FIA WEC, 6h de Monza: Toyota e Glickenhaus lideram últimos treinos livres

O Glickenhaus 007 LMH de Pipo Derani, Olivier Pla e Romain Dumas segue como o carro mais rápido em Monza durante os treinos livres, com Dumas na melhor volta do fim de semana na Itália

RIO DE JANEIRO – Toyota e Glickenhaus lideraram na manhã e começo da tarde deste sábado – madrugada e manhã de Brasília, por conta do fuso horário de -5h – as atividades de treinos livres para as 6h de Monza, 4ª etapa da temporada 2022 do Mundial de Endurance (FIA WEC).

Mais cedo, na sessão com 90min de duração, o GR010 Hybrid campeão das 24h de Le Mans liderou o FP2 por 0″083 apenas de vantagem sobre o 9×8 da Peugeot, que vem apresentando desde ontem – aparentemente – um desempenho bem consistente. Brendon Hartley foi o autor da volta mais rápida daquela sessão, seguido por Mikkel Jensen.

O treino #2 foi muito mais apertado que o primeiro. Os seis Hypercar inscritos rodaram dentro de menos de meio segundo – precisamente 0″424.

No FP3 com pista aberta por 60min, todavia, Romain Dumas cravou a melhor volta de todo o fim de semana em 1’36″813, dois décimos abaixo do Peugeot #93 com Jensen novamente como o piloto mais veloz, cravando por fração o escocês Paul Di Resta, que andou melhor no #94 que os demais colegas de time. A Toyota ficou apenas em quarto, superada por quase meio segundo.

A Alpine do brasileiro André Negrão foi 5ª no FP2 e sexta no FP3 a oito décimos do Glickenhaus.

Na classe LMP2, United Autosports e Jota lideraram a tabela de tempos: mais cedo o #22 da equipe de Richard Dean e Zak Brown registrou 1’38″917 pelas mãos de Filipe Albuquerque e Jonathan Aberdein, na sessão livre final, baixou um pouco a marca do luso – 1’38″904 com o #28 do time vencedor em La Sarthe na categoria.

A Porsche marcou a melhor volta do FP2 na LMGTE-PRO com Gianmaria Bruni, mas quem riu por último – por enquanto – foi a Corvette, com Nick Tandy estabelecendo a melhor volta da divisão até agora e único a baixar de 1’46” – 1’45″902. O #92 da dupla Michael Christensen e Kévin Estre saiu do terceiro treino livre com exatos 1’46″000, seguida pela Ferrari de Ale Pier Guidi e James Calado.

Entre os LMGTE-AM, Porsche e Ferrari, Team Project 1 e AF Corse dividiram as honras. Mais cedo, foi o #46 do time germânico o mais veloz – 1’47″738 com Mikkel O. Pedersen. No último treino, deu Nick Cassidy à frente com a #54 da equipe de Amato Ferrari, com 1’47″676, superando por um décimo de segundo o Porsche #77 da Dempsey-Proton.

A definição do grid das 6h de Monza começa 12h30 de Brasília (17h30 hora local).

Comentários