Negócio fechado entre WRT e BMW para o WEC

Da esquerda para a direita: Franciscus Van Meel, Andreas Roos, Vincent Vosse e Pascal Weerts celebram o acordo entre a BMW e o Team WRT para os belgas entrarem na Hypercar em 2024 como equipe de fábrica dos bávaros e o modelo M Hybrid V8

RIO DE JANEIRO – Uma terça-feira de mudanças e definições para o Team WRT: com o fim da parceria da escuderia belga e a Audi, aumentaram fortemente as especulações de que o caminho para o futuro fosse a associação com a BMW. E agora é oficial, com a equipe de Baudour confirmando a parceria com os bávaros visando representar a marca como time de fábrica no Mundial de Endurance e nas 24h de Le Mans, quando o modelo M Hybrid V8 estrear na Europa em 2024.

A associação já era falada em junho, porque a Audi roeu a corda no projeto LMDh que marcaria o retorno do construtor de Ingolstadt às provas de Endurance e direcionou os investimentos para um inédito programa de Fórmula 1. Há pouco mais de um mês, as tratativas foram iniciadas e o acordo, enfim, selado.

Entretanto, no comunicado oficial que cristaliza a parceria entre o Team WRT e o construtor alemão, não há indícios de que a BMW também receberia a equipe belga como cliente nas competições de Grã-Turismo com o modelo M4 GT3, sendo parte do acordo entre as duas partes, como chegou a se supor que aconteceria.

“É fantástico ver como nosso projeto LMDh vem ganhando força nas últimas semanas”, disse o CEO da BMW M Franciscus van Meel, que assinou o acordo ao lado de Vincent Vosse e Pascal Weerts da WRT, e o diretor da BMW M Motorsport Andreas Roos.

“Primeiro o lançamento bem-sucedido do BMW M Hybrid V8, seguido pela decisão do Conselho de aprovar o retorno ao WEC – e agora o acordo com uma das melhores e mais bem-sucedidas equipes em corridas de resistência.

Estamos orgulhosos e satisfeitos que uma equipe de alta qualidade como o Team WRT concordou em alinhar nosso BMW M Hybrid V8 e competir com ele em Le Mans e em todas as outras corridas do WEC.

Os próximos anos nos verão em uma ótima posição nos dois principais programas de corrida, com o BMW M Team RLL na série IMSA e o Team WRT no WEC.”, disse o dirigente da BMW.

“Todos nós do Team WRT estamos extremamente felizes com o início desta nova parceria com a BMW M Motorsport e nos sentimos honrados por estarmos associados a uma marca que tem um pedigree tão incrível no automobilismo”, disse Vincent Vosse.

“O Team WRT foi lançado há treze anos e tem desfrutado de sucesso contínuo em diferentes categorias, principalmente GT3 e corridas de resistência.

Desde o início, as 24 Horas de Le Mans estão em nossos planos e sonhos, e fazer parte da nova era Hypercar do FIA WEC que está prestes a abrir era nosso desejo mais forte.

Para se preparar para isso, lançamos um programa na LMP2 há dois anos, onde provamos ser competitivos e bem-sucedidos, conquistando títulos ELMS e FIA ​​WEC, e também uma vitória de classe nas 24 Horas de Le Mans em nossa participação inaugural. .

Entrar na disputa da LMDh com um parceiro forte como a BMW M Motorsport foi o próximo passo lógico e não estamos apenas entusiasmados com o desafio à frente, mas também gratos pela confiança da BMW M Motorsport em nós.

Ainda me lembro quando a BMW M Motorsport venceu em Le Mans em 1999, pois eu era um dos pilotos de uma equipe que ocupava um box vizinho. (N. do blog: Vincent Vosse era da equipe Roock Racing na ocasião. Com André Ahrle e Claudia Hürtgen, chegaam em 8º na classe GTS e 20º na geral)

Vamos trabalhar duro para repetir esses momentos e vivê-los juntos.”

Comentários