IMSA: Wayne Taylor Racing e Albuquerque faturam pole em Road America

I

SÃO PAULO – Em sessão classificatória interrompida antes do fim por conta de um acidente, a Wayne Taylor Racing levou a pole position para a 10ª etapa do IMSA Weathertech SportsCar Championship, o IMSA Fastlane SportsCar Weekend, no circuito de Road America, em Elkhart Lake.

Por um triz, ou melhor, por dois décimos de segundo, o português Filipe Albuquerque não quebrou o recorde da pista em poder de Dane Cameron, então defendendo o Team Penske – e com o mesmo carro, aliás – dando à equipe do #10 a primeira pole desde maio, na etapa de Laguna Seca.

Com 1’48″915, “Albuquick” superou Alex Lynn por 0″182 e vai liderar o grid de 37 carros neste domingo com um detalhe: o outro Cadillac da Ganassi, guiado por Sébastien Bourdais, foi quem provocou a bandeira vermelha que impediu o colega de equipe de se aproximar ou de até suplantar o tempo do português da WTR. O francês bateu na barreira de pneus colocada na curva #14 do traçado. Bourdais saiu andando e os danos o impediram, claramente, de chegar ao pitlane por seus próprios meios.

O calvário da AX Racing/Whelen Engineering não tem fim: o #31 de Olivier Pla e Pipo Derani ficou a 1″454 da pole e larga em quinto.

Na LMP2, onde os pilotos bronze é que qualificaram os carros inscritos, Steven Thomas levou a melhor e foi o mais rápido com 1’54″137, 0″134 abaixo da marca do colega de equipe de PR1/Mathiasen, Patrick Kelly. Dwight Merriman, da ERA Motorsport, ficou com a terceira marca, seguido por Dennis Andersen, da High Class Racing. John Farano (Tower Motorsport) e Henrik Hedman (DragonSpeed) completaram o lote de seis inscritos da categoria.

Malthe Jakobsen estabeleceu a pole da LMP3 e a nova marca recorde da categoria em Road America: o piloto do #33 da Sean Creech Motorsports fez o tempo de 1’59″434 e enfiou 0″729 goela abaixo do 2º colocado da subclasse, Jarrett Andretti (Andretti Autosport). Gar Robinson, que divide o #74 da Riley Motorsports com o brasileiro Felipe Fraga, ficou com a terceira posição do grid, seguido por Josh Sarchet (MLT Motorsports) e Cameron Shields (Performance Tech).

Lexus e BMW saem na frente nas duas divisões de Grã-Turismo, já que Jack Hawksworth, da Vasser Sullivan, confirmou a performance dos treinos livres e lidera a GTD Pro com a nova marca recorde de 2’05″385, superando o Porsche de Mathieu Jaminet e o Corvette C8.R guiado por Antonio Garcia.

Na GTD, deu Robby Foley no #96 da Turner Motorsport, com a marca de 2’06″084, seguido pelo Lexus de Frankie Montecalvo e por Robert Megennis, com Lamborghini. Líder do campeonato na sua classe, Stevan McAleer estabeleceu o quarto tempo.

A corrida de Road America será disputada com duração de 2h40min e o início das atividades de pista no domingo está previsto para 13h de Brasília.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames