ELMS, 4h de Monza: pole da TDS Racing com Beche e Pietro Fittipaldi é P3

SÃO PAULO – O suíço Mathias Beche conquistou para a TDS Racing x Vaillante, 4ª colocada na LMP2 na última edição das 24h de Le Mans, a pole position para as 4h de Monza, terceira etapa da temporada 2022 do European Le Mans Series. O carro #31 que terá durante a corrida o holandês Tijmen van der Helm e o bronze Philippe Cimadomo, rejeitado em Le Mans, percorreu os 5,793 km do lendário circuito italiano em 1’38″032, média de 212,734 km/h. Em segundo, ficou o #65 da atual vencedora da disputa, a Panis Racing. Job van Uitert, que classificou o carro da equipe francesa, ficou a 0″281 da pole.

A excelente notícia do dia foi a performance de Pietro Fittipaldi no #43 da Inter Europol Competition. Com um carro melhor desde a prova de Imola, o piloto de recém-completos 26 anos conseguiu a 3ª posição no grid, com 1’38″568. A Algarve Pro Racing, com um dos LMP2 Pro-Am presentes, obteve um lugar na segunda fila, com James Allen a bordo na qualificação.

Quem tranquilamente poderia estar entre os cinco primeiros seria o Racing Team Turkey, com boas voltas do antigo piloto de testes e reserva da Williams Jack Aitken. Mas o britânico teve seu melhor giro na qualificação deletado por abuso de track limits. Assim, o #34 larga apenas em décimo. Na 3ª fila, estarão a Cool Racing e a Prema, líder do campeonato.

Num grid onde os 13 primeiros ficaram dentro do mesmo segundo, a United Autosports foi relegada apenas ao sétimo posto, com a Duqueine em oitavo e a IDEC Sport com o nono tempo.

Na classe LMP3, cujo treino foi atrapalhado por uma bandeira vermelha, o #17 da Cool Racing foi soberano: o carro do trio Mike Benham/Malthe Jakobsen/Maurice Smith ficou com a melhor volta do dia em 1’43″627 – mais de sete décimos abaixo do 2º colocado, que por um escasso milésimo de segundo foi o #13 da Inter Europol Competition, superando o #3 da United Autosports. O outro protótipo Ligier do time britânico fechou com a quarta marca, tendo a RLR MSport conquistado as posições seguintes.

Já o único não-Ligier inscrito, o Duqueine D30-M08 da DKR Engineering, ficou com a última colocação do plantel de 13 carros da classe.

Entre os LMGTE, deu Porsche na terra da Ferrari e com um carro cuja tripulação tem dois italianos: o #77 de Gianmaria Bruni e Lorenzo Ferrari (que audácia, um Ferrari num Porsche…), mais o alemão Christian Ried, cravou todo mundo e fez a melhor volta da sessão em 1’48″859, somente 0″246 abaixo das Iron Dames – com a piloto belga Sarah Bovy a bordo.

A sessão foi realizada com os pilotos bronze obrigatórios a bordo e o 3º mais rápido foi o #18 da Absolute Racing com Andrew Haryanto, seguido da JMW Motorsport e o local Giacomo Petrobelli. A Rinaldi veio em 5º com o alemão Pierre Ehret em mais uma Ferrari e o melhor Aston Martin foi sexto, com Ahmad Al Harthy.

O ator Michael Fassbender, após uma atribulada estreia em Le Mans, ficou com a 7ª marca, enquanto a última fila do pelotão terá a IronLynx com Claudio Schiavoni e a Oman Racing with TF Sport, do lentíssimo John Hartshorne, superado em 1″383 pelo penúltimo classificado.

A disputa das 4h de Monza começa às 11h30 locais – 6h30 da manhã pelo horário de Brasília.

Comentários