Cadillac LMDh já faz primeiros quilômetros

Ainda sem codinome definido pela fábrica, o Cadillac LMDh que será visto no WEC, 24h de Le Mans e IMSA andou em Putnam Park com o neozelandês Earl Bamber

RIO DE JANEIRO – Chega logo, 2023! A sensação é de ansiedade a cada momento em que aparece um carro novo com vistas ao próximo ano no Endurance mundial. Já chegou o inovador Peugeot 9×8. Foi lançado o Porsche 963 LMDh. A Ferrari Hypercar andou em Fiorano.

Agora foi a vez do novo Cadillac LMDh completar seus primeiros quilômetros para verificação de sistemas, tendo a bordo o neozelandês Earl Bamber, antigo piloto oficial da Porsche e hoje vinculado à marca estadunidense via Chip Ganassi Racing.

O novo protótipo, ainda sem codinome definido pela montadora, foi testado em Putnam Park, a mesma pista do estado do Wisconsin onde o primeiro DPi do construtor andou há seis anos. As primeiras voltas aconteceram na última quinta-feira.

A foto dá nas vistas o seguinte: o Cadillac LMDh que aí está é absolutamente diferente daquele visto há meses no vídeo e no lançamento oficiais do projeto, onde confirmou-se que a Chip Ganassi Racing e a AX Racing serão os times representantes na IMSA e FIA WEC (neste último, somente a Ganassi).

Concebido sobre a plataforma Dallara, o carro causou excelente impressão em Earl Bamber.

“Foi emocionante entrar e sentar no Cadillac pela primeira vez e ter uma ideia de como será o futuro. Tanto trabalho foi feito no carro para 2023 e mal posso esperar para vê-lo ‘decolar’ na próxima temporada. Esse teste foi um esforço monumental de grupo entre Dallara, Chip Ganassi Racing e Cadillac”, disse o neozelandês.

O carro será dotado de uma unidade mecânica 5,5 litros V8 DOHC, coligada ao sistema híbrido padrão dos competidores que optaram pela plataforma LMDh e desenvolvido conjuntamente entre Bosch, Williams Technologies e X-Trac.

“Esse foi só o começo de uma série de treinos de preparação para o próximo ano, com um viés bem agressivo e muita quilometragem”, garante a gerente de motorsport do Grupo General Motors, Laura Wontrop-Klauser. “Nossa equipe de trabalho está dedicada a continuar a rica herança de vitórias da Cadillac na pista”, assentiu.

Após a construção do primeiro carro, a Cadillac dedicar-se-á ao trabalho de finalização dos outros exemplares e assim iniciar de forma mais intensiva os testes de desenvolvimento da máquina que estreia oficialmente em janeiro de 2023, nas 24h de Daytona.

Sobre os demais construtores LMDh, a Acura fará o primeiro rollout do seu ARX-06C em até dez dias e o novo BMW V8 LMDh testa pela primeira vez no fim deste mês.

Comentários