), Venezuela (Manuel Maldonado), Colômbia (Óscar Tunjo) e Chile (Benjamin Hites) representam a América do Sul e o México engrossa a delegação latina com a participação de Luis Michael Dörbecker e de Diego Menchaca.

Nove marcas vão disputar a corrida, que se realiza pela 74ª vez: Mercedes-AMG, antes empatada com a Porsche no total de carros inscritos, com a participação de mais um carro da GetSpeed sobe para 14 e se isola no topo da relação. A casa do cavalinho empinado de Stuttgart tem 13 carros confirmados e outra marca alemã – a Audi – comparece com 12.

Lamborghini (do Volkswagen Auto Group, feito Audi e Porsche) tem nove carros. Ferrari e BMW, cinco cada. McLaren, quatro. Aston Martin, três e Bentley, cujo Continental nem é mais desenvolvido oficiosamente, um. Desta vez, não temos nenhum dos construtores japoneses – seja Toyota (via Lexus) ou Honda (via Acura).

Comentários