A Mil por Hora
Automobilismo Nacional

Conta outra, Pinteiro…

RIO DE JANEIRO – Parece brincadeira. Mas não é. O presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, dá sua palavra que o Autódromo de Deodoro, substituto da desativada e posteriormente destruída pista de Jacarepaguá, “vai sair”. “O exército, quando entregou a área, garantiu que entregava a área limpa. Eu tenho que acreditar. Não entendo disso. Ele falou […]

google

RIO DE JANEIRO – Parece brincadeira. Mas não é. O presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, dá sua palavra que o Autódromo de Deodoro, substituto da desativada e posteriormente destruída pista de Jacarepaguá, “vai sair”.

“O exército, quando entregou a área, garantiu que entregava a área limpa. Eu tenho que acreditar. Não entendo disso. Ele falou que a área está livre de explosivos, quem sou eu para falar que não vai? Mas o general nos garantiu que está livre de explosivos”, explicou ao site Grande Prêmio.

Pois é, presidente… só que não está. O terreno é um campo minado e ainda por cima o jornalista Fábio Seixas, da Folha de S. Paulo, publicou matéria onde se soube também que há risco tóxico: resíduos dos artefatos explosivos podem ter afetado o solo e o lençol freático da área.

Lindo, não?

Some-se ao risco tóxico a questão de que a descontaminação do terreno e a retirada das minas e quejandos pode durar até 18 anos. E aí, meus caros, a palavra do sr. Cleyton Pinteiro de que “Deodoro vai sair” tem pouca – ou nenhuma – validade.

Aliás, quanto ao tema, a CBA estava muito quietinha, muito calada. Esperou a bomba explodir, literalmente, nas declarações do secretário da Casa Civil do governo do estado, sr. Régis Fichtner, para dar declarações durante a São Paulo Indy 300 e ainda gracejar a respeito da situação.

 “Esse episódio foi bem interessante porque ressurgiu a ideia do autódromo. Já está se falando, agora, na televisão, do autódromo do Rio de Janeiro. Estava meio esquecido”, disse. “Foi bom que voltou à tona, e vai sair”, assegurou, na mesma matéria publicada pelo pessoal do Grande Prêmio.

Conta outra, Pinteiro…