6h de Watkins Glen: Porsche perde vitória na vistoria e BMW alcança primeiro triunfo no IMSA

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RIO DE JANEIRO – De nada valeu o esforço de Nick Tandy e Mathieu Jaminet na pista, para cruzar a linha de chegada na frente e triunfar na edição de 2023 das 6h de Watkins Glen, 5ª etapa do IMSA Weathertech SportsCar Championship e terceira do IMSA Michelin Endurance Cup. A dupla da equipe Porsche Penske Motorsport foi excluída do resultado final por infração técnica constatada na vistoria pós-prova.

Segundo a análise, o “skid block”, uma peça usada no assoalho para medição da altura em relação ao solo, apresentava um desgaste que fazia o artefato estar fora da regra. Intencional, ou não, o fato é que o carro #6 de primeiro foi para nono e último na classe GTP. E assim, a BMW herdou a primeira vitória – que viria com méritos se não fosse o ataque de Jaminet a Connor de Philippi faltando 5min para o final de uma corrida atribulada e cheia de percalços para muitos pilotos.

Agora, todos os construtores do regulamento LMDh têm vitórias: Cadillac com duas, Porsche, Acura e BMW, uma cada. A Penske seria a única equipe com dois triunfos, mas por conta da eliminação do resultado dos então líderes do campeonato, os bávaros entram no ranking com sua M Hybrid V8. E mesmo que por herança, representa a primeira vitória da BMW no IMSA após 23 anos – a última fora numa etapa do American Le Mans Series disputada em… Silverstone.

Sendo assim, Pipo Derani/Alexander Sims/Jack Aitken herdam o 2º posto e o brasileiro mais seu parceiro fixo da temporada – Sims – voltam à liderança do campeonato com 1602 pontos somados, contra 1538 de Nick Yelloly e Connor de Philippi.

Voltando ao assunto desclassificação, fica difícil entender certos critérios da IMSA. A suposta ‘trapaça’ do Porsche ganhador em Glen é muito menos vergonhosa que a da Meyer-Shank Racing em Daytona e, por mais que medidas fossem tomadas, se existe uma regra e ela não é cumprida, faça-se o que deve ser feito. Daí alegarão que se passou de um certo prazo. Isso tem nome: incoerência. Se quiserem outro: passada de pano.

No fundo, ninguém quis ‘manchar’ a vitória da MSR, mas a trapaça descoberta só suscitou dúvidas e agora, cinco meses após aquilo, voltam à tona as críticas. E agora é oficial: a Penske vai protestar a decisão dos comissários técnicos.

Vida que segue e a dupla Colin Braun/Tom Blomqvist herdou o pódio com a eliminação do Porsche vencedor, seguidos por Tijmen Van der Helm/Mike Rockenfeller no Porsche não-oficial da JDC-Miller e Sébastien Bourdais/Renger Van der Zande, numa corrida repleta de problemas para a dupla do #01, incluindo dois acidentes – um causado por Bourdais, outro onde o Cadillac foi levado de roldão por uma enorme navalhada de um piloto da subclasse LMP3.

A Wayne Taylor Racing também teve mais uma corrida para ser esquecida e jogada no lixo, além do Porsche #7 de Felipe Nasr e Matt Campbell, alijado mais uma vez por falhas terminais do sistema híbrido do carro e a BMW #24 de Augusto Farfus e Phillipp Eng, que bateu logo na primeira curva, comprometendo a suspensão do carro.

Na subclasse LMP2, a falta de sorte também acompanhou Pietro Fittipaldi, que nem chegou a andar no domingo: o carro #51 da Rick Ware Racing teve uma falha terminal de ponta de eixo, a roda dianteira esquerda ‘pediu demissão’ e foi o fim da linha para o carro que tinha Eric Lux a bordo e teria também Devlin DeFrancesco inscrito.

A vitória na divisão foi da Crowdstrike Racing by APR, com George Kurtz/Nolan Siegel/Ben Hanley, com a ERA Motorsport em segundo graças a Christian Rasmussen/Dwight Merriman/Ryan Dalziel e também a PR1/Mathiasen de Ben Keating/Alex Quinn/Paul-Loup Chatin.

Kurtz e Hanley saem de Glen inclusive líderes do campeonato: os dois ultrapassaram Steven Thomas e Mikkel Jensen por três pontos – 973 a 970. Keating e Chatin vêm em terceiro com 967. Luta acirrada!

Entre os LMP3, como sempre sem erros, a Riley venceu de novo em Glen na terceira e última aparição dos carros dessa categoria no evento. Felipe Fraga/Gar Robinson/Josh Burdon derrotaram com méritos os outros dois trios que também não se envolveram em problemas – o #30 da JR III com Dakota Dickerson/Garett Grist/Dylan Murry e o #17 da AWA com Anthony Mantella/Nico Varrone/Wayne Boyd.

Após lideranças ocasionais de alguns rivais durante a disputa, Fraga e parceiros saem dessa etapa ainda líderes – e mais do que nunca, pois somam dois triunfos nas duas corridas onde a LMP3 contou pontos. São 730 – 124 a mais que Mantella/Varrone/Boyd.

Na GTD Pro, a vitória escapou por pouco das mãos de Daniel Serra e Davide Rigon, que fizeram uma grande corrida de recuperação no meio do ‘tiroteio’, dando à 296 GT3 da Ferrari o melhor resultado do novo carro da marca italiana na IMSA. A última amarela a minutos do fim, cortesia de uma panca seguida de capotagem da BMW de Bill Auberlen poderá ter cobrado essa conta.

O triunfo, com muito mérito, foi do Lexus da Vasser Sullivan guiado por Jack Hawksworth e Ben Barnicoat, que já estavam na liderança do campeonato e por lá continuam, agora com 1795 pontos contra 1682 de Dani Juncadella e Jules Gounon. Antonio Garcia e Jordan Taylor, que vêm em 3º na tabela, também terminaram em terceiro na disputa.

Aliás, os Lexus RC-F da Vasser Sullivan ‘coparam’ as vitórias nas divisões de Grã-Turismo, pois o #12 de Frankie Montecalvo/Aaron Telitz/Parker Thompson levou a melhor na GTD – sendo inclusive o melhor de todos os carros derivados de modelos de série no resultado final.

O 2º posto foi da Paul Miller Racing e a BMW conduzida por Bryan Sellers/Madison Snow/Corey Lewis, seguidos do Porsche de Ryan Hardwick/Zach Robichon/Jan Heylen.

A participação feminina nas 6h de Watkins Glen foi muito positiva: além do 6º posto na LMP2 para o carro de Lilou Wadoux com Luis Pérez-Companc e Nicklas Nielsen, ainda tivemos Katherine Legge e Sheena Monk em 5º na GTD com o Acura da Gradient Racing partilhado com Marc Miller; Ashton Harrison-Henry em oitavo na mesma divisão com o carro da Racers Edge Motorsports junto a Danny Formal e Kyle Marcelli e as Iron Dames, que lideraram várias vezes, ficaram em posição de pódio por um bom tempo e no fim, terminaram em 16º na divisão com uma volta a menos no Lamborghini guiado por Doriane Pin/Michelle Gätting/Rahel Frey.

Com os resultados em Glen, Sellers e Snow seguem no comando do campeonato na GTD com 1592 pontos contra 1488 de Montecalvo e Telitz e 1447 de Roman De Angelis e Marco Sorensen, da The Heart of Racing.

No próximo dia 9, no GP de Mosport, no Canadá, a corrida terá a presença de quatro classes – GTP, LMP3, GTD Pro e GTD. Será a sexta etapa do Weathertech SportsCar Championship e a terceira de um total de sete da série paralela IMSA Weathertech Sprint Cup, somente para a divisão GTD.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

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Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

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