A Mil por Hora
Stock Car

E a Stock, hein?

RIO DE JANEIRO – Pois é… começou a temporada 2013 da Stock Car. Novidades na transmissão e uma corrida morna que teve uma disputa excepcional no fim entre Átila Abreu, Valdeno Brito e Cacá Bueno, que venceu a corrida, assistida infelizmente por um público abaixo da expectativa em Interlagos. Na boa? Como se pode cobrar R$ […]

RIO DE JANEIRO – Pois é… começou a temporada 2013 da Stock Car. Novidades na transmissão e uma corrida morna que teve uma disputa excepcional no fim entre Átila Abreu, Valdeno Brito e Cacá Bueno, que venceu a corrida, assistida infelizmente por um público abaixo da expectativa em Interlagos.

Na boa? Como se pode cobrar R$ 40 pelo ingresso de uma corrida que dura quarenta minutos? Ou seja… a razão é de um real por minuto de corrida. Não concordo com essa opção por encarecer o preço. Isso também afasta o público dos autódromos, além de outros fatores extrapista que depõem contra a credibilidade do esporte no Brasil.

A Stock chega à 35ª temporada de sua história, passando por um momento de transição também fora da pista. Carlos Col, que foi o homem por trás do crescimento da Vicar como promotora da categoria, deixou a organização do evento e não está mais envolvido diretamente com a Stock. Ele teria se desligado para tocar “novos projetos pessoais”, que podem ser lidos nas entrelinhas como ‘formação de chapa de oposição a Cleyton Pinteiro na CBA’.

Muita gente pode ser avessa à Stock, muitos podem criticar a Vicar e a organização da categoria, mas se existe alguém que pode articular uma oposição ferrenha aos que hoje destroem o automobilismo brasileiro, este é Carlos Col. Lembro que a eleição será em 2017 e espero que, até lá, o esporte não tenha sido assassinado de vez no Brasil.

A própria Stock, é bom que se diga, não respira ares financeiramente saudáveis. A categoria não tem um patrocinador master. E também há equipes na corda-bamba com a questão orçamentária. Tivemos grid cheio hoje em Interlagos, é bem verdade. Mas não posso assegurar, até porque não tenho bola de cristal, que todos os 34 carros vão chegar ao fim do campeonato. Só o tempo – e o dinheiro – dirão.