ELMS, 4h de Monza: pole da TDS Racing com Beche e Pietro Fittipaldi é P3

E

SÃO PAULO – O suíço Mathias Beche conquistou para a TDS Racing x Vaillante, 4ª colocada na LMP2 na última edição das 24h de Le Mans, a pole position para as 4h de Monza, terceira etapa da temporada 2022 do European Le Mans Series. O carro #31 que terá durante a corrida o holandês Tijmen van der Helm e o bronze Philippe Cimadomo, rejeitado em Le Mans, percorreu os 5,793 km do lendário circuito italiano em 1’38″032, média de 212,734 km/h. Em segundo, ficou o #65 da atual vencedora da disputa, a Panis Racing. Job van Uitert, que classificou o carro da equipe francesa, ficou a 0″281 da pole.

A excelente notícia do dia foi a performance de Pietro Fittipaldi no #43 da Inter Europol Competition. Com um carro melhor desde a prova de Imola, o piloto de recém-completos 26 anos conseguiu a 3ª posição no grid, com 1’38″568. A Algarve Pro Racing, com um dos LMP2 Pro-Am presentes, obteve um lugar na segunda fila, com James Allen a bordo na qualificação.

Quem tranquilamente poderia estar entre os cinco primeiros seria o Racing Team Turkey, com boas voltas do antigo piloto de testes e reserva da Williams Jack Aitken. Mas o britânico teve seu melhor giro na qualificação deletado por abuso de track limits. Assim, o #34 larga apenas em décimo. Na 3ª fila, estarão a Cool Racing e a Prema, líder do campeonato.

Num grid onde os 13 primeiros ficaram dentro do mesmo segundo, a United Autosports foi relegada apenas ao sétimo posto, com a Duqueine em oitavo e a IDEC Sport com o nono tempo.

Na classe LMP3, cujo treino foi atrapalhado por uma bandeira vermelha, o #17 da Cool Racing foi soberano: o carro do trio Mike Benham/Malthe Jakobsen/Maurice Smith ficou com a melhor volta do dia em 1’43″627 – mais de sete décimos abaixo do 2º colocado, que por um escasso milésimo de segundo foi o #13 da Inter Europol Competition, superando o #3 da United Autosports. O outro protótipo Ligier do time britânico fechou com a quarta marca, tendo a RLR MSport conquistado as posições seguintes.

Já o único não-Ligier inscrito, o Duqueine D30-M08 da DKR Engineering, ficou com a última colocação do plantel de 13 carros da classe.

Entre os LMGTE, deu Porsche na terra da Ferrari e com um carro cuja tripulação tem dois italianos: o #77 de Gianmaria Bruni e Lorenzo Ferrari (que audácia, um Ferrari num Porsche…), mais o alemão Christian Ried, cravou todo mundo e fez a melhor volta da sessão em 1’48″859, somente 0″246 abaixo das Iron Dames – com a piloto belga Sarah Bovy a bordo.

A sessão foi realizada com os pilotos bronze obrigatórios a bordo e o 3º mais rápido foi o #18 da Absolute Racing com Andrew Haryanto, seguido da JMW Motorsport e o local Giacomo Petrobelli. A Rinaldi veio em 5º com o alemão Pierre Ehret em mais uma Ferrari e o melhor Aston Martin foi sexto, com Ahmad Al Harthy.

O ator Michael Fassbender, após uma atribulada estreia em Le Mans, ficou com a 7ª marca, enquanto a última fila do pelotão terá a IronLynx com Claudio Schiavoni e a Oman Racing with TF Sport, do lentíssimo John Hartshorne, superado em 1″383 pelo penúltimo classificado.

A disputa das 4h de Monza começa às 11h30 locais – 6h30 da manhã pelo horário de Brasília.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames