RIO DE JANEIRO – Bom dia, torcida amiga. Vamos à segunda parte da lista da Autosport com mais dez nomes dos 50 listados como os melhores pilotos da história que não chegaram à Fórmula 1. Lembro que isto aqui não é uma tradução literal do que a revista britânica publicou e que o blogueiro não se furtará em dar opiniões.
A ordem, como disse no post de ontem, é decrescente. Confira:
Craig Lowndes
Bertrand Fabi
Piloto canadense que surgiu no automobilismo internacional na década de 80, era considerado a maior promessa de seu país desde Gilles Villeneuve. Corria na Fórmula Ford 2000 quando sobreviveu a este acidente da foto acima. Foi campeão europeu da categoria em 1985 e preparava-se para a estreia na Fórmula 3 inglesa em 1986, quando morreu em 21 de fevereiro daquele ano, num acidente sofrido no circuito de Goodwood. Ele tinha 24 anos.
Andre Lotterer
Antes da Jaguar virar Red Bull e ser vendida pela Ford, Andre Lotterer era um dos jovens pilotos de testes do antigo time de Fórmula 1, em busca de um lugar ao sol. Acabou que o sonho da categoria máxima não deu certo. O alemão não se deu por vencido: emplacou uma boa carreira no Japão e hoje é um dos principais pilotos da Audi, com direito a duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans e ao título mundial do World Endurance Championship, no ano passado.
Rickard Rydell
Alain Menu
Kenny Brack
Nicolas Lapierre
John Nielsen
Jean-Luc Salomon
Piloto francês que surgiu como um cometa na Fórmula 3 de seu país e já estava cotado para guiar na categoria máxima em 1971, quando sofreu um acidente fatal numa prova preliminar de F-2 disputada no circuito de Rouen Les Essarts. Na mesma corrida, Dennis Dayan sofreu também um grave acidente, morrendo duas semanas depois de Salomon.
Paul Warwick
Provavelmente a perda mais chorada do automobilismo britânico desde Jim Clark e Graham Hill. O irmão mais novo do piloto de Fórmula 1 Derek Warwick era considerado muito talentoso. Morreu aos 22 anos numa prova de Fórmula 3000 realizada em Oulton Park, após um grave acidente onde foi ejetado de seu bólido, o Reynard da foto acima, ao bater numa barreira a 225 km/h. Com cinco vitórias em cinco corridas, foi proclamado campeão post mortem da F-3000 britânica.