Fim de parceria

RIO DE JANEIRO – As consequências da suspensão por tempo indeterminado do projeto Audi LMDh não demorariam a tardar e atingem uma parceria que perdurou por mais de uma década e se encerra ao fim de 2022. A organização belga Team WRT anunciou nesta terça-feira (2) o rompimento com o construtor de Ingolstadt com vistas à próxima temporada e as seguintes.

Não é segredo para ninguém que a organização fundada em 2009 por René Verbist (que não está mais no time), Yves Weerts e Vincent Vosse tem o objetivo de se solidificar no Mundial de Endurance (FIA WEC) e em consequência nas 24h de Le Mans – que inclusive venceram na estreia da equipe na LMP2, ano passado. Com a decisão da Audi em cancelar por hora o programa LMDh para concentrar esforços na Fórmula 1, onde devem estrear em 2026, ficou difícil justificar a parceria entre os alemães e o time de Baudour.

Quem está no radar dos belgas é a BMW: a marca bávara tem carro previsto para estrear no WEC em 2024 e também modelos de Grã-Turismo – o principal é o M4 GT3 desenvolvido pelo brasileiro Augusto Farfus. Na Europa, todos indicam que este será o caminho a ser seguido. Mas não se pode descartar uma associação com a Lamborghini – que também tem carros em programas Grã-Turismo e verá seu LMDh nas pistas em menos de dois anos. Tudo ainda a ser anunciado pelos belgas, é claro.

A parceria Team WRT-Audi rendeu frutos rapidamente: de 2011 para cá, foram inúmeras as vitórias nas mais diversas categorias (só nos certames SRO são 54) e títulos conquistados a granel pelos belgas e alemães nesse período frutífero – para ser mais exato, são 30, sendo 18 de equipes e 12 de pilotos. E ainda não acabou, porque o ano de 2022 não chegou ao fim e há possibilidade de mais taças – contudo, serão as últimas.

A organização hoje capitaneada por Vosse, Yves e Pascal Weerts inscreveu cinco carros na edição recente das 24h de Spa-Francorchamps e, mesmo tendo tido seus dois carros ‘auto-eliminados’ na Pro Cup, o time celebrou a vitória na Silver Cup com Jean-Baptiste Simmenauer, Benjamin Goethe e Thomas Neubauer.

Sobre o fim do ciclo, Vosse declarou:

“É um momento muito especial e emocionante para todos nós do Team WRT e para mim pessoalmente, pois anunciamos que um capítulo significativo da história de nossa organização chegará ao fim em breve e um novo será aberto. Não poderia ser diferente, pois a Audi é a marca com a qual estamos associados desde a criação do Team WRT no final de 2009 e nosso único parceiro nas corridas de GT3.

Lembro-me vividamente da empolgação mútua dos primeiros contatos, facilitados pelo Audi Club belga e nosso amigo J.G. Mal-Voy, que está sempre em nossos corações. De lá, uma viagem fantástica decolou. Fantástico, não só pelos muitos sucessos, mas também pela excelente cooperação e filosofia compartilhada de excelência e inovação, sempre olhando para o futuro.

Ao longo do caminho, fizemos tantos bons amigos e compartilhamos e desfrutamos de tantos laços em todas as circunstâncias, boas e menos boas. Há tantas pessoas que gostaríamos de agradecer que é impossível fazê-lo aqui. Dr. Wolgang Ullrich, Werner Frowein, Dieter Gass, Rolf Michl, ou também Romolo Liebchen, Chris Reinke ou Siegfried Krause, realmente queremos estender nosso apreço e gratidão a todas as pessoas envolvidas nos programas comuns ao longo desses treze anos. Todas as coisas na vida têm um começo e um fim e nossos caminhos agora vão se separar, mas as amizades de longa data vão durar. Todos nós podemos ter um sentimento de orgulho ao ver o que foi realizado juntos e todos nós guardaremos as muitas boas lembranças deste grande período.”

Chris Reinke, diretor do programa Audi Sport Customer Racing, também se posicionou sobre o fim da parceria Audi-Team WRT.

“Após 13 anos fantásticos, seguiremos caminhos separados a partir de 2023, mas continuaremos a ter laços amistosos.

A estreita relação com Vincent Vosse, assim como com Yves e Pascal Weerts é caracterizada por uma profunda confiança, valores esportivos compartilhados e uma busca absoluta pelo sucesso. Um grande obrigado a eles e toda a sua equipe, combinado com os melhores votos para o futuro.”

Comentários