Quina de Rovanperä no WRC

A conquista do WRC em 2022 é mera questão de tempo para Kalle Rovanperä: com cinco vitórias em sete eventos, o finlandês da Toyota tem 83 pontos de vantagem para o vice-líder e a próxima etapa será no país do líder do campeonato

RIO DE JANEIRO – Sete eventos disputados, cinco vitórias e diferença de 83 pontos para o 2º colocado. Com seis provas do WRC ainda por disputar, é quase impossível que o finlandês Kalle Rovanperä seja alcançado e o título mundial de Rally em 2022 acaba sendo mera formalidade ao nórdico – cabe lembrar que desde Petter Solberg, que é norueguês, um piloto daquela região não fatura um campeonato. À exceção do troféu conquistado por Ott Tänak, foram incríveis dezessete conquistas entre dois Sébastiens – primeiro Loeb e, depois, Ogier.

Rovanperä foi irresistível na disputa da sétima etapa da temporada, o Rally da Estônia, cujo epicentro foi a região de Tartu. A etapa foi realizada com 24 trechos cronometrados e pouco mais de 314 km de provas especiais – e o piloto da Toyota dominou de cabo a rabo. Cabe lembrar que ano passado, neste mesmo Rally, Kalle conquistou sua primeira vitória numa prova do Mundial. Passou rápido o tempo e, na mesma velocidade, o jovem piloto que divide os trabalhos com o navegador Jonne Halttunen, foi de promessa à realidade.

Elfyn Evans, atual vice-campeão, chegou ao terceiro pódio em quatro provas consecutivas e assim começa a descontar a diferença para um Thierry Neuville incapaz de se aproximar de Rovanperä – e muito menos em ser protagonista entre os pilotos da marca Hyundai. Os sul-coreanos nem comemoraram o pódio de Ott Tänak – aliás, foi justamente pelas mãos e pés do estoniano que saiu a única (até agora) vitória da marca na era híbrida, no Rally da Sardenha.

De resto, só deu Toyota entre os pilotos da turma de cima pelo menos até o sexto lugar. A Ford foi outra vez atrapalhada pela irregularidade frequente dos pilotos da M-Sport: Craig Breen, com problemas, não passou de trigésimo. Pierre-Louis Loubet, Jari Huttunen e Gus Greensmith nem passaram perto dos pontos, tampouco chegaram ao final. Sobrou Adrien Fourmaux, que foi um distante 7º colocado, perdendo mais de 5min em relação a Rovanperä. Falta um nome de peso à Ford e ao time de Malcolm Wilson: Loeb, que não faz todas as provas do WRC, é um gênio – mas não é o suficiente para o modelo Puma Rally 1 ser competitivo.

No WRC2, vitória de Andreas Mikkelsen – este sim, um talento bom o bastante para não ficar onde está. Na dupla com Torstein Eriksen, antigo navegador de Mads Ostberg, o finlandês foi 8º geral e pescou mais quatro pontos no Mundial. Quem reapareceu e somou pontos foi Teemu Suninen, desta vez num Hyundai: o “buldogue” finlandês foi nono e o top 10 foi completado por Emil Lindholm, este marcando pontos pela segunda vez na temporada pela turma de cima.

O próximo Rally será justamente no país do líder: o Rally da Finlândia, entre 4 e 7 de agosto, com previstos 322,61 km de trechos cronometrados e gravitando em Jyvaskyla, uma das localidades mais icônicas do WRC.

Resultado final do Rally da Estônia:

1 – Rovanpera-Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) – 2h54’29″0
2 – Evans-Martin (Toyota GR Yaris Rally1) – 1’00″9
3 – Tanak-Jarveoja (Hyundai i20N Rally1) – 1’55″7
4 – Neuville-Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) – 3’53″3
5 – Katsuta-Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) – 4’13″4
6 – Lappi-Ferm (Toyota GR Yaris Rally1) – 4’49″1
7 – Fourmaux-Coria (Ford Puma Rally1) – 5’09″2
8 – Mikkelsen-Eriksen (Skoda Fabia WRC2) – 11’01″8
9 – Suninen-Markkula (Hyundai i20N WRC2) – 11’27″1
10 – Lindholm-Hamalainen (Skoda Fabia WRC2) – 13’04″8

Classificação do Mundial após a 7ª etapa:

1. Kalle Rovanperä – 175 pontos
2. Thierry Neuville – 92
3. Elfyn Evans – 79
4. Ott Tänak – 77
5. Takamoto Katsuta – 73
6. Craig Breen – 60
7. Sébastien Loeb – 35
8. Sébastien Ogier e Dani Sordo – 34
10. Gus Greensmith – 28
11. Esapekka Lappi – 27
12. Andreas Mikkelsen – 19
13. Pierre-Louis Loubet – 18
14. Oliver Solberg e Adrien Fourmaux – 9
16. Yohan Rossel – 7
17. Jourdan Seideridis, Kajetan Kajetanowicz e Nikolay Gryazin – 6
20. Ole Christian Veiby e Emil Lindholm – 4
22. Jari Huttunen – 3
23. Teemu Suninen, Erik Cais e Jan Solans – 2
26. Egon Kaur – 1

Comentários