IMSA: Wayne Taylor Racing e Albuquerque faturam pole em Road America

SÃO PAULO – Em sessão classificatória interrompida antes do fim por conta de um acidente, a Wayne Taylor Racing levou a pole position para a 10ª etapa do IMSA Weathertech SportsCar Championship, o IMSA Fastlane SportsCar Weekend, no circuito de Road America, em Elkhart Lake.

Por um triz, ou melhor, por dois décimos de segundo, o português Filipe Albuquerque não quebrou o recorde da pista em poder de Dane Cameron, então defendendo o Team Penske – e com o mesmo carro, aliás – dando à equipe do #10 a primeira pole desde maio, na etapa de Laguna Seca.

Com 1’48″915, “Albuquick” superou Alex Lynn por 0″182 e vai liderar o grid de 37 carros neste domingo com um detalhe: o outro Cadillac da Ganassi, guiado por Sébastien Bourdais, foi quem provocou a bandeira vermelha que impediu o colega de equipe de se aproximar ou de até suplantar o tempo do português da WTR. O francês bateu na barreira de pneus colocada na curva #14 do traçado. Bourdais saiu andando e os danos o impediram, claramente, de chegar ao pitlane por seus próprios meios.

O calvário da AX Racing/Whelen Engineering não tem fim: o #31 de Olivier Pla e Pipo Derani ficou a 1″454 da pole e larga em quinto.

Na LMP2, onde os pilotos bronze é que qualificaram os carros inscritos, Steven Thomas levou a melhor e foi o mais rápido com 1’54″137, 0″134 abaixo da marca do colega de equipe de PR1/Mathiasen, Patrick Kelly. Dwight Merriman, da ERA Motorsport, ficou com a terceira marca, seguido por Dennis Andersen, da High Class Racing. John Farano (Tower Motorsport) e Henrik Hedman (DragonSpeed) completaram o lote de seis inscritos da categoria.

Malthe Jakobsen estabeleceu a pole da LMP3 e a nova marca recorde da categoria em Road America: o piloto do #33 da Sean Creech Motorsports fez o tempo de 1’59″434 e enfiou 0″729 goela abaixo do 2º colocado da subclasse, Jarrett Andretti (Andretti Autosport). Gar Robinson, que divide o #74 da Riley Motorsports com o brasileiro Felipe Fraga, ficou com a terceira posição do grid, seguido por Josh Sarchet (MLT Motorsports) e Cameron Shields (Performance Tech).

Lexus e BMW saem na frente nas duas divisões de Grã-Turismo, já que Jack Hawksworth, da Vasser Sullivan, confirmou a performance dos treinos livres e lidera a GTD Pro com a nova marca recorde de 2’05″385, superando o Porsche de Mathieu Jaminet e o Corvette C8.R guiado por Antonio Garcia.

Na GTD, deu Robby Foley no #96 da Turner Motorsport, com a marca de 2’06″084, seguido pelo Lexus de Frankie Montecalvo e por Robert Megennis, com Lamborghini. Líder do campeonato na sua classe, Stevan McAleer estabeleceu o quarto tempo.

A corrida de Road America será disputada com duração de 2h40min e o início das atividades de pista no domingo está previsto para 13h de Brasília.

Comentários