A Mil por Hora
American Le Mans Series

12 Horas de Sebring, hora #6 e #7 – Tranquilidade aparente

RIO DE JANEIRO – Metade da corrida em Sebring já foi para o espaço e a aparente tranquilidade da corrida só foi quebrada com a exibição da terceira bandeira de neutralização, quando o ESM HPD #01 do australiano David Brabham, que liderava na divisão LMP2, teve um sério problema de transmissão e ficou parado na […]

22

RIO DE JANEIRO – Metade da corrida em Sebring já foi para o espaço e a aparente tranquilidade da corrida só foi quebrada com a exibição da terceira bandeira de neutralização, quando o ESM HPD #01 do australiano David Brabham, que liderava na divisão LMP2, teve um sério problema de transmissão e ficou parado na margem do traçado, tendo que ser rebocado para chegar aos boxes.

Tranquilidade aparente também pelos lados da Audi, que lidera em dobradinha desde o início, agora com o #1 de Bénoit Tréluyer na frente do #2, guiado por Tom Kristensen depois de um bom turno de Lucas Di Grassi. Mas a situação do #1 suscita dúvidas: há algo estranho no fundo do e-tron líder, arrastando ou batendo no piso ondulado do circuito da Flórida. Vamos aguardar…

A briga pela 3ª posição é acirrada entre o Lola #12 da Rebellion e o HPD #6 da Muscle Milk. Klaus Graf conseguiu passar Nicolas Prost na pista, em bandeira verde, mas após isto, levou um pênalti e o francês recuperou a posição de coadjuvante num pódio que caminha para a dobradinha da turma dos anéis. O carro #13 de Andrea Belicchi teve problemas de suspensão e está bastante atrasado em relação aos outros LMP1 movidos a gasolina.

Na LMP2, com o atraso do carro de Brabham/Sharp/Cosmo, o caminho está aberto para a Level 5 vencer a disputa nesta divisão. No momento do fechamento da 7ª hora, a ponta era do #551 de Marino Franchitti, com Scott Tucker uma volta atrás, em segundo. Eric Lux, quatro atrasado em relação ao comandante da classe, é o terceiro no Zytek da Greaves.

Kyle Marcelli retomou a ponta no BAR1 Motorsports Oreca FLM09 #8 entre os carros da classe LMPC. O canadense comanda com vantagem para David Cheng e David Heinemeier-Hänsson. Duncan Ende assumiu o #9 da RSR Racing e está em quinto, no carro que já teve Bruno Junqueira.

A disputa da LMGT continua acirrada e nas duas últimas horas o revezamento de líderes foi frenético. Agora, após uma rodada de pit stops, Richard Westbrook assumiu a liderança no Corvette #4, seguido por Marc Goossens em brilhante performance a bordo do SRT Viper #91. Matteo Malucelli é o terceiro. A BMW de John Edwards, que vinha no bolo, foi punida por excesso de integrantes nos pits em sua última parada.

Por fim, na LMGTC, a 7ª hora apresentou o JDX Porsche #11 de Jon Fogarty na primeira posição, seguido por Alexandre Imperatori, Henrique Cisneros, Ben Keating e Brian Wong

Classificação parcial após a 7ª hora:

1º #1 Bénoit Tréluyer/Marcel Fässler/Oliver Jarvis
Audi R18 e-tron quattro LMP1
211 voltas

2º #2 Tom Kristensen/Allan McNish/Lucas Di Grassi
Audi R18 e-tron quattro LMP1
a 1 volta

3º #12 Nicolas Prost/Nick Heidfeld/Neel Jani
Lola B12/60 Toyota LMP1
a 4 voltas

4º #6 Klaus Graf/Lucas Luhr/Romain Dumas
HPD ARX-03c LMP1
a 4 voltas

5º #13 Andrea Belicchi/Congfu Cheng/Mathias Beche
Lola B12/60 Toyota LMP1
a 6 voltas

6º #551 Marino Franchitti/Scott Tucker/Ryan Briscoe
HPD ARX-03b LMP2
a 11 voltas

7º #552 Scott Tucker/Ryan Hunter-Reay/Simon Pagenaud
HPD ARX-03b LMP2
a 12 voltas

8º #41 Eric Lux/Tom Kimber-Smith/Christian Zügel
Zytek Z11SN Nissan LMP2
a 15 voltas

9º #8 Kyle Marcelli/Chris Cumming/Stefan Johansson
Oreca FLM09 Chevrolet LMPC
a 17 voltas

10º #52 David Cheng/Michael Guasch/David Ostella
Oreca FLM09 Chevrolet LMPC
a 17 voltas