24h de Spa-Francorchamps: Mercedes vence novamente após nove anos

SÃO PAULO – A Mercedes-Benz esteve ausente do topo do pódio nas 24h de Spa-Francorchamps desde 2013 – até ontem: pela primeira vez nos últimos nove anos, a marca da estrela de três pontas conquista um dos principais eventos de Endurance do mundo – e não só dentro do regulamento GT3 como na história de quase 100 anos da história do evento e 74 edições realizadas – foi somente a segunda conquista da turma de Stuttgart.

E a primeira em dobradinha: após 536 voltas percorridas pelos 7,004 km de extensão da lendária pista das Ardenas, o #88 da Akkodis-ASP Team riu por último sendo guiado por Raffaele Marciello/Jules Gounon/Dani Juncadella, tendo como armas a consistência de um ritmo de prova muito sólido e a confiabilidade do carro, e a GetSpeed fechou a dobradinha da marca com o #2 de Luca Stolz/Maxi Götz/Steijn Schothorst.

A Mercedes só não fez o pódio por completo porque felizmente a Iron Lynx não deixou e a equipe de Daniel Serra ocupou o último degrau do pódio com o #71 guiado pelo tricampeão da Stock Car na parceria com Antonio Fuoco e Davide Rigon. Líderes do campeonato GT World Challenge Europe Endurance, eles perderam o comando para “Lello”, Gounon e Juncadella por nove pontos (77 a 68). Mas há ainda duas etapas por vir em Hockenheim e Barcelona e, portanto, não tem nada perdido.

Só que Daniel não poderá perder mais uma corrida da Stock Car – já perdeu a deste domingo – e com o compromisso já assumido com a RC Eurofarma, o piloto de 38 anos não pode abrir mão da etapa do Velocitta – que será no mesmo fim de semana de Hockenheim.

“Com certeza o objetivo é buscar o título da Endurance Cup. Quero agradecer à equipe e aos meus companheiros por este fim de semana. Não tivemos ritmo para lutar pela vitória como gostaríamos, mas tivemos que fazer o melhor que pudemos e acho que fizemos um bom trabalho. Os pontos são muito importantes para a equipe e não sei exatamente onde estamos no campeonato agora (N. do blog: em 2º com 68 pontos), de qualquer forma provavelmente não estarei na temporada inteira, pois tenho meus compromissos com a Stock Car no Brasil. Desejo boa sorte para Davide e Antonio para a próxima corrida.”

A Iron Lynx que se vire para achar um substituto à altura e certamente conseguirá.

Outra marca que lutou com as armas que tinha para vencer foi a BMW: na primeira disputa do novo M4 GT3 em Spa-Francorchamps, os bávaros não tiveram sorte – o #98 que liderou várias vezes (inclusive era primeiro ao fim da sexta hora e da metade da corrida, fazendo jus portanto à pontuação correspondente àqueles trechos, por regulamento) e tinha o brasileiro Augusto Farfus além do britânico Nick Yelloly e do holandês Nicky Catsburg, teve um pneu furado – o traseiro direito – a menos de 2h30 para o final da disputa. Essa trinca terminou em 6º atrás do #50 de Max Hesse/Neil Verhagen/Daniel Harper e também do Mercedes-AMG da GruppeM Racing, quarto colocado com Maro Engel/Maxi Bühk/Mikaël Grenier.

Vindo do fim do grid, o Porsche da KCMG conseguiu a maior recuperação da disputa para chegar em 7º lugar com o trio formado por Dennis Olsen/Laurens Vanthoor/Nick Tandy, com Marvin Kirchhöfer/Ollie Wilkinson/Rob Bell (Jota) em oitavo, últimos na mesma volta e melhor equipe com o modelo McLaren 720S GT3.

A Ferrari #51 da Iron Lynx fechou a disputa em nono e o top 10 foi completado pelo Aston Martin AMR Vantage GT3 da Beechdean AMR – curioso: nenhum Audi figurou entre os melhores pela primeira vez em anos, e há uma explicação – o #32 dos favoritos Kelvin Van der Linde/Dries Vanthoor/Charles Weerts entrou literalmente em rota de colisão com o #46 de Valentino Rossi/Fréderic Vervisch/Nico Müller – que são DA MESMA EQUIPE.

Dessa forma, o melhor dos quartargólicos foi o #66 da Attempto, 12º colocado com Ricardo Feller/Markus Winkelhock/Dennis Marschall. E se serve de consolo, a WRT venceu na Silver Cup com Jean-Baptiste Simmenauer/Benjamin Goethe/Thomas Neubauer.

Mas o grande acontecimento das 24h de Spa-Francorchamps de 2022 foi a participação feminina onde as seis mulheres terminaram a disputa e cinco delas ganharam: uma tripulação inteira num carro e outra, na Bronze Cup.

Vamos começar pela Bronze: a saudita Reema Juffali alcançou o triunfo na classe onde havia somente dois carros inscritos – e os dois resistiram! – dividindo o Mercedes-AMG #20 da SPS Automotive Performance com Tim Müller, George Kurtz e Valentin Pierburg, completando em 34º na geral.

E houve, claro, mais uma façanha das Iron Dames: a vitória na Gold Cup alcançada com o 18º lugar geral e uma grande performance de Michelle Gätting/Rahel Frey/Sarah Bovy/Doriane Pin. Numa corrida bem menos atribulada que os adversários, elas conseguiram terminar três voltas à frente do Audi 2º colocado da classe, guiado por Arnold e Maxime Robin, mais Ulysse de Pauw e Ryuchiro Tomita.

Não obstante, apesar de muitos problemas, a BMW #28 de Samantha Tan, Nick Wittmer, Harry Gottsacker e Maxime Oosten também recebeu a quadriculada final: com 26 voltas de atraso em relação aos vencedores, o quarteto chegou em 36º na geral e nono na Silver Cup.

Para fechar o post, a AF Corse levou a vitória da Pro-Am com Stefano Costantini/Louis Machiels/Alessio Rovera/Andrea Bertolini, figurando com a Ferrari #52 no Top 20 final da disputa, duas posições à frente do Porsche da EMA Motorsport com Felipe Nasr e seus parceiros Mathieu Jaminet e Matt Campbell.

Ao longo da disputa, foram 12 entradas do Safety Car e 15 períodos de FCY. Dos 66 carros que largaram, 43 foram classificados, mas 39 receberam a quadriculada. O último da listagem, o Porsche de Alessio Picariello/Niki Leutwiler/Nico Menzel/Stefan Aust, saiu da corrida pouco antes do fim da 18ª hora.

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