SRO confirma calendários e novidades para 2023

RIO DE JANEIRO – Na coletiva de imprensa que este blog compartilha também em vídeo, a Stéphane Ratel Organisation (SRO) fez saber a todos da programação das categorias por ela organizada, visando a temporada 2023. As exceções são o GT World Challenge Australia e o GT World Challenge Asia, cujos anúncios serão feitos mais à frente – possivelmente em outubro.

O Fanatec GT World Challenge Europe segue dividido em eventos Endurance (provas de 3h, 6h ou 1000 km e 24h) e Sprint, com corridas em rodada dupla e 60 minutos de duração cada.

A temporada começa com os Media e Test Days em março no circuito francês de Paul Ricard, quando serão divulgados os plantéis das séries de Endurance e Sprint, antes do início propriamente dito da série – com as 3h de Monza retornando após dois anos com corridas em Imola. Paul Ricard, Spa-Francorchamps, Hockenheim e Barcelona completam os eventos de Endurance. A série Sprint será disputada em Brands Hatch, Magny-Cours, Zandvoort, Misano e Valência – o mesmo calendário de 2022.

As 24h de Spa-Francorchamps ganham para 2023 um novo patrocinador: sai a TotalEnergies e entra a Crowdstrike, especializada em segurança cibernética e de propriedade do piloto-empresário George Kurtz. A Crowdstrike, que aparece discretamente há alguns anos nas Mercedes de Fórmula 1, está com força no evento desse ano e foi confirmada como substituta da petroleira que absorveu a Elf.

Falando de combustíveis, é bem possível que a SRO opte por adotar combustíveis bioenergéticos a partir da próxima temporada – as categorias organizadas por Ratel conseguiram, até agora, só neste ano de 2022, diminuir em 66% as emissões de carbono com vistas a um automobilismo mais sustentável. Em parceria com a SunEnergy1, do piloto e empresário australiano Kenny Habul, a SRO espera dar um passo ainda maior na direção de um esporte mais responsável com o meio-ambiente.

Voltando a calendários, o Intercontinental GT Challenge (IGTC) terá cinco datas – uma a mais que nos dois últimos anos – com a adesão das 12h do Golfo em Abu Dhabi como último evento, transferindo a disputa das 9h de Kyalami para fevereiro. Nas palavras de Ratel, por “questão logística”,  já que as 12h de Bathurst voltam à data original em 2023 e serão disputadas duas semanas antes da prova sul-africana, para que os times europeus não tenham problemas com relação ao transporte de equipamentos e dar sequência aos seus trabalhos. Faz um certo sentido.

Assim, o campeonato terá, na sequência, as 12h de Bathurst e as 9h de Kyalami, ambas em fevereiro, as 24h de Spa-Francorchamps como já de hábito, em julho, a realização das 8h de Indianápolis em outubro e as 12h de Abu Dhabi – este ano em dezembro – em data a ser definida. Nessa prova, serão aceitos carros GT3 Pro inscritos no IGTC, além de modelos GT3 Pro-Am, GT3 Am, GT4 e Porsche 992 Cup, seguindo o preceito do regulamento utilizado naquela prova até hoje.

Sobre os demais campeonatos sob o guarda-chuva da SRO, o Intelligent Money British GT Championship segue com sete datas e nove provas, sendo cinco em formato Endurance e duas de Sprint, com duas baterias de 60 minutos. A novidade é a saída de Spa do calendário: a pista belga será substituída à altura, pois quem entra no lugar é o Autódromo Internacional do Algarve, que além de Silverstone receberá uma corrida com 3h de duração. A série começa em abril no dia 10 daquele mês, em Oulton Park.

O Fanatec GT World Challenge America terá de regresso o COTA, em Austin: o Circuito das Américas retorna ao calendário da série ianque com uma das sete rodadas duplas programadas para 2023 naquela classe e no Pirelli GT4 America Series. O campeonato começa no fim de fevereiro – justamente na data de disputa das 9h de Kyalami do IGTC…

O GT America, outro dos campeonatos organizados pela turma de Ratel nos EUA, mantém as mesmas sete datas das competições acima citadas e duas provas preliminares da Fórmula Indy, nos circuitos urbanos de St. Petersburg (fim de semana de 3 a 5 de março) e Nashville (4 a 6 de agosto).

Seguindo: a GT2 European Series, cujos carros serão aceitos nas 24h de Spa-Francorchamps mediante BoP (e também nos demais eventos do IGTC), têm calendário fechado para 2023 com seis datas e 12 corridas, começando em Monza e passando por Red Bull Ring, Dijon-Prénois, Algarve, Valência e Paul Ricard.

Outra novidade será a disputa de um evento Endurance extracampeonato para o GT4 European Series, que mantém o formato-padrão de seis eventos acompanhando as corridas do GT World Challenge Europe, inclusive na preliminar da Crowdstrike 24h de Spa: a SRO fará as 6h de Roma, em Vallelunga, somente para carros desta categoria – nunca modelos GT4 venceram a prova realizada desde 2004.

Por fim, e não menos importante, a SRO confirmou hoje a nova estrutura de graduação de pilotos FIA que entra em vigor já em 1º de janeiro de 2023 para qualquer evento de Grã-Turismo e Endurance. Essa estrutura foi aprovada no último mês em reunião do Conselho Mundial da FIA.

Platina – somente para pilotos profissionais e/ou titulares de Super Licença (seja no atual critério ou no anterior) que atendam aos seguintes requisitos: Top 5 de categorias de “nível 1” da FIA; nível comparável de performance a pilotos Platina; ou com algum outro critério que possa ser levado em consideração pelo Comitê de Graduação da entidade;

Ouro – pilotos profissionais com três ou mais temporadas em competições de Kart de alto nível; pilotos que competiram em categorias de monoposto por mais de duas temporadas – com pelo menos um pódio; pilotos que iniciaram a carreira (Kart ou Carros) antes dos 20 anos, com cinco temporadas no currículo. Os seguintes requisitos devem ser observados: Top 5 de categorias de “nível 2” da FIA; campeão de qualquer categoria de “nível 3” da FIA – seja na geral ou em subclasses; nível comparável de performance a pilotos Ouro; ou com algum outro critério adicional a ser levado em consideração;

Prata – pilotos com menos de 30 anos obtendo a primeira licença internacional; pilotos com menos de 30 anos sem experiência relevante nos karts ou monopostos; pilotos com menos de 30 anos que começaram a carreira após os 20, observados os critérios de nível comparável de performance a pilotos Prata; ou com algum outro critério adicional a ser considerado;

Bronze – qualquer piloto que obteve sua primeira licença internacional acima dos 30 anos, observados os critérios de nível comparável de performance a pilotos Prata; ou com algum outro critério adicional a ser considerado.

A mudança de ranqueamento também prevê que a idade mínima para a diminuição da graduação não seja mais 50 e sim 55. Assim, pilotos como Rubens Barrichello e Giancarlo Fisichella, por exemplo, que têm 50 e 49 anos respectivamente, seguirão como Platina até 2027 e 2028, respectivamente.

Em tempo:

As categorias consideradas de nível 1 da FIA são: Fórmula 2, Fórmula E, Fórmula Indy, WTCR, ETCR, Supercars Series e qualquer outro campeonato com status de Mundial e sancionado pela FIA.

As de nível 2: Porsche Supercup, Fórmula 3, Nascar Cup Series, Fórmula 4, DTM, Super Fórmula, Super GT e categorias com status de Copa do Mundo FIA, exceto Copa das Nações e FIA Motorsport Games.

As de nível 3: Campeonatos Regionais e Nacionais de Turismo (incluindo a Stock Car brasileira), Porsche Cup Nacional e Regional, LMP3 Nacional e Regional, GT4 Nacional e Regional, Nascar Xfinity Series, Nascar Truck Series, Europeu de Subida de Montanha; Kart Europeu e Internacional.

Também foi confirmado o formato de disputa do FIA Motorsport Games deste ano, marcado para outubro entre os dias 26 e 30 daquele mês e organizado em conjunto entre a entidade máxima do desporto automobilístico e a SRO: a competição acontecerá na França, com base em Marseille. As Olimpíadas sobre rodas terão 17 modalidades diferentes, com a participação de 80 países e uma estimativa de mil pilotos envolvidos.

Haverá provas em Paul Ricard, Sainte Baume e Veynois, para as seguintes modalidades: Grã-Turismo, Grã-Turismo Sprint, Endurance, Fórmula 4, Drifting, Kart Júnior, Kart Endurance, Kart Sênior, Rally2, Rally4, Históricos Rally, eSports, Autocross Júnior, Autocross Sênior e Slalom (Auto e Kart).

Formato de disputa das provas que terão a chancela da SRO:

GT Sprint com uma prova de 1h de duração com graduação irrestrita;

GT com duas provas classificatórias de 1h, uma final de 1h e dois pilotos – de graduação prata e bronze;

Endurance com protótipos LMP3 e modelos GT3, disputando uma prova de 2h30min de duração com dois a três pilotos na formação – um bronze (obrigatório), um prata e/ou um platina.

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