Ganassi fatura em Mosport 4ª vitória na IMSA

RIO DE JANEIRO – De forma inesperada e surprendente, até, a Cadillac Racing/Chip Ganassi Racing fez jus à quarta vitória na temporada 2022 do IMSA Weathertech SportsCar Championship, ampliando o total de triunfos do time contra as rivais Wayne Taylor Racing (três) e Meyer-Shank Racing (uma) – embora esta escuderia tenha a dupla mais coesa do ano, formada por Oliver Jarvis e Tom Blomqvist.

Era o carro #60 o favorito à vitória inclusive, após marcar a pole position nos treinos classificatórios. Só que o Acura da dupla britânica foi bloqueado por um retardatário e o #01 foi mais “vivo” na negociação de ultrapassagens. Assim, Bourdais e Van der Zande, que inclusive pediram mexidas no carro após o warm-up e “não sabiam o que esperar” (palavras do holandês), venceram após completar 123 voltas pelo traçado do Canadian Tire Motorsports Park, mais conhecido como Mosport Park, próximo a Bowmanville, na região de Ontário.

Pipo Derani/Olivier Pla faturaram o 3º posto, no quarto pódio da AX Racing/Whelen Engineering no ano, contudo sem chegar além desta posição. Derani, que é o atual campeão da série junto a Felipe Nasr, ocupa o quinto lugar na tabela com 2463 pontos. O 2ª posto deu a Jarvis e Blomqvist, mais uma vez, a ponta da tabela: Filipe Albuquerque e Ricky Taylor não foram além do quinto lugar e estão a 56 pontos dos adversários – 2737 contra 2681, restando duas etapas em Elkhart Lake e em Road Atlanta (Petit Le Mans).

A primeira prova no Canadá após dois anos fora por causa da Pandemia contou com apenas 24 carros por força da debandada de vários inscritos por falta de vacinação de seus integrantes e outros por não ter carros disponíveis, como a CarBahn with Peregrine Racing, que destruíra seu Lamborghini numa ‘panca’ em Watkins Glen. Assim, participaram somente seis inscritos de cada uma das quatro categorias inscritas – DPi, LMP3, GTD Pro e GTD.

Na LMP3, com Felipe Fraga ausente, ganhou a CORE Autosport com Colin Braun e Jonathan Bennett terminando em 7º na geral, pouco menos de três segundos adiante de Jarrett Andretti e Gabby Chaves, com Ari Balogh e Garett Grist completando o pódio. Gar Robinson e Scott Andrews não finalizaram a disputa – abandonaram faltando uma hora para o final.

A equipe local Pfaff Motorsport fez as honras da casa na GTD Pro, mas por muito pouco: Matt Campbell e Mathieu Jaminet derrotaram o Corvette C8.R de Antonio Garcia/Jordan Taylor por escassos 1″115 e a The Heart of Racing, que triunfou em Glen com a eliminação da BMW da equipe de Bobby Rahal naquela disputa, faturou mais um pódio com Ross Gunn e Alex Riberas.

E foi o time de Ian James quem ganhou – de novo – na GTD, que desta vez marcou pontos somente pelo IMSA Weathertech Sprint Cup. Roman de Angelis e Maxime Martin derrotaram Russell Ward e Phililp Ellis por margem ínfima – 0″493 entre o Aston Martin e a Mercedes-AMG, com o primeiro pódio do Acura NSX GT3 Evo22 da Rick Ware Racing, conquistado por Aidan Read e Ryan Eversley.

A 9ª etapa do campeonato, a FCP Euro Grand Prix, será disputada somente pelos carros das classes GTD e GTD Pro, no circuito de Lime Rock Park em Connecticut, no próximo dia 16 – um sábado.

Comentários