Vitória e liderança para Fenestraz e Miyata no Super GT

SÃO PAULO – Metade da temporada 2022 cumprida para o Super GT e a quarta etapa foi disputada domingo no Fuji Speedway – com duração de 450 km, foi a segunda prova mais longa em distância da temporada, mas oficialmente por voltas, acabou por superar a etapa do Golden Week – igualmente realizada em Fuji – e que foi interrompida por conta de um violento acidente. Desta vez, tudo correu bem.

Principalmente para Sacha Fenestraz e Ritomo Miyata: a dupla do #37 do KeePer Team Tom’s, que na média de idade (23 anos) é a mais jovem do grid, venceu a disputa e assumiu a liderança do campeonato com 31 pontos, superando os até então comandantes do topo da tabela, Kazuya Oshima e Kenta Yamashita, da Eneos X Prime.

A Calsonic Impul chegou em 2º com o Nissan Fairlady Z conduzido por Kazuki Hiramine e Bertrand Baguette, cabendo o último degrau do pódio a Daiki Sasaki e Kohei Hirate, com outro Nissan – este da Realize Corporation Advan Kondo.

O melhor Honda na chegada foi o da ARTA: 5º colocado com Nirei Fukuzumi e Tomoki Nojiri, atrás do Toyota de Sho Tsuboi e Giuliano Alesi, noutro carro do Team Tom’s.

Na GT300, a R&D Sport venceu a disputa com o Subaru BRZ de motor com cilindros opostos, guiado por Takuto Iguchi e Hideki Yamauchi, atuais campeões da categoria. Eles venceram com quase seis segundos de frente para a Gainer de Keishi Ishikawa e Hironobu Yasuda, que guiaram um Nissan GT-R Nismo GT3. Takashi Kobayashi e Kakunoshin Ohta foram ao pódio com o Honda NSX-GT3 da Upgarage.

Com 99 kg de lastro no Nissan #56 da Realize Nissan Mechanic Challenge, João Paulo de Oliveira e Kiyoto Fujinami terminaram em 6º lugar com uma volta de atraso em relação aos vencedores – e coletaram pontos importantíssimos. Com uma vitória e dois pódios, a dupla lidera com 38 pontos contra 29,5 de Iguchi/Yamauchi. Para a próxima corrida, de acordo com a classificação e a pontuação, os ponteiros vão lidar com um lastro extra de 114 kg.

A próxima etapa será em Suzuka, no último fim de semana deste mês.

O calendário para a temporada 2023 foi divulgado pela GTA: a organizadora da série garantiu oito datas para a classe em seis circuitos diferentes – Fuji Speedway e Suzuka são os únicos com dois eventos garantidos. As datas ainda serão ratificadas por conta dos eventos de nível mundial nos calendários FIA.

Eis as datas:

16 de abril – Okayama
4 de maio – Fuji Speedway
4 de junho – Suzuka
6 de agosto – Fuji Speedway
27 de agosto – Suzuka
10 de setembro – Sportsland Sugo
1º de outubro – Autopolis
5 de novembro – Mobility Resort Motegi

Comentários

  • Caro Rodrigo, esses lastros da GT 300 são absurdamente pesados!
    Se na Stock aqui o pessoal sofre com 30kg, imagino como ficam esses carros.
    Você não acha um exagero tal penalização? Acho que Oribera fez milagre ao chegar em sexto!
    Belas resenhas dos eventos, obrigado pelos textos que sempre posta!
    Um abraço