6h de Monza: 38 carros com a estreia – finalmente! – da Peugeot na 4ª etapa do WEC

RIO DE JANEIRO – Pelo segundo ano consecutivo, um dos templos da velocidade receberá uma etapa do Mundial de Endurance (FIA WEC). Domingo, a partir das 7h da manhã de Brasília, acontece a disputa das 6h de Monza, quarto evento do calendário da temporada 2022.

A tão aguardada estreia do Hypercar Peugeot 9X8 finalmente acontecerá: o construtor francês diz estar ‘pronto’ após 15 mil km de testes percorridos, incluindo um teste de Endurance de 36h qualificando o novo carro como apto a disputar uma prova da modalidade, marcando o retorno da marca do leão às provas longas após onze anos, desde o fim do Intercontinental Le Mans Cup e a supressão do desenvolvimento do programa do WEC em 2012 – que estava a pleno vapor quando veio o telefonema-bomba mandando cancelar tudo, inclusive o teste em Sebring.

O grid para a corrida terá o maior total de carros do ano, excluindo, claro, as 24h de Le Mans. São 38 inscritos, com a retirada do Team Penske, agora envolvido com o desenvolvimento do Porsche 963 LMDh para o próximo ano. Dessa forma, o plantel terá seis Hypercars, 14 LMP2, cinco LMGTE-PRO e 13 LMGTE-AM.

De acordo com a listagem oficial do último dia 21 de junho, Pipo Derani estará no #708 da Glickenhaus, que correrá em matiz azul-claro, lembrando vagamente o Alpine de outro brasileiro, André Negrão. Por sinal, o trio da Alpine ainda continua líder do WEC, mas a vantagem para a Toyota foi para o espaço após as 24h de Le Mans: Negrão e seus parceiros Matthieu Vaxivière e Nico Lapíerre somam apenas três pontos de avanço sobre a Toyota de Brendon Hartley, Sébastien Buemi e Ryo Hirakawa – 81 a 78.

Na LMP2, com a debandada de Sébastien Ogier por ‘pressões familiares’, palavras do multicampeão do WRC, Paul-Loup Chatin chega para completar a temporada no #1 da Richard Mille junto aos compatriotas Charles Milesi e Lilou Wadoux. Na ARC Bratislava, consta o nome de Mathias Beche na relação, mas fontes asseguram que Bent Viscaal estará no #44 junto a Tijmen Van der Helm e ao patrão-piloto Miro Konôpka.

A vitória em Le Mans deu ao trio Antonio Félix da Costa/Will Stevens/Roberto González o topo da classificação após três provas, com 77 pontos, onze a mais que Josh Pierson e Oliver Jarvis, da United Autosports. O trio da Prema é 3º colocado com 60, seguidos pela WRT, atual campeã da categoria, com 53 unidades.

O plantel da LMGTE-PRO não tem mudança alguma no lineup de pilotos das três escuderias inscritas. E na classificação do campeonato, Gianmaria Bruni corre em casa defendendo a liderança alcançada com a vitória em La Sarthe, ao lado de Richard Lietz. Os pilotos do #91 têm três pontos de frente – 84 a 81 para Michael Christensen e Kévin Estre, eleitos para o programa Porsche-Penske LMDh. Ale Pier Guidi e James Calado vêm em 3º com 79 e ainda conservam esperanças de título.

Entre os LMGTE-AM, poucas mudanças, exceto o retorno de Patrick Lindsey ao Porsche #88 e de Matteo Cressoni e Giancarlo Fisichella à Ferrari #60 da IronLynx. No mais, Ben Keating e Marco Sörensen compartilham a dianteira da classificação do FIA Endurance Trophy da divisão, somando 97 pontos contra 89 do trio da NorthWest AMR formado por Paul Dalla Lana/Nicki Thiim/David Pittard.

E mesmo com uma prova a menos, o português Henrique Chaves, que compõe agora o trio do #33 da TF Sport, tem mais pontos que Christian Ried/Seb Priaulx/Harry Tincknell, que vêm em quarto na tabela. Em Le Mans, somente oito das 13 formações que brigaram pelos pontos na 3ª etapa chegaram ao final.

Comentários

  • Rodrigo, como sempre… preciso, detalhista sem ser prolixo. Mais um excelente texto. Quando nós do IndyCast Brasil falamos que Rodrigo Mattar é o mais especializado jornalista de automobilismo no Brasil, não mentimos.

    Fabio e Equipe IndyCast Brasil