FIA WEC, 6h de Monza: Glickenhaus lidera FP1 na Itália

Romain Dumas levou o Glickenhaus (este fim de semana em azul) ao melhor tempo do FP1 das 6h de Monza

RIO DE JANEIRO – Com o carro mais ‘forte’ do grid mesmo sem sistemas híbridos, a Glickenhaus saiu na frente da concorrência no primeiro treino livre do Mundial de Endurance em Monza, para a disputa deste fim de semana. O #708 guiado por Romain Dumas na volta rápida nesta sexta-feira estabeleceu 1’37″984 para os 5,793 km de extensão do traçado italiano, média próxima de 213 km/h.

André Negrão, com o Alpine A480 Gibson líder do campeonato ficou em 2º com um deficit de 0″618 para o carro líder do treino, seguido do novo Peugeot 9×8, que andou ‘no ritmo’. O #93 com o escocês Paul di Resta foi dois décimos pior que o Alpine e três décimos melhor que o Toyota mais rápido – a atual campeã do WEC e vencedora das 24h de Le Mans ficou em quarto e quinto – e só não foi pior porque o #94 da Peugeot enfrentou sérios problemas técnicos e só completou 12 voltas.

A Peugeot andou relativamente bem no primeiro treino e ficou em 3º na estreia do inovador 9×8. Um dos carros teve problemas, contudo, e deu apenas 12 voltas

Aparentemente, o carro de Gustavo Menezes/James Rossiter/Loïc Duval estava bem nos instantes iniciais dos 90 minutos de pista aberta, mas após uma interrupção da sessão, o 9×8 do trio se recusou a funcionar. Rossiter deu oito giros no início do treino e Duval, os quatro últimos, no fim do FP1. A melhor volta em 1’41″522, com Duval, foi insuficiente para superar qualquer um dos LMP2 presentes.

Na outra subclasse de protótipos, o #83 Pro-Am da AF Corse estabeleceu com Alessio Rovera o tempo de referência em 1’39″973, deixando a 0″249 de margem o #41 da RealTeam by WRT com o francês Norman Nato a bordo. O antigo piloto de Fórmula 1 Estebán Gutiérrez colocou o #34 da Inter Europol Competition em 3º lugar.

Líder do campeonato com a vitória nas 24h de Le Mans, o #38 da Jota foi 12º geral e sétimo na LMP2, com 1’40″863.

Campeã das 24h de Le Mans, a Porsche liderou a folha de tempos entre os LMGTE-PRO e um dos carros da marca foi o melhor da LMGTE-AM

A Porsche liderou entre os cinco LMGTE-PRO inscritos: o #92 de Michael Christensen e Kévin Estre registrou a melhor volta da sessão em 1’47″273, 0″324 abaixo da Ferrari #52 da AF Corse guiada por Miguel Molina e Antonio Fuoco. Tommy Milner e Nick Tandy vieram na sequência com o único Corvette C8.R – a Porsche ficou em 4º com seu segundo carro e a AF Corse, evidentemente, em quinto e último.

De registrar que Richard Lietz, segundo piloto da história do WEC com mais participações, teve de se ausentar por ter contraído Covid. Tendo testado positivo, o austríaco de 38 anos deu lugar ao francês Fred Makowiecki, numa reposição de última hora como parceiro este fim de semana de Gimmi Bruni.

Na LMGTE-AM, a Porsche também deu as cartas e fez 1-2-3. Ben Barnicoat fez a volta mais rápida em 1’48″389, seguido do “xará” Barker com o #86 da GR Racing e de Matteo Cairoli no segundo carro do Team Project 1.

A melhor Ferrari do plantel foi a #71 da Spirit of Race, em quarto. Os Aston Martin, com dois dos carros mais lastreados do grid por conta das posições de campeonato e outro como o mais leve, mesmo assim ficaram com as três últimas posições – o #777 da D’Station Racing ficou em décimo-primeiro.

A programação de treinos para amanhã prevê o FP2 às 9h locais (4h de Brasília) e o FP3 a partir de 13h30 (8h30 daqui). A definição do grid será também amanhã às 17h30 da Itália (12h30 de Brasília), com 10 minutos de pista para LMGTE-PRO e LMGTE-AM e outros 10 para Hypercars e LMP2.

As 6h de Monza começam ao meio-dia local de domingo, 7h de Brasília.

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