IMSA: anunciados 37 carros para a etapa de Road America

RIO DE JANEIRO – Marcada para o próximo dia 7 de agosto, a antepenúltima etapa do IMSA Weathertech SportsCar Championship – penúltima para todas as classes de Esporte-Protótipos – volta a reunir as cinco classes da série em Road America, no espetacular circuito de Elkhart Lake, no Wisconsin.

O IMSA Fastlane SportsCar Weekend será disputado por 37 carros, sendo 21 protótipos – seis DPi e igual número de modelos LMP2, além de nove LMP3 e 16 Grã-Turismo, com cinco GTD Pro e onze GTD.

A corrida terá inclusive largada às 12h40 de Brasília para não colidir com horários de grade do grupo de comunicação NBC/Peacock, que também detém os direitos de transmissão da Nascar e da Fórmula Indy. A Stock Car estadunidense corre em Michigan uma prova de 400 milhas. A Indy, em Nashville, no Tennesse.

Na classe principal, com os ‘suspeitos’ de sempre na entry list, o panorama do campeonato aponta Tom Blomqvist e Oliver Jarvis líderes antes do evento de Road America, com 2737 pontos, contra 2681 de Ricky Taylor e Filipe Albuquerque e 2589 para Sébastien Bourdais e Renger Van der Zande, que venceram a rodada do Canadá. Na conta da dupla do #60 da Meyer-Shank Racing, nada menos que cinco segundos lugares nas últimas cinco etapas.

Pipo Derani, único brasileiro da subclasse DPi, vai no #31 da Whelen Engineering/AX Racing com Olivier Pla, o que acontece desde Belle Isle: o atual campeão junto a Felipe Nasr – e atual vencedor no Spa-Francorchamps das Américas – ainda não triunfou em 2022. É o quinto na classificação, com 2463 pontos.

Na LMP2, que não esteve presente em Mosport, o 2º lugar junto a Louis Déletraz e Rui Andrade na etapa anterior em Glen ofertou ao gentleman driver John Farano a liderança solitária do campeonato com 1294 pontos contra 1257 de Juan Pablo Montoya/Henrik Hedman e 1232 de Steven Thomas/Jonathan Bomarito. Das equipes presentes na etapa passada em Watkins Glen, só o Racing Team Nederland, que disputa o IMSA Michelin Endurance Cup, está fora.

A United Autosports só volta na última em Road Atlanta e a prometida inscrição do Team M-Sport ainda não se concretizou e dificilmente acontecerá este ano.

Entre os LMP3, as ausentes serão a Mühlner Motorsports America (o motor do carro #6 explodiu em Glen de forma monumental) e a Forty7 Motorsports, além da Fast MD – esta deve regressar em Road Atlanta, no encerramento do campeonato. Em compensação, a JDC-Miller Motorsports terá um Duqueine D30-M08 inscrito para Scott Andrews e Gerry Kraut – serão dois carros da marca que absorveu a Norma e sete Ligier.

O lineup de algumas equipes tem mudanças: Kyle Marcelli estará no #13 da AWA ao lado de Orey Fidani e Malthe Jakobsen dividirá o #33 com o português João Barbosa.

Com a vitória em Mosport, a segunda em três provas, além do terceiro pódio seguido, Colin Braun e Jonathan Bennett lideram o campeonato com 1391 pontos, contra 1293 de Garett Grist/Ari Balogh e 1253 de Gar Robinson. Felipe Fraga, que não competiu em Mosport por estar envolvido com o DTM, está em 7º na tabela com 958.

A GTD Pro desde Lime Rock foi reduzida a cinco carros de cinco modelos diferentes: Corvette, Porsche, BMW, Aston Martin e Lexus. A Weathertech Racing de Cooper MacNeil ‘caiu’ para a GTD e seguirá por lá até o fim desta temporada.

Restando três provas pois os Grã-Turismo terão outro evento só deles no ViR, marcado para 28 de agosto, a dupla da Pfaff Motorsports formada por Mathieu Jaminet e Matt Campbell comanda o campeonato com 15 pontos de avanço para Jordan Taylor e Antonio Garcia (2241 a 2226), cabendo a Ben Barnicoat o 3º lugar.

Já na GTD a boa notícia é a volta da NTE Sports/SSR e seu Lamborghini Huracán conduzido por Marco Holzer e Jaden Conwright, deixando o plantel com onze inscritos e sete marcas diferentes – Mercedes-AMG, Lambo e BMW são as únicas com mais de dois carros. Outras escuderias ausentes em Elkhart Lake devem voltar somente em Road Atlanta, na etapa final da temporada, em outubro.

A corrida, penúltima etapa da IMSA Weathertech Sprint Cup, terá Stevan McAleer, do Team Korthoff Motorsports, ainda na frente da classificação com 2071 pontos, quarenta a mais que Jan Heylen e Ryan Hardwick, da Wright Motorsports. Em 3º vem o canadense Roman De Angelis, da The Heart of Racing – somando três pódios em sequência e 2010 pontos na tabela.

No IWSC, a liderança é de Bryan Sellers e Madison Snow, da Paul Miller Racing, somando 2039 pontos contra 1827 de Roman De Angelis e 1785 de Bill Auberlen/Robby Foley.

Comentários