O anúncio confirma aquilo que se suspeitava ou que alguns nos bastidores já sabiam: Antonio Hermann deixa, de fato, a organização do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo nas mãos de Walter Derani e vai com armas e bagagens para este novo campeonato, com seis rodadas previstas para Europa e Oriente médio em sua temporada inaugural, que começa em 1º de abril com uma corrida no circuito francês Paul Armagnac, em Nogaro.
O FIA GT Series nada mais é que a união do Mundial do FIA GT com o Europeu de GT3. Ambas as competições, organizadas por Stéphane Ratel, tiveram quorum muito baixo em 2012 e foram ironicamente vítimas de outro campeonato organizado pelo francês, a Blancpain Endurance Series que, com um regulamento mais atraente e corridas mais longas – com duração mínima de três horas, sem contar o atrativo das 24 Horas de Spa-Francorchamps – pulverizou os custos porque a conta pode ser paga pelos pilotos com melhor situação financeira.
A equipe BMW Team Brasil não será a única a representar a marca no certame. Michael Bartels regressa com o Vita 4One Racing para a temporada 2013 e uma das grandes atrações do FIA GT Sprint Series será, sem qualquer dúvida, a participação do mito do Rali Sébastien Loeb, que confirmou a formação de uma dupla com o português Álvaro Parente.
Cacá é o segundo brasileiro que se garante no campeonato. O primeiro, já anunciado há alguns dias, é o gaúcho Matheus Stumpf, que vai defender a equipe portuguesa Rodrive com um Ford GT3 ao lado de Rui Lapa. Os bólidos serão preparados pela Lambda, na Alemanha. Stumpf defendeu esta escuderia em algumas corridas ano passado, participando do Iber GT, o Campeonato Espanhol, e do International GT Open, no Algarve.