IMSA: Cadillac domina treinos em Road America; confirmado o calendário para 2023

SÃO PAULO – A sexta-feira de treinos livres para o IMSA Fastlane SportsCar Weekend, antepenúltimo evento da série Weathertech SportsCar Championship este ano, foi dominada pela Cadillac e a equipe de Chip Ganassi: após duas sessões não-oficiais, o #02 de Earl Bamber e Alex Lynn ficou à frente dos demais 36 carros no combinado dos treinos.

Lynn marcou 1’49″321 no melhor giro do dia, seguido por Sébastien Bourdais a 0″253 do rival e companheiro de equipe. Mais rápido do TL1, o Acura ARX-05C da dupla formada por Ricky Taylor e Filipe Albuquerque estabeleceu a terceira marca a 0″319 dos líderes, com o #60 da Meyer-Shank Racing em quarto.

Atual campeã, a Whelen Engineering/AX Racing ficou em quinto: Olivier Pla fez a melhor volta do carro #31 em 1’50″450, pouco mais de um segundo acima da Cadillac Racing/CGR, enquanto a JDC-Miller fechou os seis carros do lote de inscritos da DPi – que disputa em Road America a penúltima corrida dentro do atual regulamento.

Na subclasse LMP2, o carro mais rápido da sexta foi o #18 da ERA Motorsport, com Ryan Dalziel marcando 1’52″147 – tempo auferido no TL1. Em segundo veio o #11 da PR1/Mathiasen, que traz Tristan Nunez no lugar de Jonathan Bomarito neste fim de semana, competindo com o piloto bronze Steven Thomas. Juan Pablo Montoya foi o 3º com o Oreca 07 da DragonSpeed.

Gabby Chaves marcou a melhor volta da LMP3 na sexta-feira com o #36 da Andretti Autosport – 2’00″039, quatro décimos abaixo do #33 guiado por Malthe Jakobsen, com a JDC-Miller e sua inscrição extra em Road America com a 3ª posição graças a Scott Andrews. Felipe Fraga e Gar Robinson ficaram com a quarta colocação e o tempo de 2’00″736.

No combinado entre GTD Pro e GTD, o melhor tempo do dia foi da Vasser Sullivan e os Lexus do time fizeram 1-2: Jack Hawksworth virou em 2’05″968, somente sete milésimos à frente de Frankie Montecalvo. Os dois Lambos inscritos – primeiro o da CarBahn with Peregrine Racing e depois o da NTE/SSR fizeram 3ª e quarta posições respectivamente, com a BMW M4 GT3 da equipe de Bobby Rahal, David Letterman e Mike Lanigan em segundo entre os GTD Pro e quinto entre os modelos Grã-Turismo que treinaram em Elkhart Lake.

Como mostrado na imagem acima, a IMSA anunciou ontem no chamado “State of the Sport”, um nome pomposo para a coletiva de imprensa organizada pela série, o calendário do Weathertech SportsCar Championship em 2023.

Em relação a este ano, saem as etapas de Detroit – quem correrá em paralelo com a Fórmula Indy será a classe GS do Michelin Pilot Challenge em evento isolado da subdivisão dos TCR e de Mid-Ohio – esta não terá mais nenhuma prova sancionada pela IMSA ano que vem. Em contrapartida, volta Indianápolis como o penúltimo evento, em setembro – e não está definida a categoria que dividirá um novo circuito urbano em Chicago com a Nascar Sprint Cup.

O Weathertech SportsCar Championship terá onze etapas – uma a menos que este ano – com as cinco classes juntas por seis vezes, uma a mais que em 2022. Serão nove eventos para os novos protótipos GTP (LMDh), sete para LMP2 e LMP3 e os GTD estarão presentes em todas as corridas.

Tem mais: a competição paralela IMSA Weathertech Sprint Cup será extinta face o desinteresse das equipes – somente a Rick Ware Racing, com um Acura, competiu integralmente nessa série em 2022. A série de Endurance terá as mesmas quatro etapas de sempre – 24h de Daytona, 12h de Sebring, 6h de Glen e Petit Le Mans, mas com possíveis mudanças futuras a caminho.

A temporada 2023 começa no fim de semana de 20/22 de janeiro com o ROAR Before The Rolex 24, mais a disputa das 24h de Daytona, no fim de semana seguinte.

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