Para quem não viu: Intelligent Money British GT Championship, temporada 2022 – rodada de Spa-Francorchamps

RIO DE JANEIRO – Já rolou corrida em Spa-Francorchamps englobando competições de Grã-Turismo mas, como diz aquele meme, ‘torcedores, calma’: ainda não é a disputa das 24h de Spa-Francorchamps que é neste fim de semana, mas sim o Intelligent Money British GT Championship, que fez uma etapa conjunta com outro campeonato organizado pela SRO de Stéphane Ratel: o FFSA GT, o Campeonato Francês de Grã-Turismo.

O sétimo evento da temporada 2022, terceiro no formato Endurance (antes houve corridas longas em Silverstone e Donington Park), além da disputa de rodadas duplas e provas curtas em Oulton Park e Snetterton, contou com a participação de 28 carros de um total de 30 inscritos. O Bentley Continental da Assetto Motorsport e um McLaren da Motus One Racing, sendo um de cada categoria participante (GT3 e GT4) não compareceram. Assim, o grid teve 15 modelos GT3 e os demais GT4.

Nick Halstead e Jamie Stanley, com o #40 da Fox Motorsport, foram os grandes vencedores da etapa com um McLaren 720S GT3, seguidos por James Cottingham/Lewis Williamson da 2Seas Motorsport e Ian Loggie/Jules Gounon, da RAM Racing.

Na GT4, vitória de Josh Miller/Jamie Day no Aston Martin Vantage GT4 da R Racing, escudados por Jamie Orton/Seb Hopkins (Team Parker Racing/Porsche) e Aaron Morgan/Bobby Trundley (Team BRIT/McLaren).

Todavia, o resultado não é oficial ainda: a vitória da dupla Halstead e Stanley está sub-judice porque o carro #40 estaria não-conforme com o BoP pré-estabelecido para a prova de Spa e houve recurso. Mas, extra-oficialmente, Loggie segue líder do campeonato, podendo ficar com os 15 pontos da etapa ou subir para 18 caso o recurso seja acolhido e a vitória acabe com Cottingham/Williamson. A ver.

A próxima rodada será dia 11 de setembro apenas, no tradicional circuito de Brands Hatch, no formato Endurance e com duração de 2h.

Comentários