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Automobilismo Internacional

Os 50 melhores pilotos não F-1 – parte 1

RIO DE JANEIRO – A revista britânica Autosport fez uma lista interessante. Elencou pilotos de todas as épocas e modalidades do esporte a motor, que jamais chegaram à Fórmula 1 e fez uma lista dos 50 principais, na opinião dos britânicos. Eu gostei, embora tenha algumas ressalvas (é claro) e por isso vou compartilhar com vocês, […]

RIO DE JANEIRO – A revista britânica Autosport fez uma lista interessante. Elencou pilotos de todas as épocas e modalidades do esporte a motor, que jamais chegaram à Fórmula 1 e fez uma lista dos 50 principais, na opinião dos britânicos. Eu gostei, embora tenha algumas ressalvas (é claro) e por isso vou compartilhar com vocês, dividindo essa lista em cinco partes para não ficar cansativo para os leitores.

Vamos lá então… por ordem decrescente:

Valentino Rossi

Um gênio em duas rodas, o maior de sua geração. O italiano Valentino Rossi conquistou todos os títulos possíveis e imagináveis na Motovelocidade e seu nome foi várias vezes mencionado como piloto da Ferrari, para quem efetivamente fez alguns testes. Vira e mexe, o “Doutor” disputa provas de Grã-Turismo. Os ingleses o puseram em 50º na lista, mas não concordo. Acho que Rossi poderia estar bem mais à frente.

Bird Clemente

Motivo de orgulho para nós, brasileiros, ter alguém como Bird Clemente na lista. Um piloto idolatrado nas nossas pistas pela guiada agressiva, sempre tirando tudo do carro e que foi um duro adversário para os rivais de sua época. Mito a bordo dos carros da Willys-Overland, na equipe conduzida por Luiz Antônio Greco, também foi um craque na condução dos DKW Vemag. Abandonou as pistas em 1973 e deixou saudades.

Carlos Sainz

Esse moço foi genial na sua especialidade. No Mundial de Rali e nas provas off-road que abraçou depois de deixar as provas de velocidade, mostrou talento e categoria, tornando-se um dos maiores pilotos de todos os tempos. Em seu país, é muito respeitado. “El Matador” chegou a competir em asfalto, nos autódromos, mas não passou da Fórmula Ford. Seu filho, Carlos Sainz Jr., está hoje na GP3 Series.

Nicolas Minassian

Francês de origem armênia, Nicolas Minassian esteve à beira da Fórmula 1, mas nunca foi para a frente por seu temperamento irascível. Andou bem na F-3000 e na Fórmula 3 inglesa, sendo vice em ambas as categorias. Competiu também na CART, pela equipe de Chip Ganassi, antes de abraçar a carreira nos Esporte-Protótipos, ganhando corridas pela Peugeot. Hoje é piloto da Pecom Racing no Mundial de Endurance.

James Courtney

Australiano que chegou ao automobilismo internacional com pinta de promessa, ganhando tudo nas categorias menores. Teve uma chance de testar na Fórmula 1, mas sofreu um sério acidente e nunca mais foi lembrado. Hoje, compete na V8 Supercars, uma das melhores categorias de turismo do mundo.

Andy Wallace

Campeão da Fórmula 3 inglesa em 1986, frustrou-se por não conseguir uma vaga na Fórmula 1 em nenhuma equipe, nem mesmo nos times pequenos. Logo mudou de ares: passou para as competições de Endurance, onde tornou-se um dos competidores mais respeitados e conhecidos. Ganhou as 24 Horas de Le Mans em 1988, com um protótipo Jaguar XJR-9. Vira e mexe, até hoje aparece nas pistas em corridas longas.

Alain Ferté

Integrante de uma boa geração francesa de pilotos, mas que perdeu o bonde por ficar cinco anos direto na Fórmula 3000, tentando conquistar uma vaga na Fórmula 1. Foi outro que se manteve em atividade graças às competições de Protótipos e Grã-Turismo. Até hoje é visto nas pistas.

Gary Hocking

Nascido na Rodésia, atual Zimbábue, Gary Hocking foi um dos maiores pilotos de motociclismo de seu tempo. Venceu 19 de 38 corridas de que participou no Mundial de Motovelocidade, entre 1958 e 1962. Foi campeão mundial de 350cc e 500cc em 1961. Morreu prematuramente, aos 25 anos, num acidente em Durban, na África do Sul, quando se preparava para trocar as competições de duas pelas de quatro rodas.

Christophe Bouchut

Mais um bom piloto francês que nunca teve chances na Fórmula 1. Andou bem nas categorias de base e tinha um contrato assinado com a Larrousse para disputar o campeonato de 1995 – só que a equipe faliu por falta de fundos. Antes disso, Bouchut já tinha estreado, e com vitória, nas 24 Horas de Le Mans de 1993. Hoje ele é o piloto com mais participações em Sarthe, dentre os que estão em atividade, tendo corrido em todo tipo de carro, de Protótipos a modelos Grã-Turismo.

Jean-Pierre Jaussaud

Campeão francês de Fórmula 3 em 1970, aos 33 anos, Jaussaud mostrou qualidades na Fórmula 2, mas já era considerado “velho” demais para subir para a Fórmula 1. Ele deu de ombros: venceu duas vezes as 24 Horas de Le Mans – em 1978, com Didier Pironi, a bordo de um Alpine Renault A442B Turbo e dois anos depois, com Jean Rondeau (de macacão vermelho), com um Rondeau M379C Ford.