A Mil por Hora
Automobilismo Nacional

Wolfgang Sauer (1931-2013)

RIO DE JANEIRO – Abro o blog do Flavio Gomes, que sempre leio – afinal de contas, tenho enorme respeito pelo FG e o considero um companheiro de profissão, nunca um concorrente – e deparo com um post escrito por ele há poucos minutos, contando do falecimento do antigo presidente da Volkswagen do Brasil, o […]

RIO DE JANEIRO – Abro o blog do Flavio Gomes, que sempre leio – afinal de contas, tenho enorme respeito pelo FG e o considero um companheiro de profissão, nunca um concorrente – e deparo com um post escrito por ele há poucos minutos, contando do falecimento do antigo presidente da Volkswagen do Brasil, o alemão Wolfgang Sauer.

O executivo, nascido em 1931 na cidade de Stuttgart, naturalizou-se brasileiro e foi presidente da sucursal da montadora de Wolfsburg entre 1973 e 1989. Foi em seu período no comando da Volkswagen que foi lançada a Brasília e o Passat, sucessos absolutos de público e ocorreu a renovação da linha de produção nos anos 80, com a vinda dos modelos Gol, Santana, Parati, Saveiro e Voyage.

Sauer também tem uma importância imensa dentro do nosso automobilismo. Foi com seu incentivo que nasceu a Fórmula Super Vê, depois Fórmula Volkswagen 1600, talvez a maior categoria de monopostos que este país já conheceu. Não obstante, a reboque da Super Vê, a Fórmula Vê (VW 1300 a partir de 1976) foi ressuscitada e criado o Torneio Nacional Passat, com apoio das revendas oficiais da montadora, quando acabou o Brasileiro de Divisão 1.

Homens como ele não existem mais, nem para as montadoras e muito menos para o esporte a motor no Brasil. A Wolfgang Sauer, nossa gratidão por tudo que fez e alcançou em seu cargo na Volkswagen do Brasil.