“A minha decisão de não competir no próximo ano não significa que vocês nunca mais me verão num carro do WRC. Mas, por agora, é a melhor decisão. Não vou pagar para correr. Ando de graça, se for preciso. Mas vejo que não haverá lugar para mim no ano que vem”, disse o nórdico.
A equipe Qatar M-Sport World Rally gostaria de poder contar com Solberg por mais uma temporada. Mas a situação financeira não anda boa pelos lados da escuderia e o piloto precisaria levar dinheiro, o que está absolutamente fora de questão.
“Eu sei que eu sou bom o suficiente para lutar no topo por muitos anos ainda”, disse ele, “mas eu compreendo perfeitamente a situação financeira difícil para a temporada de 2013 para a M-Sport, então eu desejo a equipe tudo de melhor no futuro.”
Em seu currículo de piloto do WRC desde o ano de 1998, ele disputou 188 ralis, conquistando 13 vitórias. Campeão mundial da modalidade em 2003 – por sinal, ele foi o último a levar o título antes da dinastia Sébastien Loeb – pela Subaru, ele venceu pela última vez no campeonato há sete anos, no Rali da Grã-Bretanha.
Com a saída de Solberg e a já anunciada “aposentadoria” de Loeb, começam as apostas: quem será o campeão mundial de 2013? Para já, ninguém acredita que Jari-Matti Latvala, agora na Volkswagen, irá apagar sua fama de batedor e inconsequente. O caminho estaria, teoricamente, aberto para o finlandês Mikko Hirvonen, substituto de Loeb como número #1 da Citroën e também para o eficiente francês Sébastien Ogier, que também vai de Volkswagen Polo no ano que vem.
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