A Mil por Hora
Rally

Mais uma baixa no WRC

RIO DE JANEIRO – Após o anúncio da retirada de Sébastien Loeb, que vai disputar apenas eventos esporádicos em 2013, o Mundial de Rali (WRC) tem mais uma baixa bastante sentida, anunciada nesta terça-feira. O norueguês Petter Solberg, de 38 anos de idade, tomou a decisão de não disputar a próxima temporada da modalidade. Contudo, ele […]

pettersolberg2RIO DE JANEIRO – Após o anúncio da retirada de Sébastien Loeb, que vai disputar apenas eventos esporádicos em 2013, o Mundial de Rali (WRC) tem mais uma baixa bastante sentida, anunciada nesta terça-feira. O norueguês Petter Solberg, de 38 anos de idade, tomou a decisão de não disputar a próxima temporada da modalidade. Contudo, ele afirma que não se trata de um adeus definitivo às competições.

“A minha decisão de não competir no próximo ano não significa que vocês nunca mais me verão num carro do WRC. Mas, por agora, é a melhor decisão. Não vou pagar para correr. Ando de graça, se for preciso. Mas vejo que não haverá lugar para mim no ano que vem”, disse o nórdico.

A equipe Qatar M-Sport World Rally gostaria de poder contar com Solberg por mais uma temporada. Mas a situação financeira não anda boa pelos lados da escuderia e o piloto precisaria levar dinheiro, o que está absolutamente fora de questão.

“Eu sei que eu sou bom o suficiente para lutar no topo por muitos anos ainda”, disse ele, “mas eu compreendo perfeitamente a situação financeira difícil para a temporada de 2013 para a M-Sport, então eu desejo a equipe tudo de melhor no futuro.”

Em seu currículo de piloto do WRC desde o ano de 1998, ele disputou 188 ralis, conquistando 13 vitórias. Campeão mundial da modalidade em 2003 – por sinal, ele foi o último a levar o título antes da dinastia Sébastien Loeb – pela Subaru, ele venceu pela última vez no campeonato há sete anos, no Rali da Grã-Bretanha.

Com a saída de Solberg e a já anunciada “aposentadoria” de Loeb, começam as apostas: quem será o campeão mundial de 2013? Para já, ninguém acredita que Jari-Matti Latvala, agora na Volkswagen, irá apagar sua fama de batedor e inconsequente. O caminho estaria, teoricamente, aberto para o finlandês Mikko Hirvonen, substituto de Loeb como número #1 da Citroën e também para o eficiente francês Sébastien Ogier, que também vai de Volkswagen Polo no ano que vem.

Mais palpites? Comentem, opinem. O espaço é todo de vocês.