Ultrapassagem de alto risco dá vitória à WTR em Road America

SÃO PAULO – A ousadia foi a palavra-chave da vitória de Filipe Albuquerque e Ricky Taylor neste domingo, na disputa da 10ª etapa do IMSA Weathertech SportsCar Championship em Road America, no circuito localizado em Elkhart Lake, no Wisconsin.

O IMSA Fastlane SportsCar Weekend foi decidido numa manobra espetacular em que Filipe Albuquerque ignorou o fato de que grama não é pista para ultrapassar Oliver Jarvis e conquistar um ‘combo’ importante: além do topo do pódio, a dupla do Acura ARX-05C #10 da Wayne Taylor Racing assumiu a liderança do campeonato antes da última etapa da história dos DPi na IMSA, a Petit Le Mans, em Road Atlanta.

Com 19 pontos de vantagem (3066 a 3047), Albuquerque e Taylor vão para a disputa do título contra Tom Blomqvist e Oliver Jarvis – a diferença poderia ser menor, mas Jarvis bateu logo após ser ultrapassado pelo #10 e a dupla da Meyer-Shank Racing chegou em quarto, atrás dos Cadillac DPi-V.R da CGR/Cadillac Racing guiados por Earl Bamber/Alex Lynn e Renger Van der Zande/Sébastien Bourdais.

O 6º lugar geral praticamente selou o destino de Pipo Derani no campeonato: o atual campeão junto ao antigo parceiro Felipe Nasr está em quinto na classificação com 2739 pontos, deixando as chances do brasileiro matematicamente ainda existentes – porém, retóricas.

Na LMP2, triunfo para Ryan Dalziel e Dwight Merriman, que levaram o #18 da ERA Motorsport a um importante resultado – eles chegaram a 1607 pontos, 33 a menos que o líder John Farano, 2º colocado junto ao suíço Louis Déletraz com o carro da Tower. O pódio foi completado pela High Class Racing com Fabio Scherer e Dennis Andersen.

Felipe Fraga e Gar Robinson venceram na LMP3 com o 13º lugar geral e o triunfo – o segundo nas últimas três etapas – ajuda o estadunidense da Riley Motorsports em suas pretensões de disputar o título: a vantagem ainda existe, mas Jonathan Bennett e Colin Braun, que chegaram em 3º na classe este domingo, têm 83 pontos de diferença – Matt Bell e Orey Fidani alcançaram o melhor resultado da temporada em 2º com o carro #13 da AWA.]

A GTD Pro teve vitória de Ben Barnicoat e Jack Hawksworth com o Lexus RC-F #14 da Vasser Sullivan – a primeira deles no ano, deixando Barnicoat em 2º na tabela com 2566 pontos, dez a mais que Jordan Taylor e Antonio Garcia, que terminaram em terceiro com o Corvette C8.R.

Entrementes, Matt Campbell e Mathieu Jaminet, da Pfaff Motorsports, chegaram em segundo e ainda lideram com 2793 pontos – a categoria, ao contrário das três classes de protótipos, ainda tem a penúltima etapa no ViR, antes da Petit Le Mans.

Russell Ward e Phillip Ellis, após diversos dissabores ao longo do ano, venceram a disputa da GTD com o Mercedes-AMG GT3 da Winward, seguidos por Jeff Westphal/Robert Megennis (CarBahn with Peregrine Racing) e Frankie Montecalvo/Aaron Telitz (Vasser Sullivan).

Apesar da 8ª posição na disputa, Stevan McAleer, que dividiu o Mercedes-AMG GT3 do Team Korthoff com Mike Skeen, mantém a liderança do campeonato com 36 pontos de frente sobre Jan Heylen e Ryan Hardwick, que concluíram em sétimo com o Porsche da Wright Motorsports.

No IMSA Weathertech Sprint Cup, a Paul Miller Racing e os pilotos Bryan Sellers e Madison Snow já são campeões antecipados na última temporada dessa subclasse das provas de curta duração do campeonato para os carros da GTD. Com o quarto lugar em Road America, a dupla da BMW M4 GT3 #1 chegou a 2343 pontos contra 2102 do canadense Roman de Angelis, da equipe The Heart of Racing. A série está cancelada para 2023 porque a única inscrição específica da Sprint Cup foi do Acura da Rick Ware Racing guiado por Aidan Read e Ryan Eversley.

Comentários