A Mil por Hora
Automobilismo Internacional

Novo Porsche LMP1 surgirá em meados de 2013; montadora apresenta o 991 Cup

RIO DE JANEIRO – Deixou de ser segredo há algum tempo que a Porsche vai voltar às competições de Esporte-Protótipo com um novo LMP1 coupé que estreia oficialmente em 2014. Mas alguns meses antes, no ano que vem, este carro já verá a luz do dia e as pistas, para os primeiros testes de desenvolvimento. A […]

RIO DE JANEIRO – Deixou de ser segredo há algum tempo que a Porsche vai voltar às competições de Esporte-Protótipo com um novo LMP1 coupé que estreia oficialmente em 2014. Mas alguns meses antes, no ano que vem, este carro já verá a luz do dia e as pistas, para os primeiros testes de desenvolvimento. A informação oficial do programa Porsche LMP1 foi feita por Wolfgang Hatz, membro do Conselho de Gestão de Pesquisa e Desenvolvimento, durante a festa organizada pela montadora de Stuttgart, anualmente realizada a cada fim de temporada.

De acordo com Hatz, os primeiros testes do protótipo serão conduzidos na própria pista da Porsche em Weissach, na Alemanha. E o programa LMP1 será conduzido por Franz Enzinger, que vai encabeçar o departamento de competição para a categoria principal do Mundial de Endurance.

O retorno da Porsche com um time oficial, por enquanto, será na classe LMGTE-Pro, com a nova geração do modelo 911, sob a sigla 991, conduzida por duas duplas cujos nomes ainda serão indicados pela própria montadora junto ao Team Manthey. Os nove pilotos com os quais a marca tinha contrato até o fim deste ano foram informados que o compromisso foi renovado para a próxima temporada. E já em janeiro próximo, na disputa das 24 Horas de Daytona, seis pilotos vão trabalhar.

Jörg Bergmeister, um dos cotados para disputar o WEC, vai com a equipe TRG de Kevin Buckler; Marco Holzer está garantido na Alex Job Racing; Marc Lieb vai guiar para a Brumos; Richard Lietz defenderá a Magnus Racing; Patrick Long irá conduzir o carro da Park Place Motorsports e, por fim, Patrick Pilet colaborará com a NGT Motorsports.

Também foi confirmado no evento de fim de ano que Jean-Karl Vernay, atual campeão da Porsche Cup francesa, terá o privilégio de subir para a Porsche Supercup, que faz diversas preliminares da Fórmula 1. Nick Tandy, de acordo com a marca, foi eleito o melhor piloto de 2012 e ganhou um Carrera S “zerinho”. O francês Raymond Narac ficou em segundo na pontuação e recebeu, como prêmio, a bagatela de 30 mil euros.

Nada mal, hein?

991 Cup é apresentado oficialmente

Por falar em Porsche Supercup, o novo 911 de corrida na versão Cup, já com a nomenclatura 991, foi apresentado oficialmente no evento de fim de ano da montadora, a “Noite dos Campeões”. O novo carro, com motor de 460 HP e câmbio sequencial de acionamento paddleshift desenvolvido pela própria Porsche, apresenta mais novidades para o próximo ano. Os pneus Michelin serão dois centímetros mais largos e a traseira teve seu entre-eixos aumentado em 10 mm. Também os freios prometem ser mais eficientes, sempre com sistema de disco de aço com seis pistões na dianteira e quatro na traseira.

No que tange à segurança, o carro é ainda mais evoluído que o 911 (997) Cup que ainda rodará em vários campeonatos nacionais – Brasil inclusive – até que o 991 venha, o que só acontecerá em 2014. Os engenheiros do departamento de competição da Porsche conceberam uma gaiola ainda melhor que a do seu antecessor, com direito a um assento reprojetado para maior conforto do piloto na guiada. Em caso de problemas no resgate de um piloto acidentado com mais gravidade, a Porsche também manifestou sua preocupação, implementando uma saída de emergência no teto.

O piloto Timo Bernhard, que passou quase todo o ano desenvolvendo o novo 991 após o seu acidente com um Audi em Sebring, diz que os limites do carro são bem fáceis de se encontrar. “O carro está muito bem equilibrado e realmente muito agradável de se conduzir”, disse.

A produção do 911 (991) GT3 Cup será feita em Stuttgart-Züffenhausen, na mesma linha que cuidou dos demais modelos de competição. Todos os carros serão testados antes de serem entregues aos compradores. O preço de venda do carro de corrida, segundo fontes, é de 181.200 euros.